Conheça 7 atividades físicas para relaxar profundamente

Equilibrar todas as responsabilidades da rotina é um grande desafio! Muitas vezes, os cuidados com a saúde acabam ficando em 2º plano. O resultado disso é o aumento dos casos de estresse — algo que gera efeitos tanto na sua vida pessoal quanto profissional.

Para não negligenciar completamente a saúde, muitas pessoas acabam se esforçando para frequentar uma academia de musculação ou fazer algum exercício aeróbico. Isso é ótimo, mas às vezes conhecer algumas atividades físicas que relaxam pode ser de grande valor!

Assim, além de cuidar do físico, você pode proteger a sua saúde mental e garantir que terá tranquilidade para curtir os momentos de folga ao lado de familiares e amigos. Confira a seguir 7 atividades físicas que ajudam seus praticantes a relaxar profundamente:

1 – Yoga

Praticar yoga

Entre as atividades físicas que relaxam, a yoga é uma das opções mais completas. Essa prática trabalha o corpo todo por meio de diferentes posturas, promovendo força, flexibilidade e relaxamento.

Em geral, a prática de yoga termina com alguns minutos de relaxamento, no qual todos se deitam no chão e focam em cada parte do corpo e da respiração. Esse momento é conhecido como yoga nidra e promove um relaxamento completo, tanto do corpo quanto da mente.

A yoga ensina técnicas de respiração que aliviam a ansiedade e acalmam o praticante em poucos minutos. E o melhor é que esses exercícios ensinados nas aulas podem ser praticados em qualquer momento na sua rotina.

2 – Pilates

Praticar pilates

Paciência, relaxamento, alongamento, boa postura, tonificação muscular e coordenação motora: além de todas essas vantagens, a prática de pilates melhora a concentração, gerando benefícios que podem trazer mudanças em toda a sua rotina.

Essa é uma atividade que pode ser praticada por todas as pessoas, inclusive idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas e qualquer um que quer emagrecer, melhorar a postura e relaxar.

A supervisão constante do instrutor e o uso de equipamentos específicos para as aulas de pilates garantem o suporte necessário para trabalhar o corpo todo sem sobrecarregar os músculos. Por isso, essa modalidade é uma ótima forma de sair do sedentarismo sem risco de lesões.

3 – Natação

Fazer natação

Por ser uma atividade física com alto gasto calórico, a natação eleva a produção de endorfina no cérebro. Essa é a substância que gera a sensação de prazer e bem-estar. Além disso, a endorfina fortalece a memória, protege o sistema imunológico e retarda o envelhecimento.

Com tantas academias que contam com piscinas cobertas e aquecidas, você pode praticar natação o ano todo, mesmo nas épocas de frio.

4 – Hidroginástica

Hidroginástica

Outra opção para relaxar corpo e mente dentro da água é a hidroginástica. Essa atividade é bastante indicada para gestantes e pessoas com idade avançada ou com limitações físicas.

A hidroginástica pode trazer alívio para pacientes com doenças crônicas como artrite e por isso é geralmente associada à pessoas idosas. Mas as vantagens dessa atividade vão além: depois de algumas aulas, é possível observar melhora no humor e na postura, aumento do condicionamento físico e fortalecimento muscular.

5 – Práticas circenses

Atividades circenses

Tecido, trapézio, perna de pau… A tradição circense desenvolveu diversas atividades físicas que relaxam e divertem ao mesmo tempo. Com essas práticas, você desenvolve a coordenação motora, desafia os seus próprios limites e entra em contato com a sua criança interior.

A combinação de todos os benefícios é uma receita de sucesso para fugir do estresse e ter mais qualidade de vida.

6 – Dança

Aulas de dança

A dança vai muito além do foco profissional e das competições. Você pode praticar essa atividade apenas para relaxar e se divertir, sem se preocupar em ser um dançarino expert.

E não se preocupe se falta agilidade e coordenação motora, pois isso virá com o tempo. Comece as aulas de dança apenas com o objetivo de relaxar, e todas as habilidades serão desenvolvidas com a prática. E para escolher o melhor estilo de dança pra você, vale a pena pesquisar os diferentes tipos.

7 – Mergulho

Faça um curso de mergulho

Diferentemente das outras opções apresentadas nesta lista, a prática de mergulho tem um bônus na hora de promover o relaxamento: o contato com a natureza! Ou seja, para relaxar você só precisa admirar o universo da vida marinha em um silêncio profundo.

O mergulho autônomo, ou seja com todo aquele equipamento que os mergulhadores usam e que você já deve ter visto em documentários e reportagens, é uma atividade extremamente acessívelsimples!

O contato com a água já é algo acalma naturalmente a mente humana. Além disso, as atividades aquáticas possuem um menor impacto sobre os músculos, diminuindo o risco de lesões. Por isso, elas são recomendadas também para quem não tem o hábito de fazer atividades físicas.

Apesar das vantagens presentes em todas as atividades físicas, apenas o curso de mergulho te possibilita viagens incríveis em que você conhece lugares paradisíacos.

Pilates, natação, dança: todas essas práticas podem fazer parte da sua rotina e melhorar a sua saúde durante a semana. Mas um curso de mergulho tira você da zona de conforto, estimulando você a passar o seu tempo livre longe do sofá!

Ao aprender a mergulhar, você pode começar a planejar as suas viagens com o objetivo de conhecer os melhores locais de mergulho em todo o mundo. Essa é uma ótima forma de relaxar, conhecer lugares e fazer novos amigos.

 

Todas as atividades físicas relaxantes listadas acima apresentam diversos benefícios para a saúde, tanto física quanto mental.

O segredo para obter os melhores resultados é escolher a atividade que mais desperte sua curiosidade!

Siga a nossa página no Facebook e acompanhe, em 1ª mão, todas as nossas atualizações e posts sobre dicas para melhorar sua qualidade de vida!

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.
Avatar

Fabiano "Dushi" Silva

CEO e Sócio Fundador | MSDT - Master Scuba Diver Trainer at EVIDIVE - Escola de Mergulho