O que fazer em Arraial do Cabo? 4 programas imperdíveis

Viajar para Arraial do Cabo é uma oportunidade imperdível. A cidade reúne o que o litoral carioca tem de melhor: vida marinha diversificada, água cristalina, areia branca e vegetação abundante.

Sua fundação data de 1503, quando o desbravador Américo Vespúcio aportou por lá. Cansado, ficou um pouco na região para se refazer de seus empreendimentos e depois seguir em frente.

Arraial do Cabo é repleta de sítios históricos e restaurantes que servem os abundantes frutos do mar. Com essa combinação de fatores, a cidade só poderia ser o que é: um paraíso.

Para que você possa aproveitar melhor sua visita, preparamos uma lista com 4 programas imperdíveis, assim como fizemos com Paraty. Confira!

1. Visitar prédios históricos e o Museu Oceanográfico

O que fazer em Arraial do Cabo? Visitar o Museu Oceanográfico
O Museu Oceanográfico da Marinha é uma das atrações da cidade para quem gosta de saber mais sobre vida marinha.

É claro que, por ser uma cidade com mais de 500 anos de idade, Arraial do Cabo está cheia de prédios e monumentos históricos. Os grandes destaques são a Igreja da Nossa Senhora dos Remédios, considerada por muitos historiadores como a primeira igreja do país, e a Casa de Piedra, a primeira feitoria.

Quem tiver interesse em aprender mais sobre a vida marinha da região precisa conferir o Museu Oceanográfico da Marinha. Lá há vários painéis e documentários sobre o tema, bem como um rico acervo de organismos vivos e fixados — inclusive o esqueleto de uma baleia!

2. Curtir as praias de Arraial!

Pontal do Atalaia
Vista da praia Pontal do Atalaia. Pra quem adora natureza e águas límpidas.

Não dá para fazer turismo em Arraial do Cabo e esquecer das praias! Ao todo, são oito: Atalaia, Anjos, Brava, Farol, Forno, Grande, Prainha e Pontal. Quase todas podem ser visitadas a pé: a exceção é a Praia do Farol, que só é acessível pelo mar, ou seja, em uma viagem de barco.

São praias para todos os gostos! Quem gosta de mar, ou mesmo de surfar, pode ir para a Praia Grande aproveitar boas ondas e água límpida. Quem busca mais estrutura, como lugares para comer e sentar, pode escolher a Praia do Forno. Já quem prefere paz e quer se sentir em sintonia com a natureza, vai preferir a Pontal do Atalaia.

3. Aproveitar a culinária da cidade

O que fazer em Arraial do Cabo? Comer!
O maravilhoso Bacalhau com Natas servido no Bacalhau do Tuga em Arraial do Cabo! Foto do Blog Apaixonados por Viagem

A fartura de peixes e frutos do mar em Arraial do Cabo se reflete na culinária local. São muitos os restaurantes que servem porções generosas por preços amigáveis. Há, ainda, quiosques muito bem estruturados, para quem gosta de comer enquanto bebe uma cerveja na beira da praia.

Já quem busca requinte, precisa conhecer o Bacalhau do Tuga — reduto da gastronomia portuguesa. Quem estiver pensando em comida para levar de volta para casa, pode comprar peixes e frutos do mar no Mercado do Peixe ou mesmo diretamente com os pescadores

4. Mergulhar no mar de Arraial do Cabo!

Mergulhe em Arraial do Cabo
Foto subaquática tirada em uma de nossas saídas de mergulho para Arraial do Cabo!

Arraial do Cabo é um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil. É até considerada por muitos mergulhadores como a capital brasileira do mergulho! Muito dessa fama se deve ao fenômeno da ressurgência.

Graças à topografia local, às correntes marítimas e ao regime de ventos, águas profundas vêm à tona e trazem muitos nutrientes e, consequentemente, vida. Tartarugas, cavalos-marinhos, baleias, golfinhos, arraias e muitos outros podem ser vistos durante os mergulhos.

Há muitos pontos de mergulho em Arraial do Cabo, tanto para iniciantes quanto para mergulhadores experientes. Há, inclusive, pontos de mergulho em que é possível visitar navios abandonados! Tudo isso faz que Arraial do Cabo seja um dos destinos mais requisitados do Brasil por mergulhadores!

Diversas escolas de mergulho fazem seus check-outs em Arraial do Cabo. Elas levam os alunos para fazer seus primeiros mergulhos em por lá. A Evidive é uma delas! Saiba mais na página do nosso Curso de Mergulho!

Confira um vídeo que gravamos em uma saída para Arraial do Cabo em março de 2018:

E aí, malas prontas para fazer turismo em Arraial do Cabo? Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outras dicas como essa!

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.
Avatar

Fabiano "Dushi" Silva

CEO e Sócio Fundador | MSDT - Master Scuba Diver Trainer at EVIDIVE - Escola de Mergulho