Evidive

Evidive - Concept Dive Center

4 perguntas que vão te ajudar a escolher uma escola de mergulho

O que você precisa levar em consideração na hora de escolher uma escola de mergulho? Quando vamos praticar uma atividade nova, como o mergulho, estamos entrando um universo desconhecido, e é muito fácil acabar não tomando as melhores decisões.

Para a decisão ser certeira, é bom levar em consideração uma série de fatores. Por isso, preparamos 4 perguntas que vão te ajudar a escolher a escola de mergulho ideal para o seu primeiro curso.  Confira a seguir!

1. Você vai precisar gastar dinheiro com equipamentos?

Não saia comprando equipamentos de mergulho, se você ainda não está realmente comprometido com a atividade!

Algumas escolas de mergulho não possuem equipamentos próprios para disponibilizar para os alunos durante o curso. Outras, cobram aluguel dos equipamentos por fora do valor do curso.

Para quem está ainda conhecendo o mergulho, o investimento de alugar ou comprar o equipamento pode não ser muito interessante.

Pergunte se a escola de mergulho com a qual você está conversando oferece o equipamento completo, ou seja: a roupa de neoprene, o equipamento SCUBA, as nadadeiras, a máscara e o snorkel. Assim você já evita dores de cabeça logo de cara.

2. Qual é o destino do check-out da escola?

Todo curso de mergulho deve ter uma parte teorica, uma prática em águas confinadas (ou seja, uma piscina) e aulas no mar. Essas aulas no mar serão seus primeiros mergulhos reais, e são chamadas de check-out.

Geralmente, a escola de mergulho já possui parcerias com algumas pousadas de destinos específicos, e realiza seus check-outs naquelas regiões.

Algumas escolas te obrigam a contratar um pacote de viajem incluindo hospedagem, transporte e alimentação o que pode encarecer demais o preço do curso. Cuidado com os preços praticados!

Pergunte à escola de mergulho sobre a vida marinha do lugar, as condições de mergulho e todos os detalhes da viagem: se tem pacote completo ou se permitem flexibilidade para transporte, hospedagem e alimentação.

Essa é a parte mais divertida do curso e vale a pena garantir a qualidade!

3. E as aulas teóricas?

Aprender a mergulhar não é só ‘sair mergulhando’. Muitas escolas de mergulho pulam uma etapa importante do processo de ensino: as aulas teóricas.

É lógico que o que todo mundo quer é aprender a usar os equipamentos e ir logo pra debaixo d’água, mas entender um pouco algumas questões da física do mergulho, como sobre a pressão do mar e aspectos da fisiologia do mergulhador são muito importantes!

Porém poucas escolas oferecem a oportunidade do aprendizado ocorrer no modelo AUTO-ESTUDO, o que permite que você estude em seu tempo livre com o excelente material da PADI (DVD e Livros) e depois faça uma super REVISÃO DE CONHECIMENTO com seu instrutor e assim garantir que você esclareça todas as suas dúvidas.

Isso vai garantir que você sabe o que está fazendo e te dá muito mais confortosegurança para mergulhar. Acredite!

4. Você está contratando o pacote completo?

Antes de escolher o seu Curso de Mergulho, é importante verificar tudo que está incluso no valor total.

O curso de mergulho consiste em aulas teóricas, aulas práticas e a viagem de check-out que pode ter as despesas com transporte, hospedagem, alimentação incluídas ou não.

A maioria das escolas não oferece a flexibilidade de você contratar esta parte da viagem por conta própria, oferecendo pacotes com preços abusivos.

Além disso, todo o equipamento de mergulho que você vai precisar ao longo dessas etapas, o barco, lanches durante o mergulho e o staff completo devem esta incluídos no pacote.

Confira se o valor do Curso que você está contratando abrange todas essas fases e itens fundamentais para uma boa experiência. Nada de pegadinhas!

E aí, achou nossas dicas úteis? Baixe o material do nosso Curso de Mergulho Básico e entre em contato com a gente se tiver qualquer dúvida!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.