Mergulho para crianças: tudo que você precisa saber!

Existem muitas dúvidas a respeito de mergulho para crianças. Tanto de pais que são mergulhadores e gostariam de iniciar seus filhos na atividade, quanto de pessoas que simplesmente tiveram um primeiro contato com a prática e ficaram curiosas.

Como funciona o mergulho para crianças? Com qual idade elas podem ter uma primeira experiência? Qualquer criança pode mergulhar? Quais são os benefícios dessa atividade?

Confira a resposta para essas e outras questões a seguir!

Mergulho para crianças: livre ou autônomo?

Mergulho para crianças

A primeira coisa que é importante deixar clara é que existem 2 tipos diferentes de mergulho: o mergulho livre e o mergulho autônomo.

O mergulho livre diz respeito àquele mergulho realizado sem o uso de qualquer tipo de aparelho que permita a respiração debaixo d’água. Ou seja, estamos falando de ficar submerso utilizando apenas o ar de seus pulmões. Já o mergulho autônomo é aquele feito com o equipamento de mergulho completo (SCUBA), que permite que o mergulhador fique embaixo d’água respirando com tranquilidade através de cilindros de ar.

Esse artigo busca falar sobre o mergulho autônomo para crianças, que não é um esporte, mas sim uma atividade de contemplação da natureza. Ele ajuda a trabalhar a respiração e disciplina e é uma boa pedida para quem gosta de realizar atividades físicas que relaxam e combatem o estresse.

Como funciona o mergulho para crianças?

Qualquer adulto que quiser mergulhar no mar utilizando o equipamento completo de um mergulhador, pode escolher entre duas opções: o mergulho de batismo e o curso de mergulho. Para crianças, os caminhos são parecidos, mas com algumas especificidades.

A Associação Profissional de Instrutores de Mergulho (a PADI) é a principal certificadora de mergulho do mundo. É ela a organização responsável por criar os diferentes cursos de mergulho e garantir que as escolas de mergulho sigam todos os padrões de segurança e qualidade.

Dentre todos os programas oferecidos pelas escolas de mergulho afiliadas à PADI, existem alguns específicos para crianças, como o Bubblemaker. O PADI Bubblemaker é uma experiência de mergulho de cerca de 1 hora de duração para crianças a partir de 8 anos de idade. Ele pode ser realizado tanto em uma piscina quanto no mar, e é ministrado por um instrutor de mergulho que está ao lado da criança durante todo o tempo em que estão na água.

Para viver essa experiência, é necessário que a criança tenha alguma familiaridade com água e se sinta confortável, mas não é preciso que ela seja uma ótima nadadora, já que a profundidade máxima atingida é de 2 metros.

A Evidive trabalha com um evento próprio chamado Emotion Dive. Nele, levamos o mergulho para piscinas de academias, clubes, condomínios e qualquer outro lugar em que possamos apresentar o mergulho autônomo para pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de viver essa experiência. A idade mínima para participar do Emotion Dive é de 10 anos.

Para saber mais detalhes e ser avisado de futuros eventos, acesse a página do Emotion Dive:

https://www.evidive.com.br/emotiondive/

Para um aprendizado mais completo, com uma certificação e a possibilidade de transformar o mergulho em um hobby, o legal é fazer um Curso de Mergulho, que tem a duração de três finais de semana e termina com mergulhos reais no mar! A partir dos 10 anos de idade, a criança já pode participar do curso normalmente, e os pais são sempre muito bem-vindos para viverem essa experiência incrível junto com os filhotes.

Qualquer criança pode mergulhar?

Mergulho para crianças é uma ótima atividade

Como já apontamos, a idade mínima adequada para viver uma primeira experiência de mergulho autônomo é 8 anos. Já para realizar o Curso de Mergulho, é necessário ter pelo menos 10 anos de idade.

Uma opção para crianças mais novas é o mergulho com snorkel, que é bem simples e pode ser realizado na piscina ou no mar com algum adulto. Nele, a criança coloca a máscara de mergulho com o snorkel e fica com a cabeça submersa, enquanto flutua na superfície, respirando pela boca e observando nitidamente debaixo d’água!

Além disso, é importante que a criança tenha familiaridade com a água antes de começar a mergulhar. Não é necessário ser matriculada na natação e saber os diferentes estilos de nado que existem, mas é claro que isso só ajuda (não apenas para o mergulho, os benefícios são incontáveis)!

No caso do Curso de Mergulho, como geralmente a turma é formada por pessoas de diferentes idades, é legal que a criança tenha alguma maturidade e independência. Acreditamos ainda que esse é um excelente programa para se realizar em família, e que ajuda no desenvolvimento de relações entre pais e filhos.

Lembrando sempre que qualquer experiência de mergulho, seja com crianças, adolescentes ou adultos, deve ser realizada com o acompanhamento profissional de um instrutor de mergulho. O instrutor é alguém com o treinamento adequado para ajudar o iniciante a se sentir confortável com o equipamento e realizar todas as técnicas de forma adequada.

Quais são os benefícios do mergulho para crianças?

Contribui para a saúde infantil

A prática do mergulho tonifica os músculos das crianças e ajuda no desenvolvimento de habilidades psicomotoras. Outros benefícios incluem a melhora da respiração e das funções circulatórias e cardíacas. Além disso, trata-se de uma ótima maneira de canalizar problemas como o estresse infantil.

Melhora a concentração e a disciplina

Durante o mergulho, o instrutor precisará trabalhar a disciplina e a concentração das crianças, estimulando a maturidade e até mesmo despertando um senso de responsabilidade nos pequenos, uma vez que eles desenvolverão a capacidade de analisar riscos.

Proporciona prazer e diversão

Você já deve ter reparado que as crianças tendem a adorar atividades aquáticas, não é mesmo? Nesse sentido, além de todas as vantagens mencionadas acima, o mergulho é também um momento de diversão para os meninos e meninas, mesclando o lazer com o estímulo à imaginação e à criatividade.

Restou alguma dúvida sobre mergulho para crianças? Fique à vontade para entrar em contato com a nossa escola de mergulho e vamos te ajudar com o maior prazer!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.