Conheça os 4 melhores lugares para ver baleias no Brasil

As baleias estão entre os animais mais majestosos do planeta: sua combinação de tamanho (são os maiores animais do mundo) e graciosidade faz com que cada lugar em que as baleias estejam seja um verdadeiro espetáculo.

Nós, brasileiros, fomos privilegiados: alguns dos melhores lugares do mundo para ver baleias, ficam aqui! Isso acontece porque as baleias são animais migratórios e precisam viajar para águas mais quentes para poder dar à luz aos seus bebês. Algumas cidades brasileiras, para nossa sorte, foram escolhidas para ser berçário das baleias jubarte e franca.

Esses lugares são os melhores para ver baleias no Brasil. Continue lendo e descubra quais são!

1. Abrolhos (BA)

Abrolho é um bom lugar para ver baleias no Brasil

Abrolhos é um pequeno arquipélago formado por cinco ilhas, que fica próximo ao litoral da Bahia. Devido à sua biodiversidade (a maior do Atlântico Sul), foi declarada a primeira área marinha ambientalmente protegida do Brasil. Para ficar ainda mais interessante, de julho a novembro, Abrolhos funciona como berçário para o maior grupo de baleias jubarte do mundo.

As baleias jubarte podem chegar à 14 metros e pesar até 40 toneladas e surpreendem qualquer um com seus saltos acrobáticos. A população dessa espécie, que recentemente saiu da lista de extinção, só tem aumentado e, por isso, é cada vez mais fácil ver baleias por lá.

2. Praia do Forte (BA)

A Praia do Forte, na Bahia, é um dos melhores lugares para ver baleias no Brasil

A Praia do Forte fica no município de Mata de São João, a apenas 80 km de Salvador. Além de ser um ótimo lugar para ver baleias jubarte, a Praia do Forte ainda conta com a atuação do Instituto Baleia Jubarte, que pesquisa a espécie e trabalha no resgate de animais encalhados. Além disso, a instituição transforma o turismo em um instrumento de conservação e valorização das baleias jubarte.

Na Praia do Forte, você também pode visitar o Espaço Jubarte, onde aprenderá mais sobre essa espécie. O lugar conta com painéis interativos, réplicas de baleias e até um esqueleto de jubarte completo.

3. Vitória (ES)

Vitória, no Espírito Santo, é um bom lugar pra ver baleias

Vitória, capital do Espírito Santo, é agraciada todo ano com a migração das baleias jubarte. Por muito tempo, se acreditou que as baleias não davam à luz no litoral capixaba, mas apenas eram avistadas de passagem.

No entanto, uma pesquisa recente comprovou que as jubartes nascem também no litoral de Vitória. Para quem deseja presenciar as espetaculares acrobacias e jatos de água destas gigantes, esse é um ótimo destino.

4. Rota da Baleia Franca (SC)

Rota da Baleia Franca é um ótimo lugar para quem quer ver baleias no Brasil

Rota da Baleia Franca é um percurso que inclui as cidades catarinenses de Laguna, Imbituba e Garopaba ― que funcionam como berçário para as baleias francas. Elas chegam a pesar 60 toneladas e podem medir até 18 metros e têm esse nome pois são animais de hábitos dóceis e costeiros, o que torna fácil a sua observação.

Mas atenção: para ver baleias é preciso estar no lugar certo na hora certa. Por isso, busque um guia profissional. Além disso, como a observação acontece nos meses de inverno, aproveite o preço baixo dos hotéis e demais serviços.

Se você planeja visitar algumas dessas cidades para ver baleias, é bom ter em mente uma coisa: a maioria dos lugares em que você avistar esses belos animais está também cheia de pontos de mergulho. Através do mergulho é possível conhecer muitos outros animais e ver como eles se comportam em seu habitat natural ― debaixo d’água.

Quer conferir mais conteúdos como esse e aprender mais sobre mergulho e temas relacionados ao mar? Então, não perca tempo e assine a nossa newsletter!

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.
Avatar

Fabiano "Dushi" Silva

CEO e Sócio Fundador | MSDT - Master Scuba Diver Trainer at EVIDIVE - Escola de Mergulho