Por que é imperdível mergulhar em Galápagos? Confira 4 motivos!

arquipélago de Galápagos encontra-se a 900 quilômetros do litoral do Equador. Ele é formado por centenas de ilhotas e ilhas, mas apenas 18 delas têm mais de um quilômetro quadrado — e são nelas que estão os principais atrativos do arquipélago.

São muitas as atrações turísticas do arquipélago, mas uma das mais icônicas é justamente o mergulho. Mergulhar em Galápagos é uma das experiências mais incríveis para quem é apaixonado por natureza!

De fato, Galápagos é frequentemente listada entre os melhores destinos de mergulho do mundo. Curioso para entender o que está por trás dessa fama toda? Então, confira alguns motivos para mergulhar em Galápagos!

1 – Galápagos possui uma grande importância histórica

Mapa de Galápagos utilizado por Charles Darwin
Mapa de Galápagos de 1836, realizado pela equipe da embarcação que levou o cientista Charles Darwin para a ilha.

Quando o assunto é fauna, pode-se dizer sem medo que Galápagos é um dos lugares mais interessantes de se visitar. Historicamente, o arquipélago é conhecido pela importância que teve para o desenvolvimento da teoria evolucionista.

Em 1831, o cientista inglês Charles Darwin partiu em uma viagem de navio de 5 anos para conhecer o continente americano. Ao visitar Galápagos, registrou inúmeros animais e notou que muitos deles eram únicos, tendo características que se adaptavam de acordo com seus ambientes. Essa observação foi a centelha necessária para a teoria da evolução!

Infelizmente para Darwin, ainda não existia o equipamento SCUBA em 1835. Caso tivesse a oportunidade de mergulhar no local, o cientista teria percebido que o que estava acima da superfície era mesmo só a ponta do iceberg!

2 – Mergulhos com leões marinhos são comuns

Mergulhar em Galápagos com leões marinhos
Leões marinhos são tão dóceis que são muitas vezes comparados com cachorros por mergulhadores.

Os leões marinhos são figurinhas carimbadas em Galápagos: visitar o arquipélago é garantia de encontrar esses seres graciosos em algum momento. Mas é claro que, para apreciar as acrobacias subaquáticas deles, só mergulhando!

Para isso, é preciso estar no lugar certo e na hora certa. Além de se informar sobre a localização (um dos melhores pontos fica em Santa Fé) e os horários mais propícios para encontrá-los, é preciso estar atento às condições da água! Mas o esforço vale muito a pena, porque, além de dóceis, são muito brincalhões e costumam interagir bastante com os mergulhadores!

3- Contato com diversas espécies de tubarões

Mergulhar em Galápagos com tubarões
O tubarão-baleia é uma das grandes (literalmente) atrações subaquáticas de Galápagos.

Para quem curte mergulho com tubarões, Galápagos é, certamente, um dos melhores destinos do mundo! Afinal, já foram registradas 33 espécies por lá!

Entre as principais, estão o tubarão martelo (é possível mergulhar rodeado por centenas deles!), o tubarão de ponta branca, o tubarão Galápagos, o tubarão tigre e o requisitadíssimo tubarão baleia ― o maior peixe dos oceanos!

4 – As condições de água em Galápagos são bem variadas

Mergulhar em Galápagos com condições de água diferentes
As condições variadas de água tornam Galápagos um verdadeiro paraíso para mergulhadores.

O arquipélago de Galápagos se encontra em uma afluência de várias correntes marítimas, vindas de diferentes partes do oceano. Essas correntes influenciam as condições da água, da terra e do clima. Como as partes do arquipélago são afetadas por diferentes delas, é possível experimentar uma grande variedade de condições de mergulho!

Por exemplo: enquanto as ilhas ao norte apresentam águas mais frias, em torno 10ºC, as do Sul podem apresentar temperaturas de cerca de 20ºC. Isso também torna possível encontrar uma grande variedade de espécies diferentes! Viajando poucos quilômetros, temos a sensação de estar mergulhando em outro continente.

É claro que esses 4 motivos são só o começo. Para conhecer tudo o que podemos encontrar em um mergulho em Galápagos, só embarcando na viagem mesmo. Apenas lembre-se de que fazer um Curso de Mergulho é sempre o primeiro passo antes de planejar viagens internacionais de mergulho.

E aí, entendeu por que tanta gente sonha mergulhar em Galápagos? Agora, que tal conhecer os melhores lugares para mergulhar no Brasil?

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.
Avatar

Fabiano "Dushi" Silva

CEO e Sócio Fundador | MSDT - Master Scuba Diver Trainer at EVIDIVE - Escola de Mergulho