Você sabe como funcionam as aulas teóricas do curso de mergulho?

O Curso de Mergulho Básico é dividido em três etapas diferentes: aulas teóricas, aulas práticas em piscina e uma viagem de mergulho. Sabendo isso, é comum surgir a dúvida: mas o que se aprende nas aulas teóricas do curso de mergulho?

No nosso artigo 4 perguntas que vão te ajudar a escolher uma boa escola de mergulho, mencionamos a importância de aprender a teoria sobre mergulho com professores e materiais qualificados. Agora, vamos entender um pouco mais sobre esse assunto.

Como funcionam as aulas teóricas do curso de mergulho?

As aulas teóricas são um diferencial importante para a formação do mergulhador. Em geral, o conteúdo programático é organizado pela certificadora de mergulho adotada pela escola (a principal é a PADI – Professional Association of Diving Instructors).

Algumas escolas de mergulho optam por eliminar essa etapa do curso de mergulho, partindo direto para as aulas práticas em piscina. Por mais tentador que isso possa parecer, é uma solução que pode impedir que o aluno compreenda completamente a prática do mergulho e possa aproveitar melhor seus momentos embaixo d’água da melhor maneira.

Porém é possível realizar esta parte teórica no modelo AUTO-ESTUDO, o que permite que você estude em seu tempo livre com o excelente material da PADI (DVD e Livros) e depois faça uma super REVISÃO DE CONHECIMENTO com seu instrutor e assim garantir que você esclareça todas as suas dúvidas.

Este formato pode fazer com que você evite ter que disponibilizar mais um fim de semana em sala de aula, fazendo esta revisão no fim de semana de águas confinadas. E assim se certificando em apenas 4 dias.

De forma geral, as aulas teóricas do curso de mergulho podem ser divididas em cinco assuntos diferentes. Vamos conhecer melhor cada um deles.

Física do mergulho

Aqui, aprende-se sobre a pressão atmosférica e sua influência para o mergulho como, por exemplo, a diferença entre estar na superfície e a 10m de profundidade. Outro tópico abordado são os desafios que o ser humano teve de enfrentar para dominar o mergulho, como investir na evolução dos equipamentos que ajudam a respirar debaixo d’água.

Fisiologia do mergulhador

Este módulo trata do que acontece com o corpo humano quando está em contato com a pressão do mar. São informações e dicas preciosas para tirar qualquer medo ou receio que o aluno pode ter em relação à prática.

Além disso, explica-se a importância de realizar equalização dos ouvidos durante a descida para eliminar a possibilidade de dores e de respirar com tranquilidade ao longo de todo o mergulho. Essa é uma das habilidades mais importantes da atividade, pois aumenta o aproveitamento de ar e permite que você curta mais o mergulho!

Equipamentos de mergulho

É aqui o momento de aprender quais são e para que servem os equipamentos de mergulho. Alguns deles:

  • Snorkel: permite que o mergulhador respire o ar do ambiente pela boca, por meio de um tubo de cerca de 30cm;
  • Máscara de mergulho: ajuda o mergulhador a ter uma visão nítida do fundo do mar, já que os raios de luz não podem ser focados sem uma camada de ar antes dos olhos;
  • Cilindro de ar comprimido: permite que se respire debaixo d’água. Os cilindros mais utilizados chegam a pesar de 12 a 15Kg e armazenam aproximadamente 2400l de ar comprimido;
  • Roupa de neoprene: evita a perda de calor no corpo e protege o mergulhador;
  • Cinto de lastro: compensa a flutuabilidade causada pela roupa e pela gordura corporal;
  • Nadadeiras: auxiliam no deslocamento embaixo d’água. Podem ser feitas de borracha ou de silicone e ter o calcanhar aberto ou fechado;
  • Colete equilibrador: ajuda a manter a flutuabilidade perfeita do mergulhador.

Ambiente subaquático

Outro assunto abordado nas aulas teóricas do curso de mergulho é o fundo do mar e suas especificidades. É aqui que se ressaltam os cuidados que o mergulhador deve ter embaixo d’água e são ensinadas algumas dicas a respeito do respeito pela natureza.

Planejamento de mergulhos

Este é o momento em que o aluno recebe todas as informações relevantes para planejar um mergulho por contra própria. É preciso considerar sua duração, o tempo de superfície ideal, o conhecimento da região, a importância de ter uma dupla durante a prática e outros aspectos relevantes.

As aulas teóricas do curso de mergulho são importantes para agregar conhecimento e experiência sobre a prática. Apesar de serem muitas informações, é mais fácil do que parece: elas são apenas para que o aluno adquira conhecimento prévio do assunto antes de cair na água e aproveitar o máximo essa atividade de puro lazer.

Gostou do artigo? Saiba mais sobre o nosso Curso de Mergulho e confira os preços e as datas das próximas turmas!

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.
Avatar

Fabiano "Dushi" Silva

CEO e Sócio Fundador | MSDT - Master Scuba Diver Trainer at EVIDIVE - Escola de Mergulho