Viagem para mergulho: 5 dicas que você precisa saber antes de planejar a sua

Uma das melhores coisas que o mergulho proporciona é a oportunidade de fazer viagens para conhecer lugares sob uma perspectiva diferente e de viver novas experiências. Mas antes de embarcar em uma viagem para mergulho, é necessário que ela seja planejada com cuidado.

Você sabe quais passos tomar para fazer uma viagem para mergulho inesquecível? Confira as cinco dicas que preparamos sobre esse assunto a seguir!

1. Com quem fazer a viagem para mergulho?

Com quem fazer a viagem para mergulho

A regra número 1 do mergulho autônomo e que você com certeza aprendeu no seu Curso de Mergulho é: nunca mergulhe sozinho. É essencial ter sempre a companhia de um “dupla”, que pode ser um amigo mergulhador ou algum colega que está junto com você na operação!

Uma opção interessante é participar de viagens organizadas por escolas de mergulho. Geralmente, são formadas turmas com bastante pessoas – com níveis de experiência diferentes –  para conhecer algum lugar legal. Essa é uma boa forma de fazer novas amizades com gente interessante!

Outra vantagem de viajar com uma escola de mergulho é não ter que se preocupar com as questões mais práticas, como hospedagemtransporteplanejamento e a operação do mergulho.

2. Para onde ir?

Viagem para mergulho onde?

A única preocupação que você precisa ter é a de escolher um bom destino e a melhor época para realizar a sua viagem. Selecionar o ponto específico do mergulho depende das condições climáticas do dia e o ideal é deixar esse papel para uma operadora de mergulho ou para a escola com que você está viajando.

O nosso país é bem privilegiado com lugares lindos e ricos em termos de vida marinha. Logo, destinos incríveis no Brasil para fazer uma viagem para mergulho é o que não falta, mesmo no estado de São Paulo.

Você também pode pensar  em se aventurar fora do país, já que o certificado do Curso de Mergulho garante a possibilidade de mergulhar em qualquer parte do mundo! Existem muitos lugares ao redor do mundo para mergulhar que valem muito a pena.

3. Como planejar um mergulho?

Tabela PADI, ideal para planejar uma viagem para mergulho

Durante as aulas do Curso de Mergulho, você aprendeu que todo mergulho deve ser planejado, certo?

Nesse caso, leve em consideração a tabela da PADI. Defina qual a profundidade deseja atingir e qual vai ser o seu tempo de fundo, para verificar na tabela o seu grupo de pressão. Lembre também de calcular o seu intervalo de superfície, e de aproveitar esse descanso para comer algum lanche e se hidratar.

De acordo com o tempo de intervalo de superfície realizado, observe na tabela qual é o grupo de pressão atual. Depois, estabeleça a profundidade do próximo mergulho — lembrando que os mergulhos seguintes têm profundidades menores do que as dos anteriores realizados no mesmo dia.

Dessa forma, é possível saber qual é a taxa de nitrogênio residual e o novo limite descompressivo. Para que não haja problemas, a soma do tempo de fundo que você desejar com a taxa de nitrogênio residual deve ser menor que o novo limite descompressivo.

4. Quais regras seguir antes do mergulho?

Regras para a viagem para mergulho

Os preparativos da viagem não se restringem apenas à escolha do local, da época e da companhia. É importante se atentar a algumas regras básicas para fazer um bom proveito do mergulho e evitar possíveis transtornos, como:

Esteja atualizado

Verifique se você ainda domina habilidades indispensáveis, como o controle da respiração e da flutuabilidade. Caso esteja há um tempo sem mergulhar e tenha dificuldades em recordar informações adquiridas no curso de mergulho, faça um curso de atualização para mergulhadores.

Cuide da sua saúde

Evite bebidas alcoólicas e uma alimentação pesada e descanse bastante no dia anterior. Se estiver doente, não vá mergulhar. O mergulho exige um bom condicionamento aeróbico e muscular e, portanto, é preciso que o corpo esteja 100% bem.

Verifique os equipamentos

Antes de cair nas águas, confira o seu equipamento, para ver se está tudo em ordem com ele. Se você tiver seu próprio equipamento, esteja com a manutenção em dia.

5. Como se comportar durante o mergulho?

Como se comportar em uma viagem para mergulho

Também é imprescindível seguir alguns procedimentos enquanto estiver submerso, curtindo os peixes! As boas práticas tornam o mergulho uma atividade segura e possibilitam a conservação do meio ambiente. Alguns exemplos são listados a seguir:

Respeite o seu ritmo

Pode ser que você se sinta tenso e uma certa aflição ao começar a mergulhar, principalmente se tiver tirado o seu certificado há pouco tempo. Portanto, tente relaxar, vá no seu ritmo e faça mergulhos dentro dos seus limites, levando sempre em consideração a duração, direções e a profundidade a serem atingidas.

Contudo, não hesite em abortar a atividade caso esteja incomodado com algo. Você deve se sentir confortável e a sua segurança deve estar em primeiro lugar.

Respeite a natureza

Evite o contato com as plantas e as espécies marinhas para não perturbar o ecossistema local — apenas desfrute da beleza delas. Não retire nada do fundo do oceano ou do lago com a desculpa de ter vontade de levar uma lembrança. Se for o caso de querer ter alguma recordação, por que não treinar tirar fotos subaquáticas?

Respeite as comunidades locais

É normal que haja a presença de pescadores em alguns pontos de mergulho. Para a preservação da cultura local, não os desrespeite e não atrapalhe a atividade deles. Mantenha distância das redes e armadilhas de pesca, evitando, assim, acidentes.

Ter atenção com os preparativos é a receita de uma viagem bem-sucedida. Se você realizar uma viagem para mergulho, isso não é diferente. É preciso escolher com calma um destino legal e não deixar de marcar a melhor época no calendário. Reúna os amigos mergulhadores para embarcar em novas aventuras ou fique de olho nas viagens que as escolas de mergulho oferecem. O importante é não deixar de mergulhar e de aproveitar todos os momentos inesquecíveis que só o mergulho é capaz de proporcionar.

Quer viajar com a gente? Confira as saídas de mergulho da Evidive e escolha a sua melhor viagem!

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.
Avatar

Fabiano "Dushi" Silva

CEO e Sócio Fundador | MSDT - Master Scuba Diver Trainer at EVIDIVE - Escola de Mergulho