Uma recomendação muito frequente para quem está passando por dificuldades emocionais ou enfrentando muito estresse no dia a dia é: arrume um hobby!

Mas quando arrumar uma atividade nova se apresenta como uma necessidade, é muito fácil que logo pareça apenas mais uma obrigação.

Será que arrumar um hobby realmente vai te fazer mais feliz? Por onde começar? Como descobrir algum lazer que realmente combine com você?

O que é um hobby?

O que é um hobby?

Um hobby nada mais é do que uma atividade praticada por puro prazer. A palavra vem do inglês e pode ser traduzida literalmente como passatempo.

O hobby é aquilo que você pratica sem ser por obrigação e não por tempo integral. Ou seja, mesmo quando uma uma pessoa trabalha com algo que ama muito e considera divertido, ainda sim é importante arranjar um tempo para se dedicar a uma atividade “extra”.

Isso porque realizar algo que você gosta sem qualquer tipo de cobrança e apenas pela diversão ajuda na produção de endorfina, hormônio responsável pelas sensações de prazer bem-estar. E claro, essa felicidade te ajuda a diminuir as chances de desenvolver problemas sérios de saúde mental, como ansiedade, depressão, entre outros.

Tipos de hobbies

Mesmo com uma definição tão simples, muita gente sente muita dificuldade em encontrar um hobby para si. Existem atividades que já são popularmente associadas a hobbies, praticadas por pessoas do mundo inteiro. É o caso de:

1. Colecionar itens

Colecionar itens

Só não esqueça de arrumar espaço para sua coleção…

É muito comum ouvir a piada: “Precisa de um hobby? Colecione selos!”. Isso porque essa é uma atividade recreacional bastante tradicional e que agrega milhares de pessoas no mundo todo. Selos, chaveiros, gibis, produtos de uma determinada temática … Existem colecionadores de tudo quanto é tipo de coisa.

O grande “contra” desse tipo de hobby é a acumulação de itens, que muitas vezes traz impactos negativos para algumas pessoas.

2. Atividades manuais

Habilidades manuais

Calma … É só uma questão de prática.

 Aprender artesanato, biscuit, bordado, treinar caligrafia ou mesmo cozinhar … São muitas as atividades manuais que podem ser transformadas em hobby e fazer parte do seu dia a dia.

A maior vantagem desse tipo de hobby é a praticidade. Além disso, aprender novas tarefas manuais ajuda sua coordenação motora e o seu cérebro de forma geral.

3. Atividades outdoor

Atividades outdoor

Ah, que maravilha …

O termo, que significa simplesmente “fora de casa”, indica as inúmeras atividades que você pode praticar ao ar livre. O grande benefício desse tipo de hobby, que abrange desde esportes radicais até caminhadas, é que geralmente envolvem atividades físicas, que por si só já trazem uma série de benefícios para o seu corpo.

Conheça nosso artigo: Confira 3 atividades físicas para sair da rotina

Os benefícios de ter um hobby

Os benefícios de ter um hobby não se restringem apenas ao bem-estar e à felicidade. Ao se dedicar a uma atividade que exija alguma competência nova, você também vai estar estimulando partes importantes do seu cérebro, que adora aprender novas habilidades.

É importante se acostumar a sair da zona de conforto e aceitar situações desafiadoras e estimulantes. Isso ajuda no crescimento pessoal e te prepara para situações que podem ocorrer no seu trabalho ou na sua vida pessoal.

Nossa sugestão de hobby: venha mergulhar!

Existem infinitos tipos de hobbies que você pode adotar para dar uma renovada na sua vida e trazer leveza pro seu dia a dia. A Evidive trabalha com uma das atividades que mais tem ganhado adeptos no Brasil nos últimos anos: o mergulho autônomo!

Conhecer o fundo do mar funciona como uma importante terapia no combate ao estresse. A possibilidade de estar longe de tudo, inclusive dos ruídos urbanos e passar alguns momentos na calmaria das águas, conhecendo um mundo que, até então, você só conhecia através de imagens torna o mergulho um experiência inesquecível.

Ao realizar um Curso de Mergulho, você tem contato com toda a teoria e prática e aprende a utilizar o equipamento completo de um mergulhador (chamado SCUBA) em uma piscina. Para concluir o curso, realizamos ua viagem de mergulho em que você vai colocar em prática no mar tudo aquilo que aprendeu, sempre acompanhado de instrutores.

Achou interessante? Leia nosso artigo “Você sabe o que é mergulho?” e fique por dentro dessa atividade que transforma vidas!

Compartilhe:
Escrito por Fabiano Escrito por Fabiano "Dushi" Silva

ARTIGOS RELACIONADOS

 

 

 

 

 

Fechar galeria
EVIDIVE LOGO