Evidive

Evidive - Concept Dive Center

Os 4 maiores benefícios de se praticar atividades físicas

O nosso corpo não foi feito para ficar parado. Além disso, o sedentarismo tem sido alvo de pesquisas e está entre as causas de muitas doenças, principalmente as de ordem crônica e que podem matar. Praticar exercícios é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde e os benefícios das atividades físicas são inúmeros.

Mas não basta fazer exercícios, o ideal é que você encontre algo que seja prazeroso. Caso contrário, isso será apenas mais um item para ser cumprido na sua agenda e será difícil levar adiante. Escolhendo a atividade certa, você consegue unir o útil ao agradável, ou seja, consegue ter saúde física e mental ao mesmo tempo.

Quer ganhar motivação para encontrar a atividade física ideal para você? Então, confira logo abaixo as inúmeras vantagens que isso vai lhe proporcionar!

1. Menos tensão e estresse

Essa é uma das excelentes vantagens de praticar exercícios físicos. Quantas vezes você já não chegou em casa tenso e sem paciência por causa dos problemas? Sentiu-se desmotivado para sair com a família, brincar com os filhos ou fazer alguma atividade com os amigos? A tensão e o estresse podem acabar com a sua vida social e levar a problemas maiores como a ansiedade e a depressão.

Se você já praticou algum exercício físico na sua vida, sabe como é aquela sensação boa no final da prática, uma sensação de satisfação e de prazer. Isso se deve ao fato de esse hábito liberar no cérebro substâncias chamadas endorfinas, que causam bem-estar.

Essas substâncias podem causar dependência química, ou seja, a pessoa pode ficar viciada em endorfinas. Para ter aquela sensação de bem-estar novamente, ela precisa praticar mais exercícios. Assim, a prática da atividade física torna-se regular. É um vício positivo.

2. Melhora a capacidade respiratória

Poucas pessoas conseguem controlar a respiração de maneira eficaz e, assim, os tecidos do corpo, inclusive o cérebro, podem não funcionar bem por causa do baixo aporte de oxigênio. Alguns exercícios, especialmente os aeróbicos, melhoram a nossa capacidade respiratória e o pulmão consegue ter maior expansão, levando mais oxigênio para o corpo.

Durante a atividade física, o ideal é que a respiração seja mais profunda e lenta. Contudo, aprender a controlar isso pode ser um pouco mais complicado do que se imagina, porque já estamos acostumados a uma respiração mais rápida e superficial.

Ter uma respiração mais controlada proporciona relaxamento e também melhora o funcionamento de órgãos essenciais como o coração, o pulmão e o cérebro.

3. Aumenta o tônus muscular

Diversos exercícios físicos melhoram a nossa força, ou tônus muscular, e isso é interessante sob vários aspectos. Por exemplo, mais força pode proporcionar maior disposição no seu dia a dia e evitar aquele cansaço que aparece à noite.

Outro benefício da tonicidade, é que te ajuda a realizar outras atividades físicas. Por exemplo, jogar bola com os amigos no final de semana. Além de um sistema respiratório melhor (ajuda a correr mais), você também terá um desempenho melhor e se cansará menos.

Além de tudo isso, com os músculos mais fortes, você sentirá menos dores musculares e o risco de desenvolver lesões é menor. Por exemplo, se você trabalha boa parte do dia sentado, a sua coluna pode reclamar em algum momento. Com a prática de exercícios, isso dificilmente acontecerá.

4. Ajuda no emagrecimento

Qualquer atividade física é capaz de ajudar o indivíduo no emagrecimento e a ter um corpo mais bonito. Isso porque é nesse momento que o seu corpo está gastando a energia que foi armazenada ao longo do dia com o consumo de alimentos.

Assim, se você está querendo perder alguns quilos ou melhorar esteticamente o seu corpo, fazer exercícios certamente vai ajudá-lo.

Gostou das nossas dicas sobre os benefícios das atividades físicas para a sua vida? Para receber outras como essas, siga a gente no Facebook, YouTube e Google Plus e receba mais conteúdo sobre bem estar!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.