Você já imaginou como melhorar a respiração pode ser benéfico para a sua saúde? Por ser algo automático e termos uma vida tão corrida, muitas vezes nem reparamos nos sinais do nosso corpo indicando que é preciso desacelerar.

Uma respiração adequada é capaz de melhorar a qualidade de vida, aliviando o estresse e trazendo bem-estar. Quer saber como? Então continue acompanhando este post e descubra!

Como funciona o ciclo respiratório

Basicamente, o ciclo respiratório é formado por dois movimentos: inspiração e expiração.

Ao inspirar pelo nariz ou pela boca, o ar segue seu caminho até chegar aos alvéolos pulmonares — sacos aéreos bem pequenos que ficam nos pulmões, envolvidos por capilares sanguíneos. São neles que ocorre a troca gasosa e, assim, o oxigênio é liberado para o sangue e levado até o coração, que bombeará o oxigênio para todos os tecidos do corpo.

O oxigênio é importante para o nosso metabolismo, pois fornece energia para o bom funcionamento das nossas células. Um dos produtos do metabolismo é o dióxido de carbono, que é um resíduo que eliminamos quando expiramos o ar.

Por que respirar de forma correta faz bem

A respiração correta traz benefícios tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. Confira alguns:

  • melhora o fluxo do sangue;
  • reduz a pressão sanguínea;
  • poupa os esforços do coração;
  • retarda o envelhecimento (devido à maior presença de antioxidantes);
  • melhora a digestão e o funcionamento do estômago;
  • ajuda a combater a insônia.

Além disso, ao respirar corretamente, o cérebro recebe mais oxigênio e consegue trabalhar melhor, causando uma sensação de relaxamento e bem-estar ao organismo, amenizando o estresse, a ansiedade e a hipertensão.

Como melhorar a respiração

Para respirar de forma adequada, é preciso inalar o ar pelo nariz, enchendo primeiramente o abdômen e depois a região das costelas e do tórax. Na expiração, o processo é invertido: esvazia-se primeiro o tórax, depois a zona das costelas e, por último, o abdômen.

Pode demorar até que você domine essa técnica, mas existem várias formas de treiná-la — o que acaba sendo uma via de mão-dupla, pois cuidar da respiração também melhora a capacidade física.

Faça pilates

Os exercícios de pilates exigem bastante da musculatura respiratória, especialmente do diafragma — principal músculo ligado à respiração. A maior movimentação desse músculo permite que os pulmões se expandam mais e recebam uma quantidade maior de ar durante o ciclo respiratório.

Faça exercícios aeróbicos

Como é necessária muita energia para pedalar, correr ou nadar, os pulmões acabam sendo bem solicitados para enviar mais oxigênio aos músculos que estão trabalhando, o que promove uma respiração mais controlada.

Aprenda a mergulhar

mergulho autônomo (aquele com cilindro) também é uma ótima maneira de treinar a respiração. Através do uso do equipamento durante a atividade, o mergulhador melhora sua capacidade de inspiração e expiração e colhe os resultados no seu dia a dia!

Saber como melhorar a respiração pode fazer muita diferença na sua vida. Agora, basta alinhar seus conhecimentos com a prática de exercícios físicos para sair da rotina atribulada e manter seu corpo saudável.

Gostou das dicas? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais para que outras pessoas também conheçam nosso conteúdo.

Compartilhe:
Escrito por Fabiano Escrito por Fabiano "Dushi" Silva

ARTIGOS RELACIONADOS

 

 

 

 

 

Fechar galeria
EVIDIVE LOGO