Pontos de mergulho em Ilha Grande: conheça os 5 principais!

Ilha Grande é, definitivamente, um dos melhores lugares para mergulhar no nosso país. O mar na região é caracterizado pelas águas cristalinas, calmas e relativamente quentes; e o ambiente subaquático é marcado pela presença de grutas, naufrágios, lajes e muitas estrelas do mar. Por essas e outras razões, os pontos de mergulho em Ilha Grande estão entre os mais procurados do Brasil.

Esta ilha faz parte de Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, e é a maior entre as 365 do município ― e também a maior do estado. Por conta de sua localização, Ilha Grande é um destino turístico de fácil acesso para quem vem de São Paulo. Vamos conhecer alguns dos melhores pontos de mergulho em Ilha Grande!

1. Naufrágio Pinguino

Naufrágio do Pinguino
Foto: Sergio Mojen

O naufrágio do navio Pinguino ocorreu em 1967, devido a um incêndio provocado por curto circuito. O navio, em seu trajeto para Buenos Aires, se viu obrigado a retornar um pouco para aportar em Angra dos Reis. No entanto, o incêndio já estava bastante generalizado e o navio foi perdido.

Hoje em dia, não é mais recomendável entrar no navio, mas circundar o naufrágio já é uma experiência deslumbrante por si só. Esse ponto é de fácil acesso e tem ótima visibilidade ― em dias de calmaria é possível ver o navio até mesmo da superfície! Sem dúvidas, esse é o mais procurado dos pontos de mergulho em Ilha Grande.

2. Helicóptero

Helicóptero naufragado é um dos principais pontos de mergulho em Ilha Grande
Helicóptero naufragado em área de boa visibilidade é um dos principais pontos de mergulho em Ilha Grande.

Como o nome já sugere, esse ponto é o singular caso de um helicóptero esquilo (um monomotor, de peso leve) que caiu no mar. Como se não bastasse a raridade desse incidente, formou-se no helicóptero uma espécie de recife artificial, que atrai muitos peixes ― e mergulhadores ― ao local.

A visibilidade do ponto é boa e permite apreciar tanto o próprio helicóptero, quanto as estrelas do mar e peixes-frade que vivem ali perto.

3. Laje Branca

A Laje Branca é um dos principais pontos de mergulho em Ilha Grande - Angra dos Reis
Vista aérea da Laje Branca, em Ilha Grande!

Essa laje é uma enorme pedra branca que aflora no meio da baía que fica entre Ilha Grande e o continente de Angra dos Reis. A visibilidade ótima, de cerca de 15 metros, permite contemplar a vida marinha, que é muito presente nesse ponto.

É possível encontrar moreias, tartarugas, lagostas e vários tipos de peixes. Em dias sem muita corrente, uma boa pedida é dar a volta ao redor da laje!

4. Naufrágio Califórnia

Naufrágio do Vapor Califórnia é um dos principais pontos de mergulho em Ilha Grande
Detalhes do Naufrágio do Vapor Califórnia, em Ilha Grande, próximo à Praia Vermelha.

O vapor Rio de Janeiro ― que por erros historiográficos do exército brasileiro, ficou sendo conhecido como Califórnia ― naufragou em 1866, devido a um incêndio (e não atacado por piratas, como se acreditou por muito tempo). A embarcação está hoje desmantelada, mas ainda é possível identificar costados, pistões, caldeira e outras partes. Além disso, são vários os peixes, arraias e moreias que vivem ao seu redor!

5. Gruta do Acaiá

A Gruta do Acaiá é um dos melhores pontos de mergulho em Ilha Grande
Mergulhadores atravessando a fenda da Gruta do Acaiá!

A Gruta do Acaiá é um dos mais bonitos pontos de mergulho em Ilha Grande. A fenda de entrada fica a 6 metros da superfície, e é possível contemplar, de fora para dentro, a intensidade das águas no interior.

Logo após a entrada, há um salão com uma abertura para a superfície. Por ele entram raios solares que destacam ainda mais a cor das águas, que se tornam fluorescentes. Um verdadeiro espetáculo!

Esses são apenas alguns dos melhores pontos de mergulho em Ilha Grande! Há ainda, em Angra dos Reis, literalmente uma ilha para cada dia do ano e a maior concentração de naufrágios do mundo. São muitas oportunidades de passeios de mergulho! Impressionante, não é mesmo?

A Evidive organiza saídas de mergulho para várias cidades do litoral fluminense, incluindo Ilha Grande! Se você ficou interessado e quer saber mais sobre preços e datas, visite a nossa página de saída para mergulho para Ilha Grande – Angra dos Reis!

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.
Avatar

Fabiano "Dushi" Silva

CEO e Sócio Fundador | MSDT - Master Scuba Diver Trainer at EVIDIVE - Escola de Mergulho