7 dicas incríveis de como tirar foto embaixo d’água

Não importa se você possui uma câmera fotográfica semi-profissional ou um smartphone, a verdade é uma só: atualmente, é praticamente impossível passar um dia inteiro sem tirar uma foto. Nos momentos de diversão, principalmente em viagens, essa afirmação se torna ainda mais verdadeira!

Se você é um mergulhador autônomo ou apenas gosta de se divertir em praias, lagos, piscinas, saber como tirar foto embaixo d’água pode ser um grande diferencial para os seus registros!

Para te ajudar nessa missão, separamos 7 dicas que vão fazer suas fotografias serem dignas de profissionais.

1. Tenha um equipamento à prova d’água

 

Como tirar foto embaixo d'água, utilize uma caixa de estanque
Caixa de estanque (à esq.) e capinha para celular (à dir.)

Ok, essa primeira dica é a mais óbvia, mas é sempre importante lembrar que o contato com a água danifica aparelhos eletrônicos. Por isso, o primeiro passo é proteger o seu equipamento.

Para máquinas fotográficas, você pode comprar uma caixa estanque. Esse acessório conta com anéis de vedação para garantir que nenhuma gota de água entre em contato com sua câmera. Alguns modelos permitem acesso apenas ao botão de disparo, enquanto outros possuem mais funções. O ideal é dar uma pesquisada antes de escolher a melhor pra você.

Já se sua intenção é fotografar com smartphone, aposte em capinhas próprias para essa função. Esse acessório se tornou bastante popular e é fácil de encontrar em lojas e feiras.

2. Preste atenção para obter o foco adequado

Encontrar o foco ideal é um desafio embaixo d’água, mas algumas práticas tornam essa tarefa mais fácil.

Procure se aproximar do objeto fotografado, evite usar o zoom e tente preencher todo o espaço da imagem com o objeto escolhido. Dessa forma, a fotografia terá mais nitidez e definição de detalhes.

3. Utilize o flash

Utilize o flash para aprender como tirar foto embaixo d'água
Praticamente toda câmera tem flash!

A água absorve cores quentes (como laranja, vermelho e amarelo) e por isso, é comum que o azul predomine nas imagens feitas embaixo d’água. Para evitar isso e dar destaque a todas as cores, o segredo é o uso do flash.

Como a iluminação pode variar de acordo com a profundidade, vale a pena realizar alguns testes para saber em quais momentos é melhor fotografar com ou sem flash.

4. Atenção para os ângulos

A influência da luz na fotografia é ainda maior dentro da água.

Para que a iluminação do sol seja uma aliada, busque fotografar os objetos de frente ou de baixo para cima. O pior ângulo é de cima para baixo, pois pode provocar sombras e ocultar detalhes da imagem.

5. Treine sua agilidade

Ainda que prender o fôlego não seja uma preocupação — no caso do mergulho autônomo —, permanecer na mesma posição é um grande desafio embaixo d’água e, além disso, o cenário muda rapidamente.

Para driblar esses problemas, é preciso ser rápido e estar sempre atento para registrar as melhores imagens.

6. Tenha paciência e seja persistente

Quando vamos fotografar peixes ou qualquer outro tipo de animal marinho, é importante ter cautela e paciência. Espere pela aproximação deles ou tente tirar várias fotos mantendo sua mesma pose.

Não importa qual o objeto principal da fotografia — pessoas, animais ou paisagens —, ao fotografar embaixo d’água, a paciência é o segredo para o clique perfeito.

7. Conte com a edição e o tratamento de suas fotos

Por último, não se esqueça que é sempre possível ajustar alguns detalhes da foto com programas de edição, como o Photoshop, ou mesmo utilizando filtros em ferramentas como o Instagram. Então, relaxe e aproveite o seu mergulho. As paisagens bonitas geralmente já facilitam a criação de boas fotos para reviver a memória por muitos anos.

O mais importante para quem quer aprender como tirar foto embaixo d’água é cair na água! Treine muito e aos poucos você verá o seu trabalho melhorando.

Compartilhe essas dicas no seu Facebook e veja quais amigos topam te acompanhar na sua próxima sessão de fotos sub.

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.
Avatar

Fabiano "Dushi" Silva

CEO e Sócio Fundador | MSDT - Master Scuba Diver Trainer at EVIDIVE - Escola de Mergulho