Evidive

Evidive - Concept Dive Center

Conheça os 7 principais pontos de mergulho em Paraty

Os pontos de mergulho em Paraty estão entre os melhores do Brasil. Enquanto a água cristalina e o mar calmo fazem da cidade um excelente destino de mergulho para iniciantes, a diversidade de pontos é um grande atrativo para os mergulhadores mais experientes.

Além disso, os pontos de mergulho em Paraty são muito bem mapeados, o que garante ainda mais segurança aos praticantes da atividade. Como se isso tudo não bastasse, há ainda várias atrações aquáticas, como polvos, um navio naufragado e estátuas que tornarão a experiência ainda mais interessante. Confira a seguir os principais pontos de mergulho da região!

1. Ilha dos Meros

Ilha dos Meros é um dos principais Pontos de mergulho em Paraty
Mergulhadora ao lado da estátua submersa do Cristo Redentor na Ilha dos Meros.

Profundidade máxima: 21 metros

Esse ponto conta com uma formação rochosa diversificada, com tocas e passagens. A vida marinha é também bastante variada, e cardumes, estrelas do mar e crustáceos podem ser observados com relativa facilidade.

Um dos principais atrativos da Ilha dos Meros é uma estátua do Cristo Redentor submersa, que rende ótimas fotos. Além disso, há um parcel de cerca de 300 metros que vale a pena ser percorrido.

2. Ilha dos Ratos

Profundidade máxima: 12 metros

O principal destaque da Ilha dos Ratos é uma estátua de Netuno, o deus romano dos mares. Outro grande atrativo é a fauna marinha bastante diversificada — muitos peixes de grande porte costumam ser vistos por lá, como badejos miras e garoupas.

O ponto ainda é bastante recomendado para quem gosta de mergulhos noturnos.

3. Ilha dos Cocos

Ilha dos Cocos é um dos principais pontos de mergulho em Paraty
Vista aérea da Ilha dos Cocos, um dos pontos de mergulho em Paraty mais procurados por mergulhadores.

Profundidade máxima: 8 metros

Para muitos mergulhadores, a Ilha dos Cocos é o ponto de mergulho em Paraty que tem a água mais límpida. Seus diferenciais são uma caverna — um lugar magnífico para fotos, diga-se de passagem — e a presença de polvos.

A Ilha dos Cocos é bastante procurada por mergulhadores de longa data, visto que muitos dos seus pontos exigem certa experiência.

4. Ilha Comprida

Ilha Comprida é um dos principais pontos de mergulho em Paraty
Pessoas praticando mergulho com snorkel cercadas de peixes em Ilha Comprida – Paraty.

Profundidade máxima: 12 metros

A Ilha Comprida tem uma enorme população de peixes de espécies pequenas, sendo, inclusive, um ponto de desova. Como suas águas são bastante calmas, é uma das preferidas das escolas de mergulho para realizar check-outs com seus alunos ou batismos de mergulho!

A região também é bastante buscada por pessoas que querem praticar snorkeling, já que a quantidade de lindos peixes próximos à superfície permite um contato bem próximo da vida marinha da região.

5. Cajaíba

Profundidade máxima: 28 metros

Na Ponta da Cajaíba está um dos mais interessantes pontos de mergulho em Paraty: o Naufrágio Paulista, que ocorreu em 1913 e que tem 60 metros de comprimento.

Não há muitos espaços para penetrar no navio, ainda mais porque a visibilidade da região é um pouco complicada, mas a vista de fora já é impressionante.

6. Laje dos Meros

Laje dos Meros é um dos principais pontos de mergulho em Paraty
Foto tirada em mergulho na Laje dos Meros, ponto de mergulho próximo à Ilha dos Meros

Profundidade máxima: 22 metros

A Laje dos Meros fica próxima da Ilha dos Meros e é um dos lugares em que é mais fácil conhecer a diversidade da vida marinha em Paraty.

Nesse ponto de mergulho há uma pedra que aflora na superfície, e que pode ser acompanhada durante o mergulho até os seus 22 metros de profundidade! É em torno dela que a vida marinha transita em abundância. Além disso, a região é notável por sua boa visibilidade.

7. Parcel dos Meros

Laje dos Meros é um dos principais pontos de mergulho em Paraty
Vida marinha da Laje dos Meros fotografada por em um mergulho!

Profundidade máxima: 25 metros

Esse ponto é o mais afastado da costa de Paraty, e é recomendado para mergulhadores experientes, pois apresenta correntes marítimas e ondulações intensas.

É uma área bastante profunda e muito bonita, que impressiona por suas formações rochosas cobertas de corais. No fundo dos seus 27 metros, é possível encontrar uma boia naufragada junto de suas correntes.

Além desses pontos, Paraty ainda conta com alguns outros, como a Praia Vermelha, a Praia da Lula, Paraty-mirim e a Praia dos Antigos. Por esse grande número de pontos muito bem mapeados, grande diversidade de atrações, boa visibilidade e vida marinha exuberante, Paraty é um destino obrigatório para qualquer mergulhador!

A Evidive realiza saídas de mergulho para Paraty e outras cidades do litoral do Rio de Janeiro. Para conferir nosso calendário de saídas e os preços, acesse nossa página de Mergulho em Paraty!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.