Máscara de mergulho: 5 dicas para te ajudar a escolher a sua

[activecampaign form=33][activecampaign form=35] A máscara de mergulho é um dos itens mais importantes do equipamento de mergulho, pois ela é responsável por garantir uma boa visibilidade debaixo d’água. Enxergar bem é imprescindível para mergulhar, já que é preciso estar atento a coisas como a quantidade de ar e a sua dupla de mergulho, bem como das belezas do passeio, afinal, este é o objetivo do mergulho recreativo!

Normalmente, não é recomendável comprar equipamentos de mergulho sem antes estar bem familiarizado com a atividade. Porém, podemos abrir exceção para alguns equipamentos mais básicos, como a máscara de mergulho, o snorkel e as nadadeiras. Além de esses itens serem mais baratos, é importante que eles sejam adequados para as características físicas de cada praticante!

Então, se você quer saber como escolher a melhor máscara de mergulho para você, confira estas 5 dicas que preparamos!

1. Confira se a vedação da máscara de mergulho é eficiente

Confira a vedação da máscara de mergulho

Confira a vedação da máscara de mergulho antes de comprar! Foto: Flickr.

A primeira coisa a testar na hora de escolher uma máscara de mergulho é a vedação. Se a máscara não encaixar no seu rosto, ficar apertada ou tiver entradas de ar, nem adianta olhar para as outras características da peça: ela não servirá para você.

Uma boa maneira de testar a vedação é colocar a máscara de mergulho no rosto, sem alçar a tira na nuca. Em seguida, inspire o ar devagarinho e solte o acessório. Se ele ficar preso ao seu rosto só com a respiração, significa que a vedação é compatível com seu rosto!

2. Tenha certeza de que a visibilidade é satisfatória

A máscara de mergulho é importante para a sua visibilidade

A máscara de mergulho é a grande responsável pela sua visibilidade durante o mergulho! Foto: Flickr

Via de regra, quanto maior a máscara de mergulho, maior é a visibilidade. Ela precisa criar um espaço de ar entre os olhos do mergulhador e a água, pois, como não somos adaptados à velocidade da luz na água, sem essa característica é impossível enxergar nitidamente. Sendo assim, é muito importante ter atenção na distância entre a pupila e a lente.

Além disso, é importante estar atento ao formato da lente, se ele permite um campo de visão amplo. As máscaras de mergulho em V são uma boa pedida pois têm uma boa abertura!

Vale lembrar que, se você usa óculos de grau, é possível (e até recomendável) que você procure uma ótica especializada e encomende uma lente de grau também para a sua máscara de mergulho — nesse caso, evite os modelos com lentes únicas.

3. Veja se é preciso muito ar para “encher” a máscara de mergulho

Verifique o tamanho da máscara de mergulho

As máscaras de mergulho grandes proporcionam maior visibilidade, mas exigem mais esforço do mergulhador. Foto: Flickr

Apesar de as máscaras grandes proporcionarem maior visibilidade, elas exigem um maior esforço por parte do mergulhador. Isso porque quanto maior o volume de ar dentro do acessório, maior será a pressão contra ela e, consequentemente, do rosto.

Os mergulhadores costumam equilibrar essa pressão expirando ar pelo nariz para dentro da máscara. Assim, um modelo maior, exige mais força, pois comporta maior volume de ar.

4. Certifique-se de que o material é de boa qualidade

A máscara de mergulho de silicone é a mais recomendada por mergulhadores

Materiais de qualidade fazem toda a diferença: silicone macio para o corpo do acessório e vidro temperado para a lente.

É imprescindível que a máscara seja feita de materiais de qualidade, que proporcionem conforto e apresentem boa durabilidade. Para o corpo dos acessórios, o material ideal é o silicone macio, pois além de adaptar bem ao formato do rosto, ele também costuma durar bastante tempo.

Quanto ao material da lente, recomenda-se vidro temperado, uma vez que o comum, além de ser bem menos resistente, também é muito mais perigoso para o mergulhador quando quebra. Lembre-se de evitar lentes de plástico: elas costumam embaçar e prejudicar muito a visibilidade.

5. Lembre-se de que cor também importa

A cor da máscara de mergulho também importa

A máscara de mergulho transparente pode ser mais interessante para os fotógrafos subaquáticos. Foto: Flickr

A cor é só uma questão de aparência, certo? Errado! A cor da vedação da máscara de mergulho influencia também na sua visibilidade. Existem duas opções principais: as pretas e as transparentes.

As transparentes oferecem maior visibilidade no geral, o que é uma vantagem. No entanto, as pretas não permitem a entrada de luminosidade pelos lados, permitindo que o mergulhador tenha melhor foco — o que é interessante para quem quer tirar boas fotografias, por exemplo.

. . .

Pronto, agora você já tem uma ideia de como escolher a melhor máscara de mergulho para você. Escolha com cuidado, pois todo equipamento está relacionado em maior ou menor medida ao seu aproveitamento do mergulho. Pense nisso como um investimento!

Para receber mais dicas como essa no seu email, assine a nossa newsletter!

Compartilhe: