O mundo moderno está deixando muita gente preocupada. Ao mesmo tempo em que falta tempo livre, sobram obrigações e cobranças. A sobrecarga de trabalho é um reflexo da vida nessa sociedade cheia de correrias, reuniões e problemas se acumulando.

Mesmo que alguém seja apaixonado pela própria profissão, o excesso de dedicação pode começar a pesar sobre o corpo, e os sinais de estresse não demoram para aparecer.

Será que você está se sobrecarregando no trabalho?  por meio de alguns sinais comuns e veja algumas dicas para começar a mudar essa situação e alcançar uma qualidade de vida maior. Boa leitura!

Estresse: o mal do século

Com certeza, você não é a única pessoa que se sente sufocada todos os dias. O estresse pode ser causado por diferentes fatores e piora nossa saúde, nos impedindo de aproveitar a vida.

Como estamos sempre correndo, é possível que muitos dos sinais que ele causa acabem por passar despercebidos pelo profissional, que só percebe o que está acontecendo quando sofre uma estafa ou exaustão física e emocional.

Esse mal já atinge grande parte dos profissionais nas grandes cidades e é fruto de diversos problemas, como prazos apertados, excesso de tarefas, trânsito lotado todos os dias e outros pontos corriqueiros de sua jornada de trabalho.

Confira nosso artigo: Aprenda como identificar os sinais do estresse

Como identificar os sinais de sobrecarga de trabalho?

Existem muitos sinais que podem indicar que você está sofrendo uma sobrecarga de trabalho. Vamos destacar alguns dos principais:

Dores aleatórias

É comum ao profissional que se dedica diversas horas ao trabalho passar a sentir algumas dores aleatórias pelo corpo. Essa situação é fruto, principalmente, de ter uma posição estática durante boa parte do seu dia.

Ansiedade

A vida corrida nos brindou com um dos grandes vilões do século e que faz cada vez mais vítimas mundo afora: a ansiedade. Caso você se sinta nervoso com qualquer pequena demora, pode estar sofrendo desse mal, que também é um dos sintomas da sobrecarga de trabalho.

Alterações no sono

Ir para a cama muito tarde e rolar para um lado e para outro sem tirar os problemas do trabalho da cabeça é uma rotina para você? Dormir a noite toda e ainda se sentir cansado de manhã é comum? Alterações no sono são outro indicativo de que você está sobrecarregado.

Dicas para uma vida melhor

Caso você tenha se identificado com os problemas listados acima, é preciso tomar alguma atitude antes que esses sintomas causem uma estafa mental e física em você, trazendo consequências para a sua saúde. Reunimos algumas dicas para que você busque uma melhor qualidade de vida e para o fim do estresse.

Delegue funções

Cargos de gerência costumam lidar com diversos desafios e sobrecarga de atividades com grande responsabilidade. Por conta disso, é normal que quem esteja nessa posição sofra mais. Uma saída pode ser delegar funções a outros colaboradores e dividir esse peso.

Exercite-se

Longas horas em um escritório, sentado em uma mesa, podem fazer muito mal para o corpo. É preciso se exercitar para manter tudo funcionamento perfeitamente. Não precisa se transformar em um atleta, mas praticar alguma atividade física para relaxar periodicamente pode ser uma ótima ideia.

Encontre um hobby

Nada melhor para aliviar o estresse da rotina diária de trabalho que um hobby no qual possamos fazer novas amizades e nos divertir. Busque atividades ao ar livre e em contato com a natureza.

Confira nosso artigo: Como um hobby pode melhorar sua qualidade de vida

. . .

Esperamos que, com as dicas apresentadas neste artigo, você possa começar a se livrar de sua sobrecarga de trabalho e encontrar maneiras de aliviar o estresse do escritório.

Quer transformar sua vida e ser mais feliz? Assine nossa newsletter e receba mais dicas sobre qualidade de vida no seu email!

Compartilhe:
Escrito por Fabiano Escrito por Fabiano "Dushi" Silva

ARTIGOS RELACIONADOS

 

 

 

 

 

Fechar galeria
EVIDIVE LOGO