Não é à toa que Arraial do Cabo é considerada por muitos a “capital brasileira do mergulho” e um dos melhores destinos de mergulho do país. Além da excelente visibilidade da água e da quantidade de pontos de mergulho ? quase trinta, ao todo ?, há ainda a enorme diversidade de atrativos embaixo d’água: corais, grutas, naufrágios e muita vida marinha.
É certo que depois de aprender sobre os pontos de mergulho em Arraial do Cabo, você vai entender porque a cidade é tão procurada por mergulhadores do Brasil inteiro. Acompanhe a seguir!
Saco dos Ingleses
O Saco dos Ingleses, localizado na Ilha do Cabo Frio ? ou Ilha do Farol, como também é conhecida ?, tem esse nome devido ao naufrágio da fragata inglesa Thetis, que ocorreu em 1830. Junto com a embarcação, afundou um enorme tesouro, que reza a lenda, ainda não foi totalmente recuperado! Do navio, é possível contemplar destroços da caldeira, da estrutura da embarcação e até mesmo dois canhões!
Ilha dos Franceses
A Ilha dos Franceses atrai muitos mergulhadores devido à boa visibilidade da água e à presença da vida marinha ? cações são os peixes mais comuns no no local. No entanto, o maior atrativo é mesmo o naufrágio do Dona Paula. Esta embarcação era um navio de batalha que participou de operações na Guerra do Paraguai!
Em 1827, em uma perseguição a um navio pirata, a tripulação se deparou com situações meteorológicas ruins, de visibilidade baixa, devido à cerração. O navio acabou se chocando contra a Ilha e se perdendo completamente. Coisa de filme, não é mesmo? Hoje, durante os mergulhos, é possível contemplar vários canhões, a âncora e um guindaste.
Ilha dos Porcos
A Ilha dos Porcos tem pontos que vão dos 13 aos 23 metros de profundidade, e é bastante visada para check-outs, mas também atrai muitos mergulhadores experientes.
Além da ótima visibilidade e da água gelada, o grande diferencial dos pontos da Ilha é a diversidade da vida marinha. Alguns dos animais mais populares da região são: gorgônias, tartarugas, peixes-pedra, arraias, lagostas e cardumes de peixes de várias espécies.
Gruta Azul
Localizada na Ilha do Cabo Frio, a Gruta Azul é uma abertura em uma rocha que pode ser encontrada a 10 metros de profundidade. Depois de entrar na Gruta, o mergulhador seguirá por um túnel horizontal até encontrar a chaminé ? uma fenda de dois a três metros de largura ? por onde é possível sair. Esse mergulho, no entanto, é recomendado a mergulhadores mais experientes. Além disso, só é possível mergulhar em dias de águas calmas.
Gruta da Camarinha
Existem duas entradas para a Gruta da Camarinha: uma ao sul, aos 12 metros de profundidade, e outra ao leste, na faixa dos 15 metros. O túnel da gruta, por sua vez, atinge a profundidade máxima de 35 metros! Como não é possível fazer saídas de emergências, é preciso tomar cuidado com o consumo de ar.
A visibilidade, além disso, também é baixa, pois há pouca luz no interior da Gruta. Por fim, o passeio só pode ser feito em dias calmos: a correnteza lá dentro é relativamente forte. Por essa série de razões, esse mergulho é recomendado para mergulhadores experientes, especialmente aqueles com certificação em Overhead!
…
Impossível não querer conhecer pelo menos um dos pontos de mergulho em Arraial do Cabo, não é? Boa visibilidade, água gelada, vida marinha abundante e muitos atrativos como naufrágios, grutas e corais fazem da cidade um destino obrigatório para mergulhadores de todos os níveis!
A Evidive organiza saídas de mergulhos para várias cidades do litoral do Rio de Janeiro. Arraial do Cabo é uma delas! Se ficou interessado em conhecer os preços e as datas das saídas, acesse nossa página de Mergulho em Arraial do Cabo!