Turismo em Paraty: 4 programas imperdíveis para você se divertir

Paraty é um lugar riquíssimo em paisagens naturais e cheio de locais interessantes para se visitar. O número de alternativas de lazer na cidade é tão grande que o turismo em Paraty é um dos mais fortes da região sudeste do Brasil.

Essa cidade histórica do litoral sul do estado do Rio de Janeiro traz uma união perfeita entre uma natureza exuberante e belos passeios culturais associados à sua arquitetura tradicional.

A localização privilegiada ainda faz com que Paraty seja uma ótima opção de viagem tanto para os cariocas quanto para quem vive em São Paulo e quer conhecer boas praias.

A seguir, reunimos 4 programas imperdíveis para quem está pensando em visitar a cidade. Confira!

1. Aproveitar a gastronomia local

Paraty tem opções gastronômicas muito interessantes e para todos os bolsos. Os grandes destaques são os frutos do mar, pescados pela própria região, e a clássica banana da terra, que pode ser preparada das mais diversas formas.

Aproveite a internet para pesquisar a respeito dos restaurantes e bares da cidade! A Rua Marechal Deodoro é uma das mais recomendadas para turistas que desejam comer bem e aproveitar a noite, mas também não podemos deixar de lado as barraquinhas de rua, que ajudam a preservar bastante a culinária local.

2. Passear pelo centro histórico

Passear pelo centro histórico também é um programa imperdível para quem está fazendo turismo em Paraty. A cidade é bastante única e um dos locais com arquitetura histórica mais preservados do Brasil.

A cidade é uma das mais antigas do país, tendo sido sede do principal porto de exportação de ouro durante o período colonial. As construções locais chamam bastante atenção de turistas do mundo todo, com igrejas, museus e muitos prédios tradicionais datados do tempo do Império Brasileiro. As ruas do centro histórico são estreitas, boas para caminhadas e muito charmosas.

3. Visitar os eventos de Paraty

Paraty é bastante conhecida por abrigar eventos culturais o ano todo!

No meio do ano, por exemplo, acontece a famosa FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), uma feira de livros que reúne escritores e leitores do Brasil todo e internacionais.

Em agosto, o Festival da Cachaça atrai muita gente interessada em degustar essa importante iguaria da cidade. Além disso, as festas católicas da cidade são sempre bem bonitas e ajudam a trazer turistas em feriados como a Semana Santa e o Corpus Christi.

4. Mergulhar no mar!

Paraty é um dos melhores lugares para mergulhar do Brasil, e por isso a cidade atrai mergulhadores do país inteiro.

A vida marinha dessa região costuma ser bem diversificada, sendo possível encontrar peixes de todos os tipos, além de tartarugas marinhas e raias! Existem muitas ilhas que só podem ser acessadas através de barcos, e é justamente nelas que você encontra alguns dos melhores pontos de mergulho do litoral carioca.

Muitas escolas de mergulho realizam seus check-outs em Paraty, ou seja, organizam uma viagem com seus alunos para que possam realizar seus primeiros mergulhos reais por lá. É o nosso caso! Para saber mais, acesse a página do nosso Curso de Mergulho.

Você sabe o que é mergulho? Conheça melhor a atividade!

E agora, pronto para fazer turismo em Paraty? Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outras dicas como essas!

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.
Avatar

Fabiano "Dushi" Silva

CEO e Sócio Fundador | MSDT - Master Scuba Diver Trainer at EVIDIVE - Escola de Mergulho