Mergulho em apneia: o que é e como funciona essa prática?

Diferentemente do mergulho autônomo, em que o mergulhador utiliza um equipamento que permite respirar de forma autônoma para focar na apreciação da natureza, o mergulho em apneia acontece simplesmente com o ar dos pulmões.

Esse é o mergulho que fazemos todas as vezes que nadamos e prendemos a respiração debaixo da água. Contudo, essa prática também é reconhecida como um esporte em que encontramos diversas modalidades e recordes de tempo de submersão, como veremos a seguir.

O que é o mergulho em apneia?

Sempre que fazemos um mergulho livre, ou seja, sem o uso de equipamentos de respiração, estamos realizando o mergulho em apneia. Se você já nadou alguma vez na vida, provavelmente já teve essa experiência!

O mergulho em apneia nada mais é que mergulhar com o ar dos pulmões. Mas a história não fica apenas nas pequenas submersões que realizamos em uma piscina, prendendo a respiração. Isso porque o mergulho em apneia é também um esporte que tem adeptos no mundo todo.

O mergulho em apneia é um esporte

Karol Meyer, brasileira recordista em mergulho em apneia
A recordista brasileira em mergulho em apneia Karol Meyer, mergulhando em Fernando de Noronha. Foto: Karol Meyer – Youtube

Alguns recordistas mundiais, como a brasileira Karol Meyer, já conseguiram descer mais de 100 metros abaixo da superfície da água. A presença de Karol no Guinness Book é resultado da apneia estática com inalação prévia de oxigênio, em que ela bateu o recorde de 18 minutos e 32 segundos! Já sem a inalação prévia de oxigênio, no Panamericano, Karol chegou aos 7 minutos e 18 segundos.

As principais modalidades do mergulho em apneia são:

Apneia estática

Nessa prática esportiva, o mergulhador deve se manter debaixo da água o maior tempo possível em uma única posição escolhida por ele ou pelas regras da competição. Tudo sem a ajuda de aparelhos, claro.

Apneia dinâmica

Nessa modalidade, os atletas devem percorrer a maior distância possível estando submersos. Ela ainda se divide em competições com ou sem o uso de nadadeiras.

Apneia sprint 25-50m

Nessa competição, o mergulhador precisa percorrer 25 ou 50 metros submerso, mantendo o fôlego e sendo o mais veloz possível, pois a vitória vai justamente para o mais rápido.

Lastro constante

Essa é uma prática mais comum no mar e em lagos, em que o praticante utiliza um cinto de lastro que impede que ele suba e colabora para a submersão mais funda possível, sem a ajuda de um cabo-guia.

Imersão livre 

Para a imersão livre não há o uso de cinto lastro ou nadadeiras. Dessa forma, o nadador deve descer o máximo possível com o apoio de um cabo guia e em apneia. Sendo assim, essa é uma das modalidades consideradas mais naturais do mergulho em apneia.

Estas são algumas das competições do mergulho livre. Cada uma delas com um desafio diferente que pode trazer para o atleta títulos mundiais e nacionais.

Além dos esportistas que praticam o mergulho em apneia em diversas modalidades de submersão, outros atletas, como os surfistas e nadadores, costumam treinar técnicas de apneia, já que eles podem precisar delas durante suas competições.

As diferenças entre mergulho livre e autônomo

Se você não é um praticante do mergulho em apneia e não tem interesse em buscar recordes e campeonatos, provavelmente não consegue ficar por muito tempo embaixo da água. Por isso, existem maneiras de conseguir aproveitar o fundo do mar sem precisar correr os riscos de ficar sem ar por lá.

Para praticar o mergulho autônomo você não precisa ser um super-atleta e ter coleções de recordes. Com o equipamento utilizado pelos mergulhadores autônomos você pode viver grandes momentos de lazer e contemplar todas as maravilhas do mundo subaquático junto com seus amigos em diversos lugares do mundo.

Agora que você já sabe o que é o mergulho em apneia, confira nosso artigo sobre as diferenças entre o Mergulho Livre e o Mergulho Autônomo.

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.
Avatar

Fabiano "Dushi" Silva

CEO e Sócio Fundador | MSDT - Master Scuba Diver Trainer at EVIDIVE - Escola de Mergulho