Um levantamento realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, demonstrou que o contato com a natureza pode aumentar nossa longevidade. Os benefícios são incontáveis, como controle da pressão arterial, melhora da qualidade do sono e alívio do estresse.

Assim, é fundamental para o bom funcionamento do organismo humano estar em contato com praiaslagos ou florestas. Até mesmo parques dentro da cidade já ajudam. Se você planeja começar uma nova atividade física, então uma ótima opção é escolher uma prática que incentive o contato com a natureza.

Algumas opções envolvem fatores como altura e velocidade, sendo consideradas esportes de aventura. Por outro lado, existem modalidades mais simples, recomendadas para iniciantes e para toda a família. Escolha a sua favorita!

1. Trekking

Trekking te deixa em contato com a natureza

A palavra trekking significa “seguir um trilho”. A prática é realizada em grupos, pequenos ou grandes, que se aventuram caminhando por belas paisagens em meio à natureza.

Esta é uma prática recomendada tanto para pessoas sedentárias quanto para pessoas com um condicionamento físico. Basta observar se a duração e o nível de dificuldade da trilha estão de acordo com o seu preparo físico.

Para se preparar, escolha roupas leves, um tênis apropriado, leve água e protetor solar. Busque saber o tempo de duração do trajeto escolhido, o grau de dificuldade e a previsão do tempo. Assim, você começa o percurso já sabendo o que esperar.

Lembre-se sempre de que antes de seguir por longas distâncias, é importante desenvolver o seu condicionamento físico caminhando em parques ou mesmo na academia. E o mais importante: aproveite as paisagens.

2. Escalada

Escalada em contato com a natureza

Se você gosta de desafios e quer superar os limites do seu corpo, vale a pena aprender a escalar. Após todo o esforço e dedicação a cada centímetro de subida, a recompensa estará te esperando nas belas vistas.

As principais vantagens da escalada são: melhora da coordenação motora, desenvolvimento do equilíbrio e aumento da força muscular.

3. Rafting

Rafting em contato com a natureza

Talvez você não reconheça essa modalidade pelo nome, mas certamente já assistiu alguns vídeos com um grupo de pessoas descendo rios dentro de um bote, não é mesmo?

Para praticar rafting, o ideal é que você procure alguma empresa especializada nesse tipo de atividade. Eles vão te ajudar com o uso de equipamentos adequados e com as recomendações de segurança. Além do prazer de estar na natureza observando belas paisagens, o rafting é garantia de diversão e adrenalina.

4. Stand Up Paddle

Stand up paddle em contato com a natureza

Derivado do surf, o objetivo do stand up paddle é permanecer de pé em cima de uma prancha e se movimentar remando. Esta prática trabalha todo o corpo, estimulando o equilíbrio e a força muscular, ao mesmo tempo em que promove o relaxamento pelo contato com a natureza.

O stand up paddle pode ser praticado na praia ou em lagos e é uma opção acessível para toda a família. Para começar, procure um local que ofereça aulas no litoral e conte com a orientação de um instrutor para dar seus primeiros passos nesse esporte!

5. Arvorismo

Arvorismo em contato com a natureza

O arvorismo consiste na caminhada em uma plataforma suspensa entre árvores. Ou seja, é preciso gostar de enfrentar alturas e enxergar o mundo por novas perspectivas. Essa é uma forma única de observar a fauna e a flora de perto.

Não é preciso muito preparo para começar a se aventurar pelo arvorismo. A atividade é realizada com equipamentos de segurança e o grau de dificuldade pode mudar de acordo com a capacidade de cada praticante.

6. Tirolesa

Tirolesa em contato com a natureza

Outra forma divertida de ter contato com a natureza é deslizar entre dois pontos fixos com uma tirolesa. Você pode se aventurar em montanhas e lagos, sempre atrás de novas paisagens.

Diversos parques oferecem essa atração e disponibilizam profissionais preparados para orientar e ajudar. A tirolesa é uma opção segura e radical que pode ser praticada por toda a família.

7. Ciclismo

Ciclismo em contato com a natureza

Assim como o trekking, o ciclismo também é uma opção para atletas de vários níveis, basta adaptar o grau de dificuldade do trajeto. E a boa notícia aqui é que não há limites para os apaixonados por pedalar, vale até mesmo planejar pequenas viagens sob duas rodas.

As principais vantagens do ciclismo são: menos estresse, mais equilíbrio, melhor coordenação motora, aumento da força muscular, perda de peso e, claro, a possibilidade de pedalar por novas paisagens a cada dia.

Você pode começar aos poucos, pedalando com a família no parque da sua cidade aos finais de semana. E conforme o preparo físico aumentar, você pode se aventurar por trajetos cada vez mais desafiadores.

8. Mergulho

Mergulho em contato com a natureza

Pesquisas científicas demonstram que estar rodeado de água elimina o estresse e tranquiliza a mente humana. Por isso, o mergulho é mais do que uma atividade física prazerosa: é uma forma de terapia.

Leia nosso artigo: “Você sabe o que é mergulho?”

O mais legal do mergulho é que ele te coloca em contato com uma parte da natureza que você nunca viu antes: a natureza subaquática.

Imagine não nenhuma preocupação além de observar a vida marinha e sentir a leveza do seu corpo. Esse conjunto de emoções torna o mergulho uma experiência única de contato com a natureza.

O mergulho é uma atividade completa, que traz benefícios para a saúde física e também mental. Além disso, saber mergulhar deixa suas viagens muito mais divertidas, já que você vai começar a planejar passeios para praias paradisíacas e pontos de mergulho com novidades que você ainda não viu de perto.

Qualquer pessoa pode aprender a mergulhar. Para isso, você só precisa escolher uma boa escola de mergulho, avaliando o que está incluso nas aulas e verificar qual é o destino da viagem de conclusão do curso.

Conheça o nosso Curso de Mergulho Básico e aprenda um pouco mais sobre essa atividade apaixonante!

Compartilhe:
Escrito por Fabiano Escrito por Fabiano "Dushi" Silva

ARTIGOS RELACIONADOS

 

 

 

 

 

Fechar galeria
EVIDIVE LOGO