Qual a maior profundidade que um mergulhador pode atingir?

Você já se perguntou qual a maior profundidade que um mergulhador pode atingir? O mergulho autônomo, ou seja, aquele realizado com o equipamento SCUBA que permite o mergulhador respirar debaixo d’água, possibilita que o homem ultrapasse os limites do próprio corpo e mergulhe em profundidades nunca antes exploradas.

Mas até onde é possível mergulhar?

Qual a maior profundidade que um mergulhador pode atingir?

O mergulho autônomo utiliza cilindros de ar e, por isso, quem o realiza não precisa ser um recordista em apneia. O obstáculo é outro: a pressão.

A pressão no nível do mar (superfície) é de 1 atmosfera. Ao mergulhar esse valor aumenta mais 1 atmosfera a cada 10 metros. Então, em uma profundidade de 30 metros, por exemplo, a pressão sobre o corpo do mergulhador é de 4 atm.

Uma outra questão que precisa ser observada por mergulhadores diz respeito à Lei de Boyle, que aprendemos no colégio. Segundo essa lei, “quanto maior a pressão, menor o volume do gás“. Se um recipiente que está no nível do mar contém 1 litro de ar, aos 10 metros de profundidade, esse volume cairá para 1⁄2 litro.

Por isso, o equipamento de mergulho SCUBA e as técnicas aprendidas em um Curso de Mergulho estão preparados para ajudar o mergulhador a contornar esses potenciais problemas. O mergulho recreacional é uma atividade muito segura.

Qual é a profundidade atingida por mergulhadores comerciais?

Quando falamos de mergulho comercial, estamos falando de pessoas que muitas vezes atingem altíssimas profundidades em seus empregos. É o caso de pessoas que trabalham na fixação de estruturas de pontes ou em plataformas de petróleo, por exemplo.

A média alcançada por mergulhadores comerciais é de 300 metros de profundidade. Isso equivale a sentir o peso de 45 toneladas sobre as costas, e por isso, esses profissionais precisam de muito treinamento e equipamentos bem diferentes dos utilizados no mergulho recreacional.

Maior profundidade que um mergulhador comercial pode atingir
E você achava que o seu trabalho era difícil?

Qual é a profundidade atingida por recordistas mundiais de mergulho?

Alguns mergulhadores tentam quebrar recordes mundiais, participando de competições de profundidade. Tudo para testar os limites registrados até agora!

O recorde oficial de Mergulho Mais Profundo pertence a Ahmed Gamal Gabr, mergulhador egípcio que alcançou 332,35 metros de profundidade em alto mar. Foram 15 minutos para realizar a descida completa e cerca de 13 horas para retornar à superfície.

Confira o vídeo do treinamento de Ahmed para realizar a descida histórica. Foram necessários muitos cilindros de ar e cabos para ajudá-lo a descer os 332 metros.

O retorno demorado se deve às paradas descompressivas, que existem para evitar riscos causados por se respirar em pressões diferentes. O recordista anterior era o português Nuno Gomes (318,25 metros).

Bom, se você não planeja bater nenhum recorde, você pode viver aventuras um pouco mais lights com o mergulho recreacional.

A profundidade máxima no mergulho recreacional

Depois de realizar um Curso de Mergulho, o aluno recebe uma credencial que afirma que ele está apto a mergulhar até 18 metros de profundidade. O ideal é que cada mergulhador entenda seus limites e saiba até onde se sente confortável em ir, independente de seu certificado.

O limite máximo para o mergulho recreacional dentro da PADI é de 40 metros. Para mergulhar nessa profundidade, é preciso ter bastante prática e realizar alguns cursos específicos.

Para atingir maiores profundidades, é necessário utilizar uma combinação de gases diferente e aprender algumas técnicas específicas.

Agora que você já sabe qual a maior profundidade que um mergulhador pode atingir, seja ele profissional ou não, ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre mergulho?

Curta a página da nossa escola de mergulho no Facebook e fique por dentro dos nossos cursos de mergulho. Quem sabe você não vem apostar nesse novo hobby?

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.
Avatar

Fabiano "Dushi" Silva

CEO e Sócio Fundador | MSDT - Master Scuba Diver Trainer at EVIDIVE - Escola de Mergulho