Recentemente está se tornando cada vez mais comum a busca por atividades que tragam benefícios para a saúde mas que não sejam – como alguns pensam –  tão maçantes e repetitivas como os ambientes de academia e musculação. Por conta desse fator, atividades como o mergulho estão se destacando e cada vez mais ganhando espaço no gosto popular.

Embora existam categorias de mergulho que possam ser realizadas na modalidade esportiva, como o mergulho freediver por meio das técnicas de apneia, a atividade também pode ser realizada como um hobbie que traz benefícios tanto para a saúde física quanto mental. Neste artigo, separamos algumas delas para que você possa entender a capacidade incrível que o mergulho tem para mudar vidas!

 

#1 – Melhora da capacidade respiratória 

 O mergulho ensina um modo calmo e lento de respirar. Isso faz com que você consiga treinar e controlar a intensidade de sua respiração, utilizando o oxigênio do ar que você respira de forma mais eficiente. A técnica ajuda o seu corpo a produzir mais energia, estimulando a circulação sanguínea, assim, o  coração precisa fazer menos esforço para bombear o sangue.

 

#2 – Bom condicionamento físico

Normalmente, as atividades aquáticas fazem com que os músculos trabalhem mais, porque a água oferece mais resistência do que o ar. Ao mergulhar, você também carrega um equipamento de mergulho, o que exige um pouco mais de esforço. Dessa forma, os músculos se fortalecem, ganham flexibilidade e o corpo sofre menos com os impactos físicos, já que a água é capaz de amenizá-los.

 

#3 – Redução de estresse

Ao movimentar o corpo, o nível de cortisol (hormônio associado ao estresse) é reduzido, e a endorfina (hormônio do “bem-estar”) é liberada. Além disso, você se esquece dos problemas e descansa a mente enquanto mergulha, já que a sua concentração estará em apreciar as maravilhas do mundo aquático e curtir o momento.

 

#4 – A exposição ao sol

O mergulho, por ser uma atividade realizada ao ar livre e muitas vezes durante o dia, oferece ao praticante da atividade uma exposição a luz solar, o que ajuda na produção da vitamina D. Essa vitamina, ajuda a manter uma maior taxa de absorção de cálcio, o que contribui para ossos fortes e saudáveis, a exposição ao sol também produz endorfina (hormônio da felicidade) em nossos cérebros.

 

#5 – Socialização

O mergulho é uma atividade frequentemente realizada em grupo. Por isso, a interação social com seus colegas mergulhadores sempre será frequente, amizades duradouras podem surgir em viagens de mergulho, sendo fácil desenvolver um vínculo com pessoas que já tem uma paixão em comum com você. Aumentar o ciclo social e realizar interações humanas é essencial para a boa manutenção da saúde mental.

Compartilhe:

ARTIGOS RELACIONADOS

 

 

 

 

 

Fechar galeria
EVIDIVE LOGO