Equipamento de mergulho: conheça o equipamento completo de um mergulhador

O primeiro contato de qualquer pessoa com o mergulho autônomo se dá através do equipamento de mergulho completo, ou equipamento SCUBA, como também é chamado.

Antes de mais nada, é importante fazer uma distinção. Quando falamos em mergulho, podemos estar nos referindo a duas categorias: livre e autônomo. O mergulho autônomo é aquele em que respiramos embaixo d’água, utilizando um equipamento próprio para isso.

O equipamento de mergulho já teve muitas caras ao longo da História do Mergulho. Quem nunca viu um escafandro, aquele capacete parecido com o de um astronauta, que mergulhadores utilizavam antigamente? Mas foi só em 1942 que os franceses Jacques Cousteau e Émile Gagnan criaram o primeiro equipamento de mergulho autônomo, que funcionava sem uma fonte externa de ar: o Aqualung. Hoje, esse equipamento é considerado o pai do SCUBA.

Qual é o equipamento de mergulho completo (SCUBA)?

Entenda qual é o equipamento de mergulho completo
Entenda quais são todas as peças que formam o equipamento de mergulho completo

O nome SCUBA é um acrônimo do nome em inglês Self-Contained Underwater Breathing Apparatus, que significa aparato independente de respiração aquática. O equipamento de mergulho completo é formado por:

  1. Colete equilibrador
  2. Cilindro de ar comprimido
  3. Regulador e Octopus
  4. Profundímetro e manômetro
  5. Roupa de mergulho
  6. Lastro
  7. Máscara de mergulho e snorkel
  8. Nadadeiras

Vamos conhecer um pouco melhor cada uma dessas peças!

1. Colete equilibrador

Colete equilibrador faz parte do equipamento de mergulho
Colete equilibrador da marca Cressi.

Também chamado de BCD (em inglês, buoyancy compensator device – dispositivo de compensação de flutuabilidade), o colete equilibrador é a base de todo o equipamento de mergulho. Ele nada mais é do que um colete formado por bolsas de ar que podem ser infladas ou desinfladas apertando o botão que está em uma área chama “traqueia do colete”.

Normalmente, entramos na água com o colete inflado, para permitir a flutuação na superfície, e conforme iniciamos o mergulho, vamos liberando o ar dentro dele para afundarmos.

É o colete equilibrador que garante uma flutuabilidade perfeita para o mergulhador, permitindo a navegação debaixo d’água sem complicações.

2. Cilindro de ar comprimido

Cilindros de ar fazem parte do equipamento de mergulho
Cilindros armazenando ar que será respirado durante o mergulho.

Uma confusão muito comum: chamar o cilindro de ar de “cilindro de oxigênio”. Na verdade, o ar comprimido dentro do cilindro não é composto apenas de oxigênio, mas de toda a mistura de gases que respiramos aqui na superfície (ou vai dizer que você achava que respirava SÓ oxigênio?).

O cilindro de ar é feito de alumínio ou aço e contém ar comprimido filtrado. Ele fica preso ao seu colete equilibrador e normalmente pesa entre 12 e 15 quilos. Mas calma! Na água, como você pode imaginar, você nem vai sentir esse peso todo.

3. Regulador e octopus

Regulador e octopus fazem parte do equipamento de mergulho
O preto é o regulador e o amarelo é o octopus.

O regulador é composto por um tubo conectado ao cilindro de ar e é ele que permite que você respire pela boca durante o mergulho. Como o cilindro está cheio de ar comprimido, é papel do regulador reduzir a pressão com que o ar sai.

Já o octopus é um regulador reserva que deve ficar preso ao seu colete. Ele é tratado como uma fonte alternativa de ar para trazer mais segurança ao mergulho.

4. Profundímetro e manômetro

Profundímetro e manômetro são parte do equipamento de mergulho completo
Profundímetro e manômetro.

O profundímetro e o manômetro são duas importantes ferramentas que devem ser consultadas periodicamente ao longo do mergulho. Normalmente, ambos ficam presos ao colete equilibrador.

O profundímetro é o aparelho que aponta a profundidade em que o mergulhador está. Já o manômetro indica a quantidade de ar que ainda temos no cilindro. Claro que antes de qualquer mergulho existe um planejamento e nunca sequer atingimos a reserva de ar presente no cilindro. Mas essas duas peças são fundamentais para calcularmos nosso desempenho.

