Evidive

Conheça 7 atividades físicas para relaxar profundamente

Equilibrar todas as responsabilidades da rotina é um grande desafio! Muitas vezes, os cuidados com a saúde acabam ficando em 2º plano. O resultado disso é o aumento dos casos de estresse — algo que gera efeitos tanto na sua vida pessoal quanto profissional.

Para não negligenciar completamente a saúde, muitas pessoas acabam se esforçando para frequentar uma academia de musculação ou fazer algum exercício aeróbico. Isso é ótimo, mas às vezes conhecer algumas atividades físicas que relaxam pode ser de grande valor!

Assim, além de cuidar do físico, você pode proteger a sua saúde mental e garantir que terá tranquilidade para curtir os momentos de folga ao lado de familiares e amigos. Confira a seguir 7 atividades físicas que ajudam seus praticantes a relaxar profundamente:

1 – Yoga

Praticar yoga

Entre as atividades físicas que relaxam, a yoga é uma das opções mais completas. Essa prática trabalha o corpo todo por meio de diferentes posturas, promovendo força, flexibilidade e relaxamento.

Em geral, a prática de yoga termina com alguns minutos de relaxamento, no qual todos se deitam no chão e focam em cada parte do corpo e da respiração. Esse momento é conhecido como yoga nidra e promove um relaxamento completo, tanto do corpo quanto da mente.

A yoga ensina técnicas de respiração que aliviam a ansiedade e acalmam o praticante em poucos minutos. E o melhor é que esses exercícios ensinados nas aulas podem ser praticados em qualquer momento na sua rotina.

2 – Pilates

Praticar pilates

Paciência, relaxamento, alongamento, boa postura, tonificação muscular e coordenação motora: além de todas essas vantagens, a prática de pilates melhora a concentração, gerando benefícios que podem trazer mudanças em toda a sua rotina.

Essa é uma atividade que pode ser praticada por todas as pessoas, inclusive idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas e qualquer um que quer emagrecer, melhorar a postura e relaxar.

A supervisão constante do instrutor e o uso de equipamentos específicos para as aulas de pilates garantem o suporte necessário para trabalhar o corpo todo sem sobrecarregar os músculos. Por isso, essa modalidade é uma ótima forma de sair do sedentarismo sem risco de lesões.

3 – Natação

Fazer natação

Por ser uma atividade física com alto gasto calórico, a natação eleva a produção de endorfina no cérebro. Essa é a substância que gera a sensação de prazer e bem-estar. Além disso, a endorfina fortalece a memória, protege o sistema imunológico e retarda o envelhecimento.

Com tantas academias que contam com piscinas cobertas e aquecidas, você pode praticar natação o ano todo, mesmo nas épocas de frio.

4 – Hidroginástica

Hidroginástica

Outra opção para relaxar corpo e mente dentro da água é a hidroginástica. Essa atividade é bastante indicada para gestantes e pessoas com idade avançada ou com limitações físicas.

A hidroginástica pode trazer alívio para pacientes com doenças crônicas como artrite e por isso é geralmente associada à pessoas idosas. Mas as vantagens dessa atividade vão além: depois de algumas aulas, é possível observar melhora no humor e na postura, aumento do condicionamento físico e fortalecimento muscular.

5 – Práticas circenses

Atividades circenses

Tecido, trapézio, perna de pau… A tradição circense desenvolveu diversas atividades físicas que relaxam e divertem ao mesmo tempo. Com essas práticas, você desenvolve a coordenação motora, desafia os seus próprios limites e entra em contato com a sua criança interior.

A combinação de todos os benefícios é uma receita de sucesso para fugir do estresse e ter mais qualidade de vida.

6 – Dança

Aulas de dança

A dança vai muito além do foco profissional e das competições. Você pode praticar essa atividade apenas para relaxar e se divertir, sem se preocupar em ser um dançarino expert.

E não se preocupe se falta agilidade e coordenação motora, pois isso virá com o tempo. Comece as aulas de dança apenas com o objetivo de relaxar, e todas as habilidades serão desenvolvidas com a prática. E para escolher o melhor estilo de dança pra você, vale a pena pesquisar os diferentes tipos.

7 – Mergulho

Faça um curso de mergulho

Diferentemente das outras opções apresentadas nesta lista, a prática de mergulho tem um bônus na hora de promover o relaxamento: o contato com a natureza! Ou seja, para relaxar você só precisa admirar o universo da vida marinha em um silêncio profundo.

O mergulho autônomo, ou seja com todo aquele equipamento que os mergulhadores usam e que você já deve ter visto em documentários e reportagens, é uma atividade extremamente acessívelsimples!

O contato com a água já é algo acalma naturalmente a mente humana. Além disso, as atividades aquáticas possuem um menor impacto sobre os músculos, diminuindo o risco de lesões. Por isso, elas são recomendadas também para quem não tem o hábito de fazer atividades físicas.

Apesar das vantagens presentes em todas as atividades físicas, apenas o curso de mergulho te possibilita viagens incríveis em que você conhece lugares paradisíacos.

Pilates, natação, dança: todas essas práticas podem fazer parte da sua rotina e melhorar a sua saúde durante a semana. Mas um curso de mergulho tira você da zona de conforto, estimulando você a passar o seu tempo livre longe do sofá!

Ao aprender a mergulhar, você pode começar a planejar as suas viagens com o objetivo de conhecer os melhores locais de mergulho em todo o mundo. Essa é uma ótima forma de relaxar, conhecer lugares e fazer novos amigos.

 

Todas as atividades físicas relaxantes listadas acima apresentam diversos benefícios para a saúde, tanto física quanto mental.

O segredo para obter os melhores resultados é escolher a atividade que mais desperte sua curiosidade!

Siga a nossa página no Facebook e acompanhe, em 1ª mão, todas as nossas atualizações e posts sobre dicas para melhorar sua qualidade de vida!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.