Saiba como funciona o mergulho com snorkel!

Quem adora nadar e está sempre buscando novas experiências divertidas para viver, com certeza já teve vontade de se aventurar com uma máscara de mergulho e ter contato com a vida aquática.

Para isso, existem várias alternativas e uma delas é utilizar um acessório que possibilita sua respiração, buscando o oxigênio enquanto permanece embaixo d”agua: o snorkel, peça chave do snorkeling ou mergulho com snorkel.

O que é snorkeling?

O snorkeling (ou mergulho com snorkel) é uma das opções de mergulho livre (para entender a diferença entre ”mergulho livre” e ”mergulho autônomo”, confira nosso artigo sobre o tema).

Nela, você faz uso de um snorkel, que é um acessório composto por um tubo ligado a uma máscara de mergulho, para poder observar o que acontece embaixo d’água enquanto respira próximo à superfície.

Como praticar o mergulho com snorkel?

Para mergulhar com o snorkel, você só precisa utilizar uma máscara que permita a visibilidade embaixo d’água e manter o snorkel na boca para respirar normalmente. Caso você mergulhe demais e entre água no tubo, não tem problema! É só você voltar a deixar a extremidade do tubo para fora da superfície e assoprar pelo tubo de respiração para retirar a água de dentro dele.

Para deixar essa aventura ainda mais legal, você pode usar nadadeiras. Elas vão te ajudar a nadar mais rápido, se cansar menos e não afastam peixes e outros animais da mesma forma que a batida dos seus pés descalços.

Onde praticar snorkeling

O mergulho com snorkel é simples e acessível e pode ser praticado por qualquer pessoa. Como é praticado em águas rasas, basta relaxar e curtir a vida subaquática sem medo. É claro que algumas regiões são muito mais legais do que outras, e permitem que você veja de perto espécies de peixes, algas e corais.

Uma opção bem legal é fazer snorkeling em alto-mar. É só tomar cuidado com as correntezas e ficar sempre próxima de alguma embarcação. Se preferir fazer mergulhar com o snorkel na praia, fique sempre de olho na passagem de barcos e jet skis.

Além disso, evite tocar na vida aquática que encontrar. Essa regra pode te ajudar a evitar acidentes e a machucar animais e plantas mais frágeis.

Vantagens e desvantagens do snorkeling

O mergulho com snorkel é uma diversão segura e barata que te ajuda a relaxar e te permite nadar com tranquilidade, distante dos problemas do dia a dia.

Além disso, a prática ainda te ajuda a treinar e desenvolver a sua respiração, já que te estimula a inspirar e respirar com um certo controle. E claro, o melhor de tudo: estamos falando de uma atividade que te permite admirar o universo subaquático, que é realmente lindo e transformador.

No entanto, a prática tem algumas limitações: o snorkeling não te permite conhecer tão de perto a vida marinha, já que você está restrito à superfície. E quando você está praticando o mergulho com snorkel na praia, as ondas do mar podem atrapalhar um pouco o seu relaxamento.

Para driblar isso, a solução é o mergulho autônomo. Com ele, você consegue respirar totalmente submerso através do equipamento SCUBA, o que te permite conhecer o fundo do mar de uma forma muito mais direta e ter um maior contato com a vida marinha.

Para conhecer um pouco mais sobre o mergulho autônomo e entender como você pode começar a praticar essa atividade, acesse a página do nosso Curso de Mergulho!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.