Dupla de mergulho: entenda porque mergulhadores nunca estão sozinhos

Mergulhar acompanhado não é apenas mais seguro — é mais gratificante também. Afinal, boa parte da diversão está em contemplar a vida marinha junto dos amigos ou familiares, compartilhando impressões e descobertas. As certificadoras de mergulho sabem disso, e é daí que vem o sistema de dupla de mergulho!

A dupla de mergulho é um sistema padrão para a prática do mergulho. Isso significa que certificadoras como a PADI recomendam que nunca se mergulhe sozinho. É importante sempre mergulhar na presença de no mínimo um companheiro, com quem você vai compartilhar uma série de responsabilidades durante o seu mergulho.

O que é a dupla de mergulho?

O que é dupla de mergulho?
Sua dupla de mergulho é com quem você mais vai compartilhar cada detalhe da sua experiência!

Em inglês, o termo para “dupla de mergulho” é dive buddy, algo como “camarada de mergulho”. Isso já deixa claro que a dupla é muito mais do que um auxiliar: trata-se de um parceiro.

A dupla de mergulho deve garantir não só que o seu companheiro siga todos os procedimentos de segurança e monte o equipamento corretamente, mas também para dar suporte em qualquer tipo de contratempo dentro ou fora d’água.

O sistema de duplas de mergulho também costuma desenvolver amizades além da prática, o que proporciona uma sensação de segurança muito maior. Entre as vantagens de ter uma dupla regular para o mergulho estão:

  • maior desenvoltura ao executar procedimentos juntos;
  • melhor capacidade de comunicação;
  • conhecimento dos pontos fortes e fracos um do outro.

Dupla de mergulho: antes do mergulho

Dupla de mergulho antes do mergulho em si
Antes de todo mergulho, devemos sempre checar pelo menos 2 vezes nosso equipamento. A dupla de mergulho nos ajuda com isso!

A interação com a dupla de mergulho deve começar antes mesmo de cair na água, quando se discute o planejamento do mergulho. Algumas questões que precisam ser abordadas são a duração do passeio, a profundidade máxima, qual rota será seguida e que formação a dupla adotará (se vão mergulhar lado a lado ou se um dos dois servirá de guia, por exemplo).

Em seguida, é hora de fazer uma checagem completa dos equipamentos do companheiro. É preciso verificar o colete equilibrador, o bocal, o cinto de lastro, zíperes e fivelas e, por fim, o suprimento de ar e o regulador reserva. Depois, é só checar tudo de novo, pois segurança nunca é demais!

Dupla de mergulho: durante o mergulho

Dupla de mergulho durante um mergulho
Durante o mergulho, nossa dupla é nossa ajudante e companheira (e nós somos a mesma coisa para ela).

Durante um mergulho, é necessário prestar atenção em si mesmo, agir responsavelmente e minimizar os esforços da sua dupla. Afinal de contas, ambos estão lá para se divertir e curtir essa experiência ao máximo.

Na prática, isso significa facilitar a visualização mútua, seguir o planejamento do mergulho e comunicar-se com frequência, compartilhando as descobertas da experiência. Podem ocorrer contratempos, é claro, mas mergulhadores são preparados para isso desde o Curso de Mergulho Básico, e a maioria destes contratempos são simples de serem resolvidos.

Caso o mergulhador perca de vista seu dupla de mergulho, por exemplo, o procedimento padrão é que ambos retornem até a superfícies para se reencontrarem. Esses procedimentos de segurança previnem que situações pequenas possam virar um grande problema.

Quando já estiver fora da água, não se esqueça que a sua dupla de mergulho pode ser uma grande amizade! Na verdade, muitas amizades duradouras nascem no mergulho. Estreitar os laços fora da água também muda a interação durante os mergulhos e torna as experiências ainda mais proveitosas.

Gostou de aprender sobre duplas de mergulho? Que tal receber mais conteúdos legais sobre o universo do mergulho na sua caixa de entrada? Basta assinar a nossa newsletter!

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.