Evidive

Evidive - Concept Dive Center

Certificadoras de mergulho: você sabe o que são?

Se você está começando a conhecer o universo do mergulho agora, já deve ter ouvido falar em certificadoras de mergulho ou até mesmo em siglas como PADI ou NAUI. Mas você sabe o que isso significa?

Esse é um dos detalhes que garante a qualidade dos serviços prestados por uma instituição e, embora não seja a principal preocupação de um mergulhador iniciante, conhecer um pouco mais sobre isso é muito importante.

Quer entender o que são e para que servem as certificadoras de mergulho? Confira no artigo abaixo:

O que são as certificadoras de mergulho?

As certificadoras de mergulho são instituições responsáveis por regulamentar a prática da atividade, reconhecendo e garantindo a validade dos cursos oferecidos. Por meio delas, é possível certificar a qualidade antes, durante e após a sua formação.

Relativamente novas no Brasil, as certificadoras começaram a associar-se com escolas locais e tornaram-se mais expressivas há cerca de três décadas. Pode-se dizer que, com toda a sua experiência e reconhecimento internacional, elas transformaram o mercado de mergulho no país.

Às associações cabe o papel de fornecer os métodos teóricos e práticos de aprendizado para as escolas conveniadas. Além disso, elas também oferecem todo o suporte necessário para a execução do trabalho. Após o término do curso de mergulho, é por meio delas que o aluno adquire o seu certificado de mergulhador.

Atualmente, existem centenas de certificadoras atuantes no mercado, como a SSI, PDIC, ADS, CMAS, PADI e NAUI, sendo as duas últimas as mais reconhecidas e aceitas no ramo.

O que é a PADI?

A PADI (Professional Association of Diving Instructors) — em tradução livre, Associação Profissional de Instrutores de Mergulho —, é a certificadora de mergulho líder do mercado. Atualmente, seu selo é reconhecido e aceito em 186 países, o que a torna a mais escolhida entre os viajantes.

Criada em 1966 por ex-instrutores da NAUI nos EUA , a PADI já formou mais de 23 milhões de mergulhadores ao redor do mundo. O seu material didático já foi traduzido e disponibilizado em 26 idiomas e estima-se que 70% dos mergulhadores recreacionais do mundo são certificados pela associação.

Em março de 2017, a certificadora foi vendida para um grupo de investidores, o Mandarinfish, por US$ 700 milhões — o que prova a sua importância e grandeza para o mercado de mergulho mundial.

Desenvolvida com o intuito de fracionar o treinamento dos mergulhadores em vários módulos, a PADI oferece um catálogo com mais de 50 cursos de certificação, especialização e profissionalização.

O que é a NAUI?

Sigla para National Association of Underwater Instructors — em tradução livre,  Associação Nacional de Instrutores Subaquáticos —, a NAUI é a maior organização de treinamento de mergulho sem fins lucrativos do mundo.

Fundada em 1960, na Califórnia, a associação surgiu com uma proposta de ensino das principais técnicas do mergulho para os seus membros associados. Com o lema a “Segurança no mergulho através da educação”, a certificadora foi a primeira organização de ensino de mergulho dos Estados Unidos e está, atualmente, presente em mais de 90 países.

Com um catálogo de cursos mais enxuto do que o oferecido pela PADI, a NAUI tem o seu principal foco em atividades técnicas e acadêmicas. Pelo seu histórico e credibilidade nessas áreas, ela é a empresa de maior atuação no meio científico e militar.

Mas, afinal: Qual é a melhor certificadora de mergulho para quem está começando? A nossa resposta é simples: quando comparadas, não existe uma melhor que a outra em todos os aspectos. Embora a gente tenha falado apenas sobre as duas principais, existem muitas opções de certificadoras, cada qual com suas vantagens. O mais importante é escolher uma boa escola de mergulho, que dará todo o suporte que você precisa.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.