Evidive

Conheça as 4 melhores praias do Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro é, muito provavelmente, o destino nacional mais famoso. Quando se fala no Rio, logo se pensa em tudo que há de mais icônico no Brasil: o clima tropical, a mata atlântica, o sol, o samba e a bossa nova e, é claro, as praias. Tanto no imaginário dos gringos, quanto no dos brasileiros de outros estados, as praias do Rio de Janeiro ocupam o espaço de uma espécie de paraíso.

O estado, mesmo sendo a terceira menor unidade federativa do Brasil, é o terceiro maior em extensão costeira (atrás apenas de Bahia e Maranhão). Além de extenso, esse litoral é bastante recortado e apresenta uma variedade incrível de configurações geográficas, com destaque para a quantidade de baías e ilhas.

Por isso, não se deixe enganar: há muito mais para se ver no litoral fluminense do que as praias da capital. A Baía da Guanabara pode ser a mais famosa, mas a Baía da Ilha Grande — onde ficam Paraty e Angra dos Reis — não é menos bela. Conheça nesta lista, algumas das melhores praias do Rio de Janeiro dentro e fora da capital!

1. Copacabana (Rio de Janeiro)

Copacabana (Rio de Janeiro)

Copacabana é, sem dúvida, a praia mais icônica da capital carioca. É bastante movimentada durante a alta temporada e por isso os preços podem subir um pouco. Mas isso é apenas consequência da beleza deste lugar que costuma agradar a todos os gostos: com mais de quatro quilômetros de extensão, esta praia é frequentada por vários públicos, de adolescentes a aposentados.

Copa (como é chamada) é cheia de quiosques, restaurantes e pontos turísticos — como a estátua do poeta Drummond, o Forte de Copacabana e o Hotel de mesmo nome.

2. Praia Lopes Mendes (Ilha Grande, em Angra dos Reis)

Praia Lopes Mendes é uma das melhores praias do Rio de Janeiro

Localizada em Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, a praia Lopes Mendes é considerada uma das praias mais bonitas do mundo.

Ela é recomendada para quem gosta de estar afinado com a natureza: durante os três quilômetros da fina faixa de areia branca, não se vê um único quiosque. A sombra fica por conta das amendoeiras que perfazem o perímetro. O mar pode não ser calmo, mas por ser cristalino e raso, é considerado ideal para banhistas e surfistas.

Além disso, você pode aproveitar para conhecer o que mais Ilha Grande tem a oferecer!

3. Praia do Farol (Arraial do Cabo)

Praia do Farol é uma das melhores praias do Rio de Janeiro

A Praia do Farol fica na Ilha de Cabo Frio, em Arraial do Cabo, e só é possível ir até lá por meio de viagens de barco. O controle é rigoroso, mas a preservação da natureza local compensa! É possível passear pelas dunas e vegetação, contemplar as ruínas do farol e aproveitar a praia, é claro! As areias são brancas e a água impressiona pela transparência e pela presença de animais como golfinhos, tartarugas e arraias! Além disso, a praia é uma ótima opção para quem gosta de mergulho!

E claro: indo à Praia do Farol, você verá que este é só um entre vários atrativos de Arraial do Cabo!

4. Praia de Antigos e Antiguinhos (Paraty)

As Praias de Antigos e Antiguinhos em Paraty são duas das melhores praias do Rio de Janeiro

Estas duas praias irmãs, situadas no município de Paraty, são famosas pela areia branca e fina e pela temperatura da água: morninha! Enquanto a primeira tem águas mais agitadas e, por isso, atrai muitos surfistas, a segunda é bastante calma e ótima para banhos de mar e mergulhos. Quem gosta de aventura, com certeza vai amar a trilha que dá acesso ao local — ela é desafiadora!

Como se já não bastasse a beleza destas praias, seus arredores não são menos belos ou atrativos. Partindo de Copacabana, por exemplo, é fácil conhecer Ipanema, Leblon e tudo que a agitada vida noturna carioca tem a oferecer. Nos casos de Antigos e Antiguinhos, Farol e Lopes Mendes — além de visitar as mais belas praias do Rio de Janeiro, você poderá conhecer alguns dos melhores destinos de mergulho do Brasil!

E aí, ficou a fim de conhecer algum desses destinos? Compartilhe esse artigo com sua família e amigos para ver o que eles acham!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.