Mergulho de batismo ou curso de mergulho? Entenda as diferenças!

Quem nunca mergulhou e tem a vontade de saber viver essa experiência pode se deparar com algumas dúvidas: é melhor fazer um mergulho de batismo ou um curso de mergulho? Quais são as diferenças entre os dois?

mergulho é uma atividade incrível, ideal para quem procura novas experiências e gosta de relaxar. É uma prática que proporciona tanto o contato direto com a natureza como a possibilidade de fazer viagens fantásticas!

O objetivo deste artigo é justamente esclarecer como funciona cada modalidade e o que cada uma tem de melhor. Confira a seguir!

Como funciona o mergulho de batismo?

O mergulho de batismo é basicamente uma introdução ao mergulho autônomo e não é exigida uma certificação para realizá-lo. No entanto, por conta disso, você ficará lado a lado com um instrutor durante toda a atividade. O mergulho é agendado diretamente na operadora, dura em média de 30 a 40 minutos e a profundidade máxima atingida é de 12 metros.

Antes de cair nas águas, por mais que você tenha um instrutor sempre ao seu lado, algumas instruções importantes são fornecidas:

  • o uso adequado dos equipamentos dentro da água;
  • como equalizar a pressão na orelha;
  • como retirar água da máscara;
  • o que fazer caso o regulador saia da boca.

Além da maioria das operadoras, algumas escolas de mergulho também oferecem esse tipo de mergulho e ele pode ser feito saindo da praia ou de uma embarcação. É recomendado pesquisar bastante antes de escolher uma operadora ou uma escola de mergulho, sempre se atentando a segurança e confiança, que são fundamentais em qualquer atividade!

Como funciona o curso de mergulho?

Curso de mergulho vs. batismo de mergulho
Alunos de um curso de mergulho em uma aula prática na piscina aprendendo a utilizar o equipamento SCUBA sozinhos. 

Ao realizar um Curso de Mergulho, você aprende tudo o que é necessário para fazer o mergulho autônomo de forma segura e recebe um certificado no fim. Com o certificado em mãos, você poderá mergulhar em qualquer lugar do mundo, alcançando uma profundidade máxima de 18 metros, sem a necessidade de ter o acompanhamento de um instrutor.

Diferentemente do mergulho de batismo — em que apenas instruções básicas são passadas —, no curso de mergulho você passa por três etapas antes de receber a certificação:

1 – Aulas teóricas de mergulho

As aulas teóricas, geralmente ministradas a partir de materiais didáticos desenvolvidos pela certificadora de mergulho adotada pela escola, são ministradas por um instrutor de mergulho experiente e que vai te ajudar a ter mais segurança no assunto.

Nelas, são ensinados conceitos sobre os equipamentos, fisiologia e as técnicas utilizadas no mergulho. A ideia é que antes de cair na água você entenda todas as questões que envolvem o mergulho.

2 – Aulas práticas na piscina

Após a teoria vista em sala de aula, o primeiro contato com a água ocorre dentro de águas confinadas, normalmente uma piscina.

Com o suporte de uma equipe de instrutores, esse é o momento de aprender a montar e desmontar os equipamentos, desenvolver um conforto com eles e fazer o controle da flutuabilidade dentro da água.

Ao fim das aulas práticas, você já vai se sentir mais a vontade como um mergulhador e vai estar mais preparado para aproveitar o mergulho no mar.

3 – Check-out: hora de mergulhar no mar!

A conclusão do curso ocorre com a saída para o mergulho no mar: o check out. A escola de mergulho é que organiza essa viagem e cuida de todos os detalhes.

Ainda com o auxílio de instrutores, as técnicas aprendidas na piscina vão ser repetidas no mar. Mas o check-out não se resume a fazer exercícios no fundo do mar! Você vai realizar seus primeiros mergulhos com a turma e uma equipe de instrutores, onde vai explorar um pouco do fundo do mar e observar a vida marinha.

Podemos resumir as duas opções da seguinte forma:

Mergulho de batismo: Fazer o mergulho de batismo é ter a chance de conhecer a vida subaquática acompanhado de perto por um instrutor. O mergulho deve durar de 30 a 40 minutos e você vai conhecer um pouco do fundo do mar de forma segura!

Curso de Mergulho: Ao fazer o curso de mergulho, você vai estar acompanhado de uma turma, vai aprender a utilizar os equipamentos de mergulho por conta própria e terá mais autonomia no seu mergulho. Além disso, a viagem de mergulho vai te possibilitar realizar cerca de 4 mergulhos.

Cada modalidade tem suas vantagens, mas o importante mesmo é saber que ambas possibilitam momentos inesquecíveis!

Se quiser conhecer um pouco mais a Evidive, acesse a página do nosso Curso de Mergulho e confira os preços e as próximas turmas!

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.