Saiba como funciona o mergulho com snorkel!

Quem adora nadar e está sempre buscando novas experiências divertidas para viver, com certeza já teve vontade de se aventurar com uma máscara de mergulho e ter contato com a vida aquática.

Para isso, existem várias alternativas e uma delas é utilizar um acessório que possibilita sua respiração, buscando o oxigênio enquanto permanece embaixo d”agua: o snorkel, peça chave do snorkeling ou mergulho com snorkel.

O que é snorkeling?

O snorkeling (ou mergulho com snorkel) é uma das opções de mergulho livre (para entender a diferença entre ”mergulho livre” e ”mergulho autônomo”, confira nosso artigo sobre o tema).

Nela, você faz uso de um snorkel, que é um acessório composto por um tubo ligado a uma máscara de mergulho, para poder observar o que acontece embaixo d’água enquanto respira próximo à superfície.

Como praticar o mergulho com snorkel?

Para mergulhar com o snorkel, você só precisa utilizar uma máscara que permita a visibilidade embaixo d’água e manter o snorkel na boca para respirar normalmente. Caso você mergulhe demais e entre água no tubo, não tem problema! É só você voltar a deixar a extremidade do tubo para fora da superfície e assoprar pelo tubo de respiração para retirar a água de dentro dele.

Para deixar essa aventura ainda mais legal, você pode usar nadadeiras. Elas vão te ajudar a nadar mais rápido, se cansar menos e não afastam peixes e outros animais da mesma forma que a batida dos seus pés descalços.

Onde praticar snorkeling

O mergulho com snorkel é simples e acessível e pode ser praticado por qualquer pessoa. Como é praticado em águas rasas, basta relaxar e curtir a vida subaquática sem medo. É claro que algumas regiões são muito mais legais do que outras, e permitem que você veja de perto espécies de peixes, algas e corais.

Uma opção bem legal é fazer snorkeling em alto-mar. É só tomar cuidado com as correntezas e ficar sempre próxima de alguma embarcação. Se preferir fazer mergulhar com o snorkel na praia, fique sempre de olho na passagem de barcos e jet skis.

Além disso, evite tocar na vida aquática que encontrar. Essa regra pode te ajudar a evitar acidentes e a machucar animais e plantas mais frágeis.

Vantagens e desvantagens do snorkeling

O mergulho com snorkel é uma diversão segura e barata que te ajuda a relaxar e te permite nadar com tranquilidade, distante dos problemas do dia a dia.

Além disso, a prática ainda te ajuda a treinar e desenvolver a sua respiração, já que te estimula a inspirar e respirar com um certo controle. E claro, o melhor de tudo: estamos falando de uma atividade que te permite admirar o universo subaquático, que é realmente lindo e transformador.

No entanto, a prática tem algumas limitações: o snorkeling não te permite conhecer tão de perto a vida marinha, já que você está restrito à superfície. E quando você está praticando o mergulho com snorkel na praia, as ondas do mar podem atrapalhar um pouco o seu relaxamento.

Para driblar isso, a solução é o mergulho autônomo. Com ele, você consegue respirar totalmente submerso através do equipamento SCUBA, o que te permite conhecer o fundo do mar de uma forma muito mais direta e ter um maior contato com a vida marinha.

Para conhecer um pouco mais sobre o mergulho autônomo e entender como você pode começar a praticar essa atividade, acesse a página do nosso Curso de Mergulho!

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.
Avatar

Fabiano "Dushi" Silva

CEO e Sócio Fundador | MSDT - Master Scuba Diver Trainer at EVIDIVE - Escola de Mergulho

1 comentário sobre “Saiba como funciona o mergulho com snorkel!

Os comentários estão encerrado.