Aprender a mergulhar: o que eu preciso fazer para conhecer o fundo do mar?

mergulho autônomo é uma atividade de lazer que ganha mais adeptos a cada ano. Muitas vezes, o público geral pode achar que se trata de uma prática de difícil acesso ou muito técnica, mas a verdade não poderia estar mais distante disso: aprender a mergulhar é simples e acessível.

Para muita gente, o mergulho pode parecer algo exótico e distante. Por isso, esse artigo vai tratar de dois pontos:

1. O que é preciso para poder mergulhar?
2. Um passo a passo para que você possa aprender a mergulhar.

Continue com a leitura e confira!

Quais são os pré-requisitos para aprender a mergulhar?

Quais são os pré-requisitos para aprender a mergulhar?

Para aprender a mergulhar, não é necessário dominar vários estilos de natação ou estar em condições físicas excepcionais.

Claro que ser um exímio nadador nunca será uma desvantagem na vida de ninguém, mas para aprender a mergulhar você não precisa saber nadar e sim apenas conseguir se deslocar na água por pelo menos 200 metros sem colocar os pés no chão. O mesmo vale para as condições físicas: estar em forma não faz mal, mas não é preciso ser nenhum atleta para conhecer o mundo do mergulho recreativo.

A idade também não é problema: existem programas de mergulho da PADI para crianças a partir de 8 anos. É bom lembrar sempre que o mergulho é uma atividade que permite ao praticante conhecer de perto o ambiente marinho, entrando em contato profundo com a natureza, além de também ser uma atividade social em que é possível compartilhar suas experiências com seus familiares e amigos.

Devo fazer um curso de mergulho ou um mergulho de batismo?

Qual é melhor para aprender a mergulhar, um curso de mergulho ou mergulho de batismo?

Para quem está na dúvida entre o Curso de Mergulho ou o mergulho de batismo, o importante é, primeiramente, entender a diferença entre as duas coisas. O batismo é ótimo para quem quer ter sua primeira experiência com a prática. Depois de algumas instruções iniciais e sem a necessidade de qualquer certificação, o participante mergulha acompanhado de um instrutor e atingir uma profundidade de até 12 metros. No entanto, há pouca autonomia e praticamente nenhum aprendizado.

Para quem está buscando uma experiência mais completa, a melhor opção é o Curso de Mergulho. Ele certifica o aluno para mergulhar em qualquer lugar do mundo sem a necessidade de instrutores e atingindo até 18 metros de profundidade. Como veremos, ele dá suporte teórico e prático e permite que, posteriormente, a pessoa explore outras habilidades de mergulho (como mergulho noturno ou mergulho em naufrágios!).

Contudo, independentemente de sua escolha, o melhor a se fazer é procurar por uma boa escola de mergulho!

Como escolher uma boa escola de mergulho?

Se você quer aprender a mergulhar, precisa antes de mais nada, escolher uma boa escola de mergulho. Para isso, pesquise as principais empresas do ramo da sua região e entre em contato com elas para conhecer melhor o que elas tem para oferecer.

Pergunte sobre os cursos que oferecem e sobre a equipe de instrutores. Além disso, é bom se certificar de que a escola pode oferecer o equipamento SCUBA completo durante as aulas práticas e a viagem.

Não deixe de aprender um pouco sobre as certificadoras de mergulho e escolha uma escola que seja credenciada por uma de qualidade, como a PADI.

Como funciona o Curso de Mergulho?

Como funciona o curso de mergulho para aprender a mergulhar?

Um Curso de Mergulho costuma ser dividido em três partes, e cada uma dela acontece em um final de semana:

1. Aulas teóricas de mergulho

O primeiro final de semana do curso de mergulho é composto por aulas teóricas — mas não se assuste! Não se trata de nenhuma teoria super-complicada ou com muita coisa para decorar.

Na verdade, são nessas aulas que você entenderá um pouco do que acontece com o corpo de um ser humano quando ele mergulha no mar, quais são as principais técnicas de segurança para não se machucar (como por exemplo, como equalizar os seus ouvidos) e como funciona todo o equipamento de mergulho.

Nessa etapa, contar com um material de alta qualidade e instrutores experientes é muito importante.

2. Aulas práticas na piscina

Depois da teoria, vem a prática, mas antes de ir pro mar é importante ganhar familiaridade com o equipamento de mergulho. Em um ambiente confinado (normalmente uma piscina), os alunos serão guiados pelos instrutores e realizarão uma série de treinamentos embaixo d’água. Depois de um final de semana inteiro praticando, você vai ficar craque e preparado para ir para o mar.

3. Aulas de mergulho no mar

A parte final do curso é, certamente, a realização do que você buscava desde o início. Ainda acompanhado por instrutores, você fará seus primeiros mergulhos no mar. Nessa etapa, normalmente a escola realiza uma viagem — é por isso que toda boa escola de mergulho acaba sendo uma espécie de “agência de turismo”, organizando viagens com conforto, segurança e diversão.

Uma vez no mar, você colocará em prática tudo aquilo que treinou na piscina, e entrará em contato com um novo universo, conhecendo a vida marinha de perto e transformando completamente toda sua percepção acerca do oceano.

Terminei o curso de mergulho. E agora?

Depois de terminar o curso de mergulho

O que fazer depois de concluir o Curso de Mergulho Básico? Agora que você já está certificado, é melhor não perder tempo e buscar pôr em prática tudo aquilo que você aprendeu no processo. É importante respeitar o seu ritmo e explorar as suas habilidades aos poucos, começando com mergulhos mais curtos e em profundidades menores para que aos poucos você possa ir ultrapassando seus limites.

Aproveite também para aprimorar as suas habilidades trabalhando para que tudo que você aprendeu durante a sua formação seja natural para você. No entanto, nunca se esqueça do verdadeiro objetivo da prática: contemplar as belezas do fundo do mar!

Por isso, no processo de incorporar essas habilidades, não perca a oportunidade de viajar e conhecer vários pontos onde é possível colocar em prática a atividade. O Brasil é um país privilegiado, pois tem uma extensão litorânea de mais de cinco mil quilômetros repleta de lugares para mergulhar, e a melhor maneira de conhecê-los é por meio de saídas de mergulho!

O território brasileiro tem uma infinidade de destinos de mergulho, e o Curso de Mergulho Básico é a porta de entrada para todos eles!

E aí, deu para entender a importância de um bom Curso de Mergulho para quem quer aprender a mergulhar? Pronto para dar este primeiro grande passo com a gente? Então conheça o Curso de Mergulho da Evidive e entre em contato com a gente!

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.
Avatar

Fabiano "Dushi" Silva

CEO e Sócio Fundador | MSDT - Master Scuba Diver Trainer at EVIDIVE - Escola de Mergulho

2 comentários sobre “Aprender a mergulhar: o que eu preciso fazer para conhecer o fundo do mar?

  1. Com a certificação obtida com o Curso de Mergulho Básico, você pode mergulhar até 18 metros de profundidade em qualquer lugar do mundo. Lembre-se que a atividade de mergulho deve sempre ser feita em dupla!

Os comentários estão encerrado.