Evidive

Evidive - Concept Dive Center

O que é a PADI e como ela se tornou referência no mercado de mergulho?

A PADI é a maior certificadora de mergulho do mundo, sendo responsável por ter formado mais de 23 milhões de mergulhadores! Por ser a maior autoridade no assunto, ela é também a mais reconhecida: a credencial de mergulho da PADI permite mergulhar em 186 países.

O nome PADI é uma referência tão forte no universo do mergulho que muitas vezes é utilizado como sinônimo de “certificado de mergulho”.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre a PADI, sua história, os tipos de certificação que ela oferece e seus diferenciais. Confira a seguir!

O que é a PADI?

O primeiro logotipo da PADI, criado em 1966, comparado com o atual.
O primeiro logotipo da PADI, criado em 1966, comparado com o atual.

Em inglês, PADI é uma sigla para “Professional Association of Diving Instructor”. Traduzido para o português, isso quer dizer que ela é uma Associação Profissional de Instrutores de Mergulho.

A PADI foi fundada em 1966 em Illinois (nos Estados Unidos) por instrutores de mergulho credenciados pela NAUI, outra certificadora de mergulho, que possui até hoje um respaldo muito grande nos meios militares e científicos.

Um grande diferencial da PADI na época foi o foco no mergulho recreativo. A instituição sempre teve como missão ajudar a difundir o mergulho como uma prática de lazer que pode ser praticada por qualquer pessoa.

Como uma certificadora de mergulho, a PADI credencia escolas de mergulho do mundo todo. A escola de mergulho parceira da PADI conta com instrutores de mergulho certificados pela associação, que estão aptos a ministrar os cursos do programa PADI, fazendo uso de todas as técnicas e materiais didáticos desenvolvidos por ela.

Quais são os diferenciais do Certificado PADI?

Material didático da PADI
Material didático da PADI utilizado no Curso de Mergulho Básico, a porta de entrada para o mundo do mergulho!

A PADI dividiu a formação de um mergulhador em diferentes módulos, desenvolvendo um catálogo com mais de 50 cursos diferentes, que abrangem certificaçõesespecializaçõesprofissionalização.

Uma das coisas que torna a certificadora uma referência mundial no mergulho autônomo é sua filosofia de ensino. Entre as diferenças básicas para outros cursos estão:

Material didático PADI

Em seus cursos, a PADI conta com materiais didáticos criados por instrutores de mergulho em conjunto com profissionais da área de pedagogia. Dessa forma, as aulas teóricas, por exemplo estão repletas de ferramentas de ensino multimídia como vídeos e livros de exercícios.

Segurança no mergulho

Se hoje em dia o mergulho é visto como uma atividade bastante segura, muito se deve aos diversos padrões de segurança estabelecidos pela PADI ao longo dos anos. Em um curso de mergulho, o aprendiz de mergulhador passa por uma série de exercícios para garantir a sua segurança e a de sua dupla de mergulho.

Esse cuidado com a segurança ajudou a tornar o mergulho uma atividade recreativa que pode ser praticada por todos.

Padrão internacional

Estando presente em 186 países, algo muito importante é a padronização do ensino. Todos os cursos ministrados pelas escolas credenciadas da PADI seguem o mesmo modelo — e isso garante que todos os alunos sejam formados com a mesma qualidade.

Educação continuada

Outra grande vantagem da certificação PADI e seu diferencial é a educação continuada. A certificadora possui uma grande gama de cursos elaborados para que um mergulhador possa desenvolver diferentes habilidades de acordo com seus interesses.

Para saber mais sobre como funciona o Curso de Mergulho Básico da PADI, acesse a página do nosso curso!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.