Alguns mergulhadores preferem utilizar um computador de mergulho, que tem o formato de um relógio pulso, e que além de marcar a profundidade e a quantidade de ar, ainda apresenta mais alguns cálculos em relação ao mergulho.

5. Roupa de mergulho

A roupa de mergulho faz parte do equipamento de mergulho e é normalmente feita de neoprene
Exemplo de roupa de mergulho úmida.

A roupa utilizada no mergulho é normalmente feita de neoprene, um tipo de borracha que ajuda a evitar a perda do calor do corpo. Existem três tipos de roupa de mergulho: úmida, seca e semi seca.

Roupa de mergulho úmida

A roupa úmida tem uma espessura que varia de 2,5mm a 7mm. Ela permite a entrada de água, que entra em contato com a pele do mergulhador e cria uma camada isolante que evita a perda de calor.

Roupa de mergulho seca

A roupa seca é geralmente feita de uma malha de nylon de densidade alta. Ao contrário da roupa úmida, ela não permite a entrada de água, mantendo o mergulhador completamente seco. Por esse motivo, ela é muitas vezes obrigatória para mergulhos em regiões muito geladas, como na Islândia.

Devido a algumas particularidades da roupa de mergulho seca, é necessário fazer um curso específico para poder utilizá-la.

Roupa de mergulho semi seca

A roupa semi seca tem entre 5mm e 7mm de espessura e permite a entrada de um pouco de água, sendo um meio termo entre a úmida e a seca.

6. Lastro

Lastro é parte do equipamento de mergulho
Cinto de lastro na cintura de um mergulhador.

O lastro é um peso de chumbo com bastante densidade que serve para compensar a flutuabilidade do mergulhador. Isso porque a roupa de mergulho ajuda muito na sua flutuação, e o lastro funciona como um “peso” que vai permitir que você controle melhor sua navegação.

A quantidade de lastro que um mergulhador precisa utilizar varia de acordo com seu peso e suas habilidades de flutuação. Normalmente, utiliza-se o lastro preso a um cinto de lastro na cintura ou podemos colocar algumas peças dentro dos bolsos do colete equilibrador.

7. Máscara de mergulho e snorkel

O mergulho com snorkel é uma forma de mergulho livre
O snorkel é um equipamento bem simples e barato.

A máscara de mergulho é um dos itens básicos do mergulho. É ela que te permite contemplar todo o fundo do mar, e por isso é bom tomar alguns cuidados na hora de comprar a sua.

Já o snorkel nada mais é do que aquele tubo ligado a máscara de mergulho e que permite a respiração na superfície (com apenas o rosto submerso). Ele é bastante útil quando estamos flutuando próximo ao barco aguardando para iniciar o mergulho (que é quando trocamos ele pelo regulador).

8. Nadadeiras

Nadadeiras fazem parte do equipamento de mergulho
Nadadeiras (ou barbatanas).

As nadadeiras são o seu motor no mergulho. Isso porque quando estamos nadando embaixo d’água, não utilizamos os braços para nos movimentar, e são as nadadeiras que nos permitem o movimento rápido e com facilidade. Elas geralmente são feitas de silicone ou borracha e podem ser de dois tipos: de calcanhar aberto (exigem o uso de uma bota por baixo) ou de calcanhar fechado.

Dica: nunca chame as nadadeiras de “pés-de-pato” perto de um mergulhador. Você provavelmente vai arrumar confusão! 🙂

Pode parecer muito difícil usar o equipamento de mergulho completo. Mas a verdade é que tudo é uma questão de familiaridade.

Por isso, é tão importante fazer um Curso de Mergulho. Nele você conhece todas boas práticas de segurança e aprende a usar todo o equipamento dentro de uma piscina auxiliado por instrutores.

O mais importante é escolher uma escola de mergulho que não cobre pelo empréstimo dos equipamentos. Lembre-se: o equipamento SCUBA completo custa caro, e não vale a pena comprar tudo antes de sequer criar gosto pelo mergulho.

Acesse a página do nosso Curso de Mergulho para saber os preços e as próximas datas!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.