Os pontos de mergulho em Paraty estão entre os melhores do Brasil. Enquanto a água cristalina e o mar calmo fazem da cidade um excelente destino de mergulho para iniciantes, a diversidade de pontos é um grande atrativo para os mergulhadores mais experientes.
Além disso, os pontos de mergulho em Paraty são muito bem mapeados, o que garante ainda mais segurança aos praticantes da atividade. Como se isso tudo não bastasse, há ainda várias atrações aquáticas, como polvos, um navio naufragado e estátuas que tornarão a experiência ainda mais interessante. Confira a seguir os principais pontos de mergulho da região!
1. Ilha dos Meros
Profundidade máxima: 21 metros
Esse ponto conta com uma formação rochosa diversificada, com tocas e passagens. A vida marinha é também bastante variada, e cardumes, estrelas do mar e crustáceos podem ser observados com relativa facilidade.
Um dos principais atrativos da Ilha dos Meros é uma estátua do Cristo Redentor submersa, que rende ótimas fotos. Além disso, há um parcel de cerca de 300 metros que vale a pena ser percorrido.
2. Ilha dos Ratos
Profundidade máxima: 12 metros
O principal destaque da Ilha dos Ratos é uma estátua de Netuno, o deus romano dos mares. Outro grande atrativo é a fauna marinha bastante diversificada — muitos peixes de grande porte costumam ser vistos por lá, como badejos miras e garoupas.
O ponto ainda é bastante recomendado para quem gosta de mergulhos noturnos.
3. Ilha dos Cocos
Profundidade máxima: 8 metros
Para muitos mergulhadores, a Ilha dos Cocos é o ponto de mergulho em Paraty que tem a água mais límpida. Seus diferenciais são uma caverna — um lugar magnífico para fotos, diga-se de passagem — e a presença de polvos.
A Ilha dos Cocos é bastante procurada por mergulhadores de longa data, visto que muitos dos seus pontos exigem certa experiência.
4. Ilha Comprida
Profundidade máxima: 12 metros
A Ilha Comprida tem uma enorme população de peixes de espécies pequenas, sendo, inclusive, um ponto de desova. Como suas águas são bastante calmas, é uma das preferidas das escolas de mergulho para realizar check-outs com seus alunos ou batismos de mergulho!
A região também é bastante buscada por pessoas que querem praticar snorkeling, já que a quantidade de lindos peixes próximos à superfície permite um contato bem próximo da vida marinha da região.
5. Cajaíba
Profundidade máxima: 28 metros
Na Ponta da Cajaíba está um dos mais interessantes pontos de mergulho em Paraty: o Naufrágio Paulista, que ocorreu em 1913 e que tem 60 metros de comprimento.
Não há muitos espaços para penetrar no navio, ainda mais porque a visibilidade da região é um pouco complicada, mas a vista de fora já é impressionante.
6. Laje dos Meros
Profundidade máxima: 22 metros
A Laje dos Meros fica próxima da Ilha dos Meros e é um dos lugares em que é mais fácil conhecer a diversidade da vida marinha em Paraty.
Nesse ponto de mergulho há uma pedra que aflora na superfície, e que pode ser acompanhada durante o mergulho até os seus 22 metros de profundidade! É em torno dela que a vida marinha transita em abundância. Além disso, a região é notável por sua boa visibilidade.
7. Parcel dos Meros
Profundidade máxima: 25 metros
Esse ponto é o mais afastado da costa de Paraty, e é recomendado para mergulhadores experientes, pois apresenta correntes marítimas e ondulações intensas.
É uma área bastante profunda e muito bonita, que impressiona por suas formações rochosas cobertas de corais. No fundo dos seus 27 metros, é possível encontrar uma boia naufragada junto de suas correntes.
…
Além desses pontos, Paraty ainda conta com alguns outros, como a Praia Vermelha, a Praia da Lula, Paraty-mirim e a Praia dos Antigos. Por esse grande número de pontos muito bem mapeados, grande diversidade de atrações, boa visibilidade e vida marinha exuberante, Paraty é um destino obrigatório para qualquer mergulhador!
A Evidive realiza saídas de mergulho para Paraty e outras cidades do litoral do Rio de Janeiro. Para conferir nosso calendário de saídas e os preços, acesse nossa página de Mergulho em Paraty!