6 documentários e filmes de mergulho que você precisa assistir

[activecampaign form=37][activecampaign form=35]Quem gosta de mergulho ou simplesmente de apreciar a vida marinha com certeza adora assistir documentários e filmes de mergulho. Uma boa pedida são os programas de canais como Animal Planet ou Discovery Channel, sempre bem informativos e cheios de belas imagens.

Mas existem muitos filmes excelente com a temática de mergulho e fundo do mar. E para te ajudar naquele momento em que bate uma vontade de assistir alguma coisa, fizemos uma lista com 6 filmes de mergulho (todos documentários) que vão te deixar inspirado para conhecer melhor esse universo.

Ah, e uma dica: alguns deles estão disponíveis na Netflix! Vamos lá:

1. Mission Blue

Este documentário original da Netflix apresenta a luta de Sylvia Earle, uma bióloga marinha que trabalha há mais de 60 anos para salvar a vida marinha de ameaças causadas pelos seres humanos, como despejos de resíduos tóxicos e a pesca ilegal.

São pouco mais de 1h30 de cenas repletas de informações importantes sobre o impacto da vida humana nos mares.

Ao mesmo tempo em que busca conscientizar o espectador, Mission Blue é cheio de imagens que revelam toda a beleza dos oceanos e é inspirador ao mostrar a coragem de pessoas como Sylvia, que seguem lutando por um mundo melhor.

2. Em Busca dos Corais

Mais um documentário original da Netflix na lista! Este filme mostra um time de mergulhadores, cientistas e fotógrafos do mundo todo se empenhando em retratar o rápido desaparecimento de recifes de coral, que nos últimos anos estão morrendo em proporções alarmantes.

Filmado ao longo de três anos, a equipe de Em Busca dos Corais registrou mais de 500 horas de filmagens subaquáticas em mais de 30 países diferentes! O resultado é um filme visualmente deslumbrante e que ao mesmo tempo traz um importante alerta a respeito da preservação da vida marinha.

3. The Blue Planet

Sem dúvidas, esse documentário da BBC é um dos mais completos sobre os mares: são 8 episódios com cerca de 50 minutos cada. Todo o trabalho e dedicação foram reconhecidos com dois Emmys — incluindo o prêmio de melhor fotografia.

Das profundezas aos litorais, The Blue Planet nos mostra paisagens de tirar o fôlego e apresenta os hábitos de vida de diversas espécies marinhas. A série já foi assistida por mais de 12 milhões de pessoas e certamente merece destaque em uma lista de filmes de mergulho.

4. Desafio do Mar Profundo

Este documentário dirigido por James Cameron (o responsável por filmes épicos como Titanic e Avatar) mostra a busca do cineasta por formas de vida marinha nunca antes registradas por câmeras.

O projeto era um sonho antigo de Cameron, que projetou o submarino utilizado nas filmagens para alcançar mais de 10 mil metros de profundidade. A empreitada histórica rendeu cenas lindas e inéditas, revelando as profundezas do oceano para quem sempre teve curiosidade para conhecer melhor esse universo único.

O resultado dessa aventura de um diretor megalomaníaco foi uma verdadeira revolução nas técnicas de filmagem subaquáticas e na forma como filmes de mergulho são feitos.

5. O Mundo do Silêncio

Lançado em 1956 e vencedor do Oscar de Melhor Documentário e da Palma de Ouro em Cannes, esse filme é resultado de um trabalho de dois anos. O projeto foi co-dirigido pelo famoso Jacques Cousteau, considerado o pai do mergulho, em parceria com o cultuado cineasta francês Louis Malle.

O filme, que mostra as profundezas do Mediterrâneo, do Golfo Pérsico e do Oceano Índico, foi um dos primeiros a utilizar imagens subaquáticas coloridas. As imagens certamente ficaram na memória de muitas pessoas na época e inspiraram muitos mergulhadores. Cousteau retrata a riqueza do habitat marinho e a intervenção humana naquele ambiente, com os barcos naufragados.

Para saber mais da importância de Jacques Costeau para o mergulho, leia o nosso artigo sobre a História do Mergulho.

6. Jago: A Life Underwater

Este documentário (disponível na Netflix!) de apenas 48 minutos de duração tem como foco o mergulho livre — ou seja, sem equipamentos, em que o mergulhador conta apenas com a resistência de seu corpo.

A história retratada é a de Rohani, um senhor de 80 anos que vive na Indonésia. Em meio a ilhas paradisíacas e casas de palafitas à beira do mar, ele se lança em grandes profundidades com apenas o ar de seus pulmões, seguindo a tradição de pesca subaquática de seu povo. Jago: A Life Underwater nos revela um universo que nem imaginávamos que pudesse existir!

E aí, o que achou da nossa lista? Sentiu falta de algum filme que não mencionamos? Compartilhe ele com a gente nos comentários!

Compartilhe: