5 hobbies que podem mudar sua vida

As ocupações do dia a dia podem ser muito desgastantes. A cada dia vemos mais casos de pessoas estressadas, ansiosas ou depressivas. Para combater esse desgaste da rotina precisamos fazer algo que nos dê prazer e permita um momento de relaxamento longe do trabalho e da rotina.

Os hobbies ou passatempos são as atividades que você realiza por prazer no seu tempo livre. Você tem algum hobby?

Quais são os benefícios de ter um hobby?

Ter um hobby ajuda a reduzir o estresse e ansiedade. Ao realizar uma tarefa de que gostamos, o nível de endorfina do corpo aumenta, causando uma sensação de bem estar e nos deixando mais felizes e relaxados. Mesmo que o hobby seja uma atividade que exige esforço físico, ele te ajuda a “se desligar” da rotina por um momento e voltar revigorado.

O hobby te ajuda a trabalhar com habilidades diferentes e a melhorar sua autoestima. Outro benefício é o estimulo da criatividade e da mente. Ao aprender uma nova habilidade ou conhecer novas paisagens, estimulamos o setor criativo do cérebro. Isso resulta em uma nova forma de encarar a vida e os problemas no trabalho, incentivando soluções criativas.

Confira algumas dicas de hobbies que você pode adotar para transformar sua vida:

1. Aprender novos idiomas

O que para algumas pessoas é uma obrigação ou tortura, para outros é uma atividade extremamente prazerosa. Poder imergir em uma nova cultura e aprender novos costumes faz parte do aprendizado de um novo idioma. Além disso, é possível fazer novas amizades, conhecer melhor a cultura local ao viajar e ampliar a visão do mundo e da própria cultura.

2. Aprender sobre vinhos

Algumas pessoas acham que degustar um vinho é algo muito complicado e mesmo chato, mas não é bem assim. Aprender a degustar e conhecer bons vinhos é um hobby divertido e relaxante. Além de aprender a identificar aromas e sabores dos vinhos, aprendemos sobre o processo de plantio e preparação da bebida, e temos a oportunidade de fazer novos amigos.

3. Fazer um curso de artesanato

As atividades que requerem habilidades manuais são uma ótima maneira de combater o estresse. Ver uma peça pronta feita por você é muito prazeroso.

Existem diferentes tipos de artesanato, como artesanato em madeira, decoupage, crochê, bordados, entre outros. Alguns exigem mais atenção e foco, outros trabalham mais a criatividade.

Na internet existem vários passo a passos e cursos online, além de lojas que vendem o material.

4.  Praticar esportes

Além dos benefícios como melhora do condicionamento, da saúde e emagrecimento, a prática de atividades físicas ajuda a reduzir níveis de estresse e ansiedade. Os esportes coletivos, como vôlei e futebol ainda ajudam a desenvolver um senso de coletividade. Já os esportes individuais, trabalham o foco e concentração.

5. Mergulhar

Mergulhar é descobrir um novo mundo. Após terminar o curso, você já começa a planejar suas próximas viagens e pesquisar sobre lugares novos. O mergulho ainda traz benefícios como melhora da respiração e do foco e redução da pressão arterial. Além disso, estar na água é relaxante e poder ver a fauna e a flora aquática de perto é incrível.

Como podemos ver, existem os mais variados tipos de hobby e eles realmente podem mudar a vida de uma pessoa. Cada um traz benefícios para o corpo e a mente, além de serem importantes no combate do estresse e ansiedade. Para encontrar o que mais combina com você, é preciso experimentar.

Gostou dessas dicas sobre hobbies? Para receber outras como essas, siga a gente no Facebook!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.