Conheça os principais pontos de mergulho em Arraial do Cabo

Não é à toa que Arraial do Cabo é considerada por muitos a “capital brasileira do mergulho” e um dos melhores destinos de mergulho do país. Além da excelente visibilidade da água e da quantidade de pontos de mergulho ? quase trinta, ao todo ?, há ainda a enorme diversidade de atrativos embaixo d’água: corais, grutas, naufrágios e muita vida marinha.

É certo que depois de aprender sobre os pontos de mergulho em Arraial do Cabo, você vai entender porque a cidade é tão procurada por mergulhadores do Brasil inteiro. Acompanhe a seguir!

Saco dos Ingleses

O Saco dos Ingleses é um dos principais pontos de mergulho em Arraial do Cabo
Detalhe do canhão do Naufrágio Thetis, no Saco dos Ingleses.

O Saco dos Ingleses, localizado na Ilha do Cabo Frio ? ou Ilha do Farol, como também é conhecida ?, tem esse nome devido ao naufrágio da fragata inglesa Thetis, que ocorreu em 1830. Junto com a embarcação, afundou um enorme tesouro, que reza a lenda, ainda não foi totalmente recuperado! Do navio, é possível contemplar destroços da caldeira, da estrutura da embarcação e até mesmo dois canhões!

Ilha dos Franceses

Ilha dos Franceses é um dos principais pontos de mergulho de Arraial do Cabo
A Ilha dos Franceses (ao fundo). Um dos principais pontos de mergulho em Arraial do Cabo.

A Ilha dos Franceses atrai muitos mergulhadores devido à boa visibilidade da água e à presença da vida marinha ? cações são os peixes mais comuns no no local. No entanto, o maior atrativo é mesmo o naufrágio do Dona Paula. Esta embarcação era um navio de batalha que participou de operações na Guerra do Paraguai!

Em 1827, em uma perseguição a um navio pirata, a tripulação se deparou com situações meteorológicas ruins, de visibilidade baixa, devido à cerração. O navio acabou se chocando contra a Ilha e se perdendo completamente. Coisa de filme, não é mesmo? Hoje, durante os mergulhos, é possível contemplar vários canhões, a âncora e um guindaste.

Ilha dos Porcos

Ilha dos Porcos é um dos principais pontos de mergulho em Arraial do Cabo
Cardume de peixes avistado em um mergulho na Ilha dos Porcos!

A Ilha dos Porcos tem pontos que vão dos 13 aos 23 metros de profundidade, e é bastante visada para check-outs, mas também atrai muitos mergulhadores experientes.

Além da ótima visibilidade e da água gelada, o grande diferencial dos pontos da Ilha é a diversidade da vida marinha. Alguns dos animais mais populares da região são: gorgônias, tartarugas, peixes-pedra, arraias, lagostas e cardumes de peixes de várias espécies.

Gruta Azul

Gruta Azul é um dos principais pontos de mergulho em Arraial do Cabo
Entrada de barco da Gruta Azul. Uma das grutas mais lindas