A Ilha Grande é uma das principais ilhas do litoral brasileiro. Localizada no município de Angra dos Reis (no Rio de Janeiro), o lugar é um grande ponto turístico para quem está buscando tranquilidade e diversão.
Pensando nisso, reunimos nesse artigo 4 ideias de passeios em Ilha Grande para quem quer conhecer melhor essa cidade tão fantástica. Confira a seguir nossas dicas:
1. Faça trilhas incríveis!
A Ilha Grande está cheia de trilhas muito legais pra quem curte ficar perto da natureza e se exercitar!
A trilha mais conhecida e recomendada é a trilha Abraão x Dois Rios, que liga a Vila do Abraão até a Praia de Dois Rios. Ela leva cerca de 2h para ser percorrida e é nessa região em que funcionava o antigo presídio Cândido Mendes, desativado desde 1994. Passeando por esta trilha é possível observar as ruínas da construção integradas à mata nativa.
A trilha que parte da Vila do Abraão até a Praia de Lopes Mendes é outra bastante recomendada. Com 6 km de extensão, ela leva cerca de 3 horas para ser percorrida. A recompensa no final é maravilhosa, já que Lopes Mendes é considerada uma das melhores praias do Brasil.
2. Curta uma boa praia
As praias de Ilha Grande são algumas das mais bonitas e procuradas do Rio de Janeiro. Além de lindas, possuem diferentes características, sendo procuradas tanto por quem quer surfar, quanto por quem deseja apenas relaxar.
A Praia do Aventureiro é considerada uma das mais paradisíacas, com seus 500 metros de extensão e uma areia fina e gostosa, além de um mar raso – ideal para levar as crianças. Um de seus pontos mais famosos é o “coqueiro deitado”, cartão postal de Ilha Grande.
Já a Praia de Lopes Mendes, que citamos ao falar das trilhas, conta com 3 km de areia branca e é considerada quase deserta, ideal para aqueles turistas que estão em busca de paz. Para quem está buscando mais infra-estrutura, como lugares para comer, o melhor é ficar nas praias da Enseada do Abraão!
3. Conheça a gastronomia de Ilha Grande
Ilha Grande tem muitas opções interessantes para quem gosta de comer bem, principalmente frutos do mar. O prato típico é o peixe com banana e a maioria dos restaurantes prepara suas refeições com ingredientes pescados por lá mesmo.
Na Vila do Abraão, que é o principal bairro da ilha, a maioria da população é de pescadores e pessoas que vivem em função do turismo. Lá é possível encontrar diversos peixes frescos preparados de forma artesanal.
Já a praia Saco do Céu, que tem esse nome por seu formato lembrar uma sacola, conta com alguns bons pontos gastronômicos para quem deseja um programa a dois. O destaque fica por conta do elogiado restaurante Reis e Magos, com uma ambientação rústica e agradável.
4. Mergulhe em Ilha Grande – Angra dos Reis
Ilha Grande é um dos destinos mais procurados por quem quer fazer mergulho autônomo – aquele com todo o equipamento e que te permite ver de perto o fundo do mar, sabe?
Isso porque a vida marinha da região é linda e as águas são uma delícia, com uma temperatura agradável e uma boa visibilidade. Ilha Grande também conta com uma das maiores concentrações de naufrágios de todo o planeta. Já pensou na emoção de ver de perto uma embarcação naufragada?
Nossa escola de mergulho tem a Ilha Grande como um destino para viagens e também como o check-out do nosso Curso de Mergulho. Ou seja, organizamos viagens para lá com frequência e levamos nossos alunos para mergulhar com a gente!
…
E aí, gostou da nossa lista?
E que tal mergulhar em Ilha Grande com a Evidive? Entre em contato com a gente, vamos te atender com o maior prazer!