Evidive

Evidive - Concept Dive Center

Equipamentos de mergulho: 4 cuidados necessários que você precisa ter

Aproveitar as mais lindas praias do litoral brasileiro em atividades de mergulho, faz com que seus equipamentos se tornem os seus melhores companheiros de aventura. E para quem ama mergulhar, os cuidados com os equipamentos são de extrema importância, afinal sem eles você não conseguiria fazer o que mais ama: mergulhar!

Principalmente quando o mergulhador está em contato direto com a água salgada, sendo necessário todo o cuidado e a manutenção logo após a prática, pois o sal pode ser muito corrosivo. Por essas e outras razões, é necessário saber que cada equipamento exige uma atenção diferente para manter o seu equipamento de mergulho em dia, garantindo um bom desempenho e mais durabilidade.

Pensando nesses cuidados, separamos 4 cuidados essenciais que vão fazer toda a diferença. Confira-os a seguir!

1- Roupa de Neoprene: Um dos itens mais importantes para o seu equipamento de mergulho e também um dos que mais exige cuidados durante a limpeza. Assim como já informado, durante o mergulho em águas salgadas, é recomendado que também se faça a limpeza das roupas de neoprene quando chegar em casa após o uso no mar.

Lembre-se também de nunca deixá-las de molho em produtos químicos como sabão, dê preferência a enxaguar com bastante abundância em água potável. Se ainda assim, você quiser deixar um ar perfumado, coloque um pouquinho de amaciante de roupa na água que você irá lavar a peça e para secá-la, deixe sempre na sombra para evitar o ressecamento do material

Para guardar, opte por deixar a peça aberta e pendurada em um cabide próprio, mantendo-a em local seco e arejado. Você também pode passar um spray de silicone no zíper, borracha dos punhos e pescoço para ajudar na conservação.

2- Máscara de mergulho: Para evitar o surgimento de fungos, lave-a em água corrente e utilize um pano macio para retirar o excesso de água. Para garantir que toda umidade seja eliminada, deixe-a em um local com sombra para que ela fique totalmente seca.

Na hora de armazená-la, utilize o mesmo recipiente em que ela chegou no momento da compra ou caso você não tenha mais, opte por um reservatório que tenha espaço com folga para a sua máscara.

3- Skornel: Esse equipamento ainda precisa de mais atenção do que os outros, pelo fato de estar na sua boca! É recomendado que ele seja lavado em água corrente e deixe-o secar bem em um local com sombra. 

Se você já notou a presença de fungos, deixe-o de molho na mistura de água e cloro e sem seguida use uma escova de mamadeira de criança para lavar bem o tubo e remover qualquer resquício que tenha se formado.

Seu armazenamento também deve ser feito dentro de um utensílio plástico e sempre em local seco e arejado.

4- Nadadeiras: Para uma maior duração, é indicado que após o uso você guarde suas nadadeiras de forma reta, sem dobrar ou colocá-las uma sobre a outra. E jamais seque-as ou as armazene em pé na parede, pois isso faz com que elas deformem.

Caso você ainda tenha aqueles protetores de fábrica utilize-os, pois quanto mais reta elas forem armazenadas, menores os riscos de deformação do seu equipamento. Lave-as sempre em água corrente e deixe-as secar bem para evitar a proliferação de fungos ou bactérias, assim como a roupa de neoprene.

Utilize também, se necessário, o silicone em spray para auxiliar no processo de conservação.

Gostou das dicas? Então assine nossa newsletter para não perder nenhuma novidade. Nos vemos no próximo post!?

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.