Evidive

Vida profissional e pessoal: 4 dicas para encontrar o equilíbrio

O estresse ocupacional, isto é, causado pelo ambiente de trabalho, é um dos grandes responsáveis pela diminuição da expectativa de vida nos dias de hoje. E a questão não se refere somente ao tempo de vida, mas à qualidade. Afinal, quem não quer ter um relacionamento feliz com o parceiro, participar da vida dos filhos e cultivar o amor próprio? Para fazer tudo isso, é preciso saber equilibrar vida profissional e pessoal.

É fácil perceber que muito desse estresse vem do clima de competitividade — em busca de status e bens materiais — da nossa sociedade e que se reflete em muitos ambientes profissionais. Mas quem busca qualidade de vida e realização precisa superar esses obstáculos para alcançar o bem-estar.

Como sabemos que conciliar uma vida profissional com uma boa saúde física e psicológica é uma tarefa difícil, separamos 4 dicas que podem te ajudar a equilibrar sua vida profissional e pessoal. Confira a seguir:

1. Aproveite o agora

Podemos dizer frases como “deixar o trabalho no trabalho e o que é de casa, em casa”, mas a ideia ainda seria um pouco limitada. Na verdade, quando colocamos a questão dessa maneira, parece que há uma sobrecarga de obrigação pairando sobre os dois, não é? E, além disso, nossas vidas não se resumem a apenas esses dois ambientes.

Um conselho muito mais amplo e valioso seria: acorde para o agora! Quando temos o hábito de fazer uma coisa pensando na próxima (ou na anterior), raramente a fazemos de maneira satisfatória. Além disso, nunca encontraremos fora do agora a alegria de estar concluindo algo. Ou seja, se não focamos no momento, não aproveitamos os nossos merecidos sucessos e nos preocupamos apenas com o que ainda não foi feito!

2. Planeje com antecedência e cumpra!

Manter o dia, semana e mês organizados permite ter maior consciência sobre com o que seu tempo está sendo gasto e com que propósito. Planeje, mas de maneira realista, isto é, que possa ser executada. Mais do que isso, pense em organizar sua rotina de maneira que você possa cumprir suas tarefas com o mínimo de esforço necessário.

Um bom planejamento é aquele que vai permitir que você dê a cada tarefa a atenção que precisar e no momento em que precisar! Caso não consiga cumprir todas as atividades que programou ou precise fazer ainda mais, é porque tem algo errado no seu planejamento!

3. Saiba diferenciar quais são os seus problemas

O teórico de gestão de recursos humanos Gregor Billikopf conta uma anedota em uma de suas obras: quatro funcionários vão até o escritório de um supervisor. Cada um levava um macaco em suas costas. Juntos, eles pediram que o supervisor desse uma olhada em seus macacos e ele prontamente concordou. Os funcionários deixaram os macacos com o supervisor e foram fazer outras tarefas.

Em pouco tempo, os quatro macacos transformaram o escritório em uma verdadeira selva. O supervisor ficava a cada dia mais cansado, não tinha mais tempo para dedicar ao seu trabalho e não conseguia resolver os seus problemas. Os funcionários, por sua vez, ficavam cada vez mais irritados, pois seus macacos estavam cada vez mais selvagens.

Certo sábado, saindo mais tarde do trabalho, o supervisor ficou uma fera ao perceber que seus quatro funcionários estavam curtindo o fim de tarde, bebendo e conversando. A moral da história é perceber que há diferença entre dar uma olhadinha em um problema e adotá-lo para si.

4. Prefira experiências a bens materiais

Por fim, quando for a hora do lazer, lembre-se de que experiências são responsáveis por uma sensação de felicidade mais intensa e duradoura do que objetos, além de também não ocuparem tanto espaço.

Ao invés de passear no shopping e comprar roupas da moda ou eletrônicos de última geração, lembre-se de que ir ao museu, ao cinema, viajar ou fazer alguma atividade nova, como o mergulho autônomo, podem ajudar você a sair do roteiro e até mesmo conhecer mais a si mesmo!

É claro que, além dessas, há muitas outras dicas que podem nos ajudar a lidar de maneira mais saudável com nossa vida profissional e pessoal!

Se você está interessado em conhecer mais perspectivas que ajudem a sair da rotina e relaxar, assine agora mesmo nossa newsletter!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.