Aprenda como identificar os sinais de estresse

Acordar cedo, trabalhar, enfrentar o trânsito, estudar, chegar tarde em casa … A vida moderna tem uma série de exigências que nos deixam cansados e estressados.  Mas como identificar os sinais de estresse?

Muitas pessoas vivem para o trabalho e tem pouco tempo para se dedicar às atividades que trazem algum prazer pessoal. Outro problema é quando mesmo tendo algum tempo livre, somos tomados pelo cansaço ou por uma preguiça que nos impede de sair de casa e viver novas experiências.

Se você se identificou com algum desses sintomas, esse texto é para você! Vamos entender melhor o que é o estresse e como ele pode ser identificado e combatido.

O que é estresse?

O estresse é uma reação natural do corpo a uma situação de perigo (real ou imaginário) e a momentos de extrema pressão. Quando isso acontece, o seu corpo reage liberando uma série de hormônios, entre eles a adrenalina e o cortisol. Essa descarga hormonal causa a aceleração dos batimentos e da respiração, contração muscular e melhora do foco — tudo para te ajudar a lutar ou a fugir do perigo.

Com essa descrição, podemos perceber que em pequenas doses, o estresse é até benéfico, pois atua como um “gás” para realizar tarefas e resolver problemas. No entanto, ele vira um obstáculo quando passa a fazer parte da vida de forma diária, pois causa danos à saúde, reduz a produtividade e afeta seu humor e relacionamentos.

O que é estresse

Qualquer evento que envolva muita pressão e exigências pode despertar o estresse — por exemplo, a compra de uma casa ou organização de uma festa. O mesmo pode ser dito em relação a uma rotina de trabalho cheia ou preocupações causadas por eventos passados.

O estresse é portanto, uma reação natural, mas que traz vários malefícios quando mantido por longos períodos. Por isso, é importante reconhecer os sinais de estresse enviados pelo seu corpo e agir para combatê-los.

Como identificar os sinais de estresse?

O corpo emite sinais físicos, emocionais ou psicológicos quando se encontra sob estresse por muito tempo. Alguns deles são:

1. Alterações no humor

Alterações no humor

O estresse provoca alterações na química do cérebro e por isso pode causar oscilações no humor, como ir da felicidade à frustração em pouco tempo. Preste atenção se você:

  • fica bravo com outras pessoas com facilidade;
  • está constantemente irritadiçonervoso;
  • não encara as piadas com o mesmo bom humor de antes.

2. Apatia e desânimo

Desânimo é um sinal de estresse

O estresse prolongado pode causar esgotamento emocional e mental, que leva à tristeza e à apatia. Veja se você:

  • anda se sentindo sobrecarregado, como se estive 100% do tempo com coisas para resolver;
  • não tem vontade de sair de casa e de fazer coisas novas no seu tempo livre;
  • está apático e cansado o tempo todo.

3. Falta de produtividade

Improdutividade é um sinal de estresse

O esgotamento causado pelo estresse gera sensação de incapacidade, como se você precisasse de muito mais esforço para realizar as atividades. Fique alerta se você:

  • tem vontade de desistir de tarefas no trabalho ou em casa;
  • sente que as suas metas (profissionais, pessoas ou financeiras) parecem cada vez mais inalcançáveis;
  • percebe que sua produtividade caiu.

4. Sono desregulado

Sono desregulado é um sinal de estresse

O estresse prejudica o sono, e as pessoas podem responder de forma diferente a isso: dormindo pouco ou dormindo demais — mas um sono que não é reparador, ou seja, que não te dá energias. Analise se você:

  • tem uma dificuldade grande para dormir;
  • nota que sua cabeça não desliga, pois fica pensando no que precisa ser feito e no que não conseguiu fazer;
  • ou se vocês só pensa em dormir no seu tempo livre (no lugar de fazer alguma coisa nova).

O que fazer para combater o estresse?

O estresse é uma coisa séria e pode atingir as pessoas em níveis diferentes. Se a sua situação parece muito crítica, é sempre bom buscar ajuda de profissionais, como médicos ou psicólogos.

Pequenas mudanças nos seus hábitos e forma de pensar podem te ajudar muito a combater o estresse. As atividades físicas de uma forma geral são ótimas para te dar mais motivação e saúde. Por isso, fazer academia ou praticar um esporte costumam ser resoluções simples e boas.

Aqui na Evidive acreditamos que um estilo de vida que traz  felicidade envolve principalmente duas coisas:

  1. Sair de casa.
  2. Viver coisas novas!

Viajar, conhecer uma nova atividade, viver experiências que você nunca imaginou viver … Tudo isso tem o poder de transformar sua vida e ajudar a combater o estresse, mudando sua visão de mundo.

Mergulho é uma atividade que já transformou a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo. Além do poder relaxante da água, é uma atividade que melhora sua respiração, te aproxima da natureza, proporciona viagens para lugar incríveis e te faz conhecer novas pessoas.

Gostou deste texto? Acabou se identificando com algum dos sintomas de estresse que foram descritos? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências e ideias sobre o assunto!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.