Equalizar o mergulho: como se sentir confortável com seus ouvidos?

Alguma vez, ao mergulhar em uma piscina ou no mar, você sentiu um desconforto nos ouvidos? Isso acontece porque você não conseguiu equalizar o mergulho. Calma, a gente explica!

Quando existe alguma diferença de pressão entre a parte média do seu ouvido e as partes interna e externa, esta última pode “forçar sua entrada” sobre a primeira, causando dores e até lesões. Para evitar que isso aconteça, é preciso equalizar nossos ouvidos, isto é, igualar a pressão das partes média e externa.

Felizmente, isso não é muito difícil e todos nós fazemos no nosso cotidiano, quando realizamos o movimento de engolir. Na água, entretanto, é diferente: nosso corpo não está preparado para aguentar alterações tão repentinas das condições de pressão e aí precisamos dar uma mãozinha e equalizar o mergulho, realizando a manobra de Valsalva.

Equalização do mergulho com a manobra de Valsalva

Manobra de Valsava é uma forma de equalizar o mergulho

A manobra de Valsalva consiste em equalizar os ouvidos ao entrar na água e durante a descida do mergulho. Para realizá-la, o mergulhador deve fechar as narinas com o indicador e o polegar e gentilmente soprar o ar contra as narinas trancadas.

Como a laringe e as trompas de Eustáquio (no ouvido) fazem parte de uma região bastante interligada anatomicamente, a pressão feita por esta manobra chegará ao ouvido médio, igualando sua pressão às do ouvido interno e externo.

Além de realizar esta manobra, é preciso tomar alguns cuidados ao mergulhar. Por isso, elaboramos esta lista com dicas para equalizar o mergulho:

1. Tome alguns cuidados antes de mergulhar

Algumas horas antes do mergulho, comece a reproduzir o movimento de engolir a intervalos de alguns minutos, de maneira que você possa sentir a aplicação da pressão sobre seus ouvidos (mas lembre-se: com delicadeza). Mascar chicletes é um ótimo truque: nos força a engolir saliva com frequência e isso nos mantém equalizados.

Ao entrar na água é bom fazer a manobra de Valsalva antes de iniciar a descida, assoprando o nariz até ouvir um “pop”.

2. Tome alguns cuidados durante a descida

A descida deve ser feita com muito cuidado: é bom manter em mente que o principal a ser evitado são as mudanças bruscas de pressão. Por isso, desça sempre devagar, respeitando os limites do seu corpo e acompanhando seu dupla de mergulho de frente.

Também é imprescindível realizar a descida de pé. Além de ser o procedimento padrão (e obrigatório), fazer a manobra de pé exige 50% menos esforço do quê fazê-la de ponta-cabeça. Olhar para cima também poupa esforços: ao esticar o pescoço tendemos a abrir as trompas de Eustáquio.

3. Realize a manobra assim que iniciar a descida

Não espere que o desconforto surja para equalizar o mergulho. A melhor prática é manter sempre uma pressão positiva nos seus ouvidos.

Caso você sinta alguma dor, o motivo é, muito provavelmente, o trancamento de suas trompas de Eustáquio. Faça o sinal de parar para o seu dupla de mergulho, suba alguns metros e realize a manobra novamente.

4. Mergulhe sempre de forma responsável

Mergulho responsável

Nem é preciso dizer que mergulho e álcool não combinam, não é? Pois bem, além de essa mistura não ser muito inteligente, a bebida pode irritar as suas membranas, estimulando a produção de muco, o que dificulta e equalização. O mesmo vale para o cigarro!

Quem não aguenta bebe leite? Também não! O leite pode não irritar as mucosas, mas também estimula a produção de muco, então é bom evitar o consumo de leite no dia do mergulho. O melhor é comemorar depois do mergulho, aí, sim, com uma cervejinha ou um chocolate quente, dependendo da sua preferência!

Mergulhar é ótimo e muitas vezes acabamos trocando os pés pelas mãos (principalmente quando não somos muitos experientes), mas é importante ter em mente que a saúde e a integridade do seu corpo vêm em primeiro lugar e que, quando se trata disso, todo cuidado é pouco! Por tudo isso, é fundamental seguir nossas dicas e equalizar o mergulho.

Gostou das dicas? Então continue conosco para aprender mais sobre o universo do mergulho. Confira alguns livros que com certeza têm muito a ensinar sobre o tema.

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.
Avatar

Fabiano "Dushi" Silva

CEO e Sócio Fundador | MSDT - Master Scuba Diver Trainer at EVIDIVE - Escola de Mergulho