Você já se perguntou qual a maior profundidade que um mergulhador pode atingir? O mergulho autônomo, ou seja, aquele realizado com o equipamento SCUBA que permite o mergulhador respirar debaixo d’água, possibilita que o homem ultrapasse os limites do próprio corpo e mergulhe em profundidades nunca antes exploradas.

Mas até onde é possível mergulhar?

Qual a maior profundidade que um mergulhador pode atingir?

O mergulho autônomo utiliza cilindros de ar e, por isso, quem o realiza não precisa ser um recordista em apneia. O obstáculo é outro: a pressão.

A pressão no nível do mar (superfície) é de 1 atmosfera. Ao mergulhar esse valor aumenta mais 1 atmosfera a cada 10 metros. Então, em uma profundidade de 30 metros, por exemplo, a pressão sobre o corpo do mergulhador é de 4 atm.

Uma outra questão que precisa ser observada por mergulhadores diz respeito à Lei de Boyle, que aprendemos no colégio. Segundo essa lei, “quanto maior a pressão, menor o volume do gás“. Se um recipiente que está no nível do mar contém 1 litro de ar, aos 10 metros de profundidade, esse volume cairá para 1⁄2 litro.

Por isso, o equipamento de mergulho SCUBA e as técnicas aprendidas em um Curso de Mergulho estão preparados para ajudar o mergulhador a contornar esses potenciais problemas. O mergulho recreacional é uma atividade muito segura.

Qual é a profundidade atingida por mergulhadores comerciais?

Quando falamos de mergulho comercial, estamos falando de pessoas que muitas vezes atingem altíssimas profundidades em seus empregos. É o caso de pessoas que trabalham na fixação de estruturas de pontes ou em plataformas de petróleo, por exemplo.

A média alcançada por mergulhadores comerciais é de 300 metros de profundidade. Isso equivale a sentir o peso de 45 toneladas sobre as costas, e por isso, esses profissionais precisam de muito treinamento e equipamentos bem diferentes dos utilizados no mergulho recreacional.

Maior profundidade que um mergulhador comercial pode atingir

E você achava que o seu trabalho era difícil?

Qual é a profundidade atingida por recordistas mundiais de mergulho?

Alguns mergulhadores tentam quebrar recordes mundiais, participando de competições de profundidade. Tudo para testar os limites registrados até agora!

O recorde oficial de Mergulho Mais Profundo pertence a Ahmed Gamal Gabr, mergulhador egípcio que alcançou 332,35 metros de profundidade em alto mar. Foram 15 minutos para realizar a descida completa e cerca de 13 horas para retornar à superfície.

Confira o vídeo do treinamento de Ahmed para realizar a descida histórica. Foram necessários muitos cilindros de ar e cabos para ajudá-lo a descer os 332 metros.

O retorno demorado se deve às paradas descompressivas, que existem para evitar riscos causados por se respirar em pressões diferentes. O recordista anterior era o português Nuno Gomes (318,25 metros).

Bom, se você não planeja bater nenhum recorde, você pode viver aventuras um pouco mais lights com o mergulho recreacional.

A profundidade máxima no mergulho recreacional

Depois de realizar um Curso de Mergulho, o aluno recebe uma credencial que afirma que ele está apto a mergulhar até 18 metros de profundidade. O ideal é que cada mergulhador entenda seus limites e saiba até onde se sente confortável em ir, independente de seu certificado.

O limite máximo para o mergulho recreacional dentro da PADI é de 40 metros. Para mergulhar nessa profundidade, é preciso ter bastante prática e realizar alguns cursos específicos.

Para atingir maiores profundidades, é necessário utilizar uma combinação de gases diferente e aprender algumas técnicas específicas.

Agora que você já sabe qual a maior profundidade que um mergulhador pode atingir, seja ele profissional ou não, ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre mergulho?

Curta a página da nossa escola de mergulho no Facebook e fique por dentro dos nossos cursos de mergulho. Quem sabe você não vem apostar nesse novo hobby?

Compartilhe:
Escrito por Fabiano Escrito por Fabiano "Dushi" Silva

ARTIGOS RELACIONADOS

 

 

 

 

 

Fechar galeria
EVIDIVE LOGO