Conheça os 7 principais pontos de mergulho em Paraty

Os pontos de mergulho em Paraty estão entre os melhores do Brasil. Enquanto a água cristalina e o mar calmo fazem da cidade um excelente destino de mergulho para iniciantes, a diversidade de pontos é um grande atrativo para os mergulhadores mais experientes.

Além disso, os pontos de mergulho em Paraty são muito bem mapeados, o que garante ainda mais segurança aos praticantes da atividade. Como se isso tudo não bastasse, há ainda várias atrações aquáticas, como polvos, um navio naufragado e estátuas que tornarão a experiência ainda mais interessante. Confira a seguir os principais pontos de mergulho da região!

1. Ilha dos Meros

Ilha dos Meros é um dos principais Pontos de mergulho em Paraty
Mergulhadora ao lado da estátua submersa do Cristo Redentor na Ilha dos Meros.

Profundidade máxima: 21 metros

Esse ponto conta com uma formação rochosa diversificada, com tocas e passagens. A vida marinha é também bastante variada, e cardumes, estrelas do mar e crustáceos podem ser observados com relativa facilidade.

Um dos principais atrativos da Ilha dos Meros é uma estátua do Cristo Redentor submersa, que rende ótimas fotos. Além disso, há um parcel de cerca de 300 metros que vale a pena ser percorrido.

2. Ilha dos Ratos

Profundidade máxima: 12 metros

O principal destaque da Ilha dos Ratos é uma estátua de Netuno, o deus romano dos mares. Outro grande atrativo é a fauna marinha bastante diversificada — muitos peixes de grande porte costumam ser vistos por lá, como badejos miras e garoupas.

O ponto ainda é bastante recomendado para quem gosta de mergulhos noturnos.

3. Ilha dos Cocos

Ilha dos Cocos é um dos principais pontos de mergulho em Paraty
Vista aérea da Ilha dos Cocos, um dos pontos de mergulho em Paraty mais procurados por mergulhadores.

Profundidade máxima: 8 metros

Para muitos mergulhadores, a Ilha dos Cocos é o ponto de mergulho em Paraty que tem a água mais límpida. Seus diferenciais são uma caverna — um lugar magnífico para fotos, diga-se de passagem — e a presença de polvos.

A Ilha dos Cocos é bastante procurada por mergulhadores de longa data, visto que muitos dos seus pontos exigem certa experiência.

4. Ilha Comprida

Ilha Comprida é um dos principais pontos de mergulho em Paraty
Pessoas praticando mergulho com snorkel cercadas de peixes em Ilha Comprida – Paraty.

Profundidade máxima: 12 metros

A Ilha Comprida tem uma enorme população de peixes de espécies pequenas, sendo, inclusive, um ponto de desova. Como suas águas são bastante calmas, é uma das preferidas das escolas de mergulho para realizar check-outs com seus alunos ou batismos de mergulho!

A região também é bastante buscada por pessoas que querem praticar snorkeling, já que a quantidade de lindos peixes próximos à superfície permite um contato bem próximo da vida marinha da região.

5. Cajaíba

Profundidade máxima: 28 metros

Na Ponta da Cajaíba está um dos mais interessantes pontos de mergulho em Paraty: o Naufrágio Paulista, que ocorreu em 1913 e que tem 60 metros de comprimento.

Não há muitos espaços para penetrar no navio, ainda mais porque a visibilidade da região é um pouco complicada, mas a vista de fora já é impressionante.

6. Laje dos Meros

Laje dos Meros é um dos principais pontos de mergulho em Paraty
Foto tirada em mergulho na Laje dos Meros, ponto de mergulho próximo à Ilha dos Meros

Profundidade máxima: 22 metros

A Laje dos Meros fica próxima da Ilha dos Meros e é um dos lugares em que é mais fácil conhecer a diversidade da vida marinha em Paraty.

Nesse ponto de mergulho há uma pedra que aflora na superfície, e que pode ser acompanhada durante o mergulho até os seus 22 metros de profundidade! É em torno dela que a vida marinha transita em abundância. Além disso, a região é notável por sua boa visibilidade.

7. Parcel dos Meros

Laje dos Meros é um dos principais pontos de mergulho em Paraty
Vida marinha da Laje dos Meros fotografada por em um mergulho!

Profundidade máxima: 25 metros

Esse ponto é o mais afastado da costa de Paraty, e é recomendado para mergulhadores experientes, pois apresenta correntes marítimas e ondulações intensas.

É uma área bastante profunda e muito bonita, que impressiona por suas formações rochosas cobertas de corais. No fundo dos seus 27 metros, é possível encontrar uma boia naufragada junto de suas correntes.

Além desses pontos, Paraty ainda conta com alguns outros, como a Praia Vermelha, a Praia da Lula, Paraty-mirim e a Praia dos Antigos. Por esse grande número de pontos muito bem mapeados, grande diversidade de atrações, boa visibilidade e vida marinha exuberante, Paraty é um destino obrigatório para qualquer mergulhador!

A Evidive realiza saídas de mergulho para Paraty e outras cidades do litoral do Rio de Janeiro. Para conferir nosso calendário de saídas e os preços, acesse nossa página de Mergulho em Paraty!

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.
Avatar

Fabiano "Dushi" Silva

CEO e Sócio Fundador | MSDT - Master Scuba Diver Trainer at EVIDIVE - Escola de Mergulho