Conheça 5 livros sobre mergulho que você precisa ler!

Uma das melhores formas de aprender sobre algum assunto é lendo. E com mergulho não é diferente! Neste artigo, reunimos alguns dos melhores livros sobre mergulho disponíveis para o público brasileiro.

Então, se você gosta de ler e quer conhecer mais sobre o fundo do mar e a história dessa prática tão fascinante, acompanhe com a gente!

1. Jacques Cousteau: O Rei dos Mares

Esta obra do escritor norte-americano Brad Matsen conta a história de Jacques Cousteau, talvez o mais importante personagem da História do mergulho. Cousteau não foi apenas um mergulhador e explorador; ele é considerado o “pai” do mergulho autônomo, por ter participado da invenção do Acqualung, o primeiro Aparato Autônomo de Respiração Subaquática – ou SCUBA, como é conhecido mundialmente.

Mas Jacques não parou por aí: também esteve por trás do desenvolvimento do primeiro submarino projetado para propósitos científicos e das primeiras experiências de habitação subaquática. Também produziu documentários para o cinema, como O mundo do silêncio ― o primeiro do gênero com imagens coloridas de mergulho e que lhe rendeu um Oscar. Ler a história de Jacques Costeau é conhecer a história do mergulho moderno!

2. Naufrágios e pontos de mergulho em Fernando de Noronha, Recife e Maceió

Este livro sobre naufrágios no Brasil é um dos melhores livros sobre mergulho

Uma imagem vale mais do que mil palavras, não é verdade? Este livro conta com belíssimas fotografias de Fernando Clark, que exploram pontos de mergulho de Fernando de Noronha, Recife e Maceió, com destaque especial para a vida marinha da região, que está entre um dos melhores lugares para se mergulhar do mundo.

O texto fica por conta do ambientalista José Truda Palazzo Júnior e oferece orientações para mergulhadores iniciantes e veteranos explorarem esses pontos de mergulho. O livro ainda chama atenção para o impacto ambiental causado pelos homens ao ambiente marinho e explica a importância da preservação dos peixes-boi e recifes locais. Com certeza, um dos livros sobre mergulho mais interessantes para o público brasileiro!

3. A Aventura Submarina

Aventura Submarina, de Phillipe Diolé é um dos melhores livros sobre mergulho

Esta obra é bastante especial, já que foi escrita por Philippe Diolé, um mergulhador e escritor responsável pela coautoria de vários livros de Jacques Cousteau, o pai do mergulho moderno. Diolé contribuiu muito para a popularização do mergulho e a educação do grande público para a prática.

A aventura submarina apresenta uma breve história geral do mergulho e do SCUBA — esta última acompanhada em primeira mão pelo autor. Além disso, o livro aborda vários outros temas da exploração submarina: do cultivo de algas à arqueologia marinha. O estilo de Diolé privilegia a perspectiva da experiência do mergulho e não tanto os aspectos técnicos. Suas descrições revelam o deslumbramento e paixão do autor pelo oceano!

Infelizmente, já faz algum tempo que o livro não ganha uma nova publicação no Brasil, mas suas edições mais antigas podem ser facilmente encontradas em sebos na internet.

4. Mergulho na escuridão

Mergulho na escuridão é um dos melhores livros sobre mergulho

Escrito pelo autor norte-americano Robert Kurson, o livro narra a história real dos renomados mergulhadores John Chatterton e Richie Kohler, que em 1991 descobriram, na costa de Nova Jersey, nos Estados Unidos, o naufrágio de um submarino alemão utilizado na Segunda Guerra Mundial.

O livro detalha as operações de mergulho envolvidas na investigação para identificar a origem do submarino, e acaba revelando uma série de informações interessantes sobre a história dessa guerra, dos tripulantes do submarino e dos próprios mergulhadores que o descobriram. Publicado em 2004 e com milhares de cópias vendidas no mundo todo, Mergulho na escuridão é um verdadeiro best-seller.

5. Peixes marinhos do Brasil: guia prático de identificação

Peixes Marinhos do Brasil, livro obrigatório para qualquer mergulhador

Este catálogo escrito pelo biólogo marinho brasileiro Marcelo Szpilman foi elaborado para facilitar a identificação de peixes ao longo do litoral do Brasil. O livro contém noções de biologia marinha e oceanografia, além de apresentar todas as principais espécies — incluindo cerca de 420 chaves de identificação visual bastante detalhadas.

Mesmo não sendo diretamente relacionado ao mergulho, esse livro é muito interessante para qualquer mergulhador, já que pode ajudar a ampliar os conhecimentos a respeito da fauna marinha e a aproveitar melhor qualquer atividade subaquática.

Esperamos que você encontre muito combustível para refletir ao ler esses livros sobre mergulho. Eles contêm muitas informações e ideias interessantes sobre a natureza, a história e a experiência dessa atividade tão apaixonante.

Outra forma igualmente eficiente de aprender sobre mergulho é assistindo bons documentários! Por isso, convidamos você a conferir nossa lista: 6 filmes sobre mergulho que você precisa assistir!

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.
Avatar

Fabiano "Dushi" Silva

CEO e Sócio Fundador | MSDT - Master Scuba Diver Trainer at EVIDIVE - Escola de Mergulho