6 dúvidas sobre mergulho finalmente esclarecidas!

O mergulho é uma das atividades de lazer que mais tem crescido no Brasil nos últimos anos, e mesmo assim, é muito comum encontrarmos pessoas que ainda não tem um grande contato com esse universo. Seja você apenas um curioso ou um mergulhador de primeira viagem, talvez tenha algumas dúvidas sobre mergulho.

Por isso, reunimos 6 dúvidas bastante frequentes sobre o mergulho nesse artigo. Ficou interessado? Acompanhe a seguir!

1. É preciso fazer um curso para mergulhar no mar?

Dúvidas sobre mergulho: tem que fazer curso?

Relaxa, o Curso de Mergulho é mais animado do que esse…

Sim. Para realizar o mergulho com equipamento SCUBA completo (ou seja, cilindros de ar e todo aquele equipamento que vemos em filmes e documentários) você precisa realizar um Curso de Mergulho Básico.

O curso é formado por aulas teóricas, aulas práticas em piscina e termina com uma viagem onde você vai realizar as aulas de mar e treinar tudo que aprendeu.

O curso é importante porque vai te fazer conhecer bem os equipamentos de mergulho, as técnicas e as instruções de segurança. Além disso, você vai aprender a se comportar debaixo d’água. Não é necessário ser um super-nadador para mergulhar, mas é importante se sentir confortável na água. Já a idade mínima para fazer o curso é de 10 anos!

– – –
É possível viver uma experiência de mergulho sem ter feito o curso! Você pode experimentar o equipamento SCUBA na companhia de um instrutor em um tipo de mergulho que chamamos de Discover Scuba Diving. Essa categoria, no entanto, te dá bem menos liberdade debaixo d’água e geralmente serve pra você ter um “gostinho” de como é mergulhar.

Aqui na Evidive temos o nosso próprio evento que realizamos em águas confinadas: conheça o Emotion Dive.

2. Gestantes e idosos podem mergulhar?

Dúvidas sobre mergulho: idade

Idade não é limitador para mergulhar!

Mulheres não podem mergulhar durante a gravidez! Isso porque mergulhar envolve se submeter a variações de pressão. Não há estudos que comprovem o malefício da atividade para gestantes, mas é consenso que não vale a pena se arriscar com um ser em formação. Por isso, é recomendado que as mamães aguardem a chegada dos bebês para poder se divertir debaixo d’água.

Por outro lado, ser idoso não é limitador para mergulhar! Qualquer pessoa pode realizar a prática desde que esteja em boas condições de saúde. Se você é idoso, já sabe da importância de fazer exames que confirmem sua capacidade cardíaca, pulmonar e vascular antes de iniciar uma nova atividade.

Para mergulhar, assim como para realizar qualquer atividade física, sempre é solicitada uma avaliação médica!

3. Qual é a profundidade máxima que um mergulhador pode atingir?

Dúvidas sobre mergulho: profundidade

Não é preciso ir muito fundo para admirar as belezas do mar!

Ao realizar o Curso de Mergulho Básico, a pessoa está certificada para mergulhar até 18 metros de profundidade. Porém, o limite máximo do mergulho recreativo é de 40 metros. Para isso, é necessário passar por mais alguns cursos em que você entra em contato com as técnicas e equipamentos necessários para atingir profundidades maiores, como é o caso do Curso de Mergulho Avançado.

Para entender os limites de profundidade do mergulho comercial e conhecer os recordes mundiais de profundidade, confira nosso artigo: “Qual a maior profundidade que um mergulhador pode atingir?”

4. Quanto ar um mergulhador consome durante um mergulho?

Dúvidas sobre mergulho: oxigênio

Quanto mais relaxado você ficar, melhor!

A utilização de ar varia bastante de pessoa para pessoa, já que cada um possui um índice de consumo próprio. Mergulhadores iniciantes geralmente consomem mais ar, porque ainda estão muito empolgados com a atividade e aprendendo a relaxar e curtir o mergulho. Mas conforme você vai ganhando experiência, esse consumo tende a diminuir bastante.

Além disso, todo mergulho envolve planejamento. Ao fazer o Curso de Mergulho, você aprende a planejar o seu mergulho e a ser responsável pelo monitoramento do consumo do seu ar (juntamente com o seu “dupla”). Além disso, o cilindro possui uma reserva de ar que dificilmente chega a ser utilizada. Segurança é a principal diretriz do mergulho!

5. É possível mergulhar usando lentes de contato?

Posso mergulhar com lentes de contato? Dúvidas sobre mergulho

Dá pra mergulhar com lentes de contato sim!

Sim, você pode utilizar lentes de contato enquanto usa a máscara de mergulho. Entretanto, antes de mergulhar com as lentes, é sempre importante ?checar se a vedação da máscara está adequada.

Sempre converse com o instrutor ou o dive master que estará te acompanhando para que ele esteja ciente da sua condição e te ajude a encontrar as melhores soluções. Além disso, já existem máscaras de mergulho com lente de prescrição disponíveis no mercado!

6. É possível encontrar um tubarão durante o mergulho?

Dúvida sobre mergulho: É possível encontrar um tubarão durante o mergulho?

Calma! Você não vai se deparar com um desses nunca na sua vida.

Encontrar um tubarão durante o mergulho é muito difícil. Eles não são comuns na costa brasileira, exceto em alguns pontos do litoral nordestino e em Fernando de Noronha. Além disso, tubarões não costumam representar perigos para os mergulhadores, já que se alimentam de animais menores. Geralmente os acidentes com tubarões que vemos noticiados ocorrem em regiões específicas e contra banhistas ou surfistas, porque o tubarão fica curioso ao ver aquela movimentação na superfície, e não porque quer se alimentar.

Assim, as chances de encontrar um tubarão durante o mergulho são mínimas. O planejamento do seu mergulho envolve saber qual é o tipo de vida marinha que você pode encontrar naquele ponto.

Você já deve ter visto algum programa de TV ou documentário com mergulhadores mais experientes que vão mergulhar com os tubarões. Esse pessoal geralmente monta uma programação especial e navega até regiões específicas, sempre acompanhados por instrutores que são treinados para essa atividade.

E aí? Ainda tem dúvidas sobre mergulho? Deixe ela aqui no seu comentário! E assine nossa newsletter na coluna aqui ao lado para receber mais artigos legais com esse na sua caixa de entrada!

Compartilhe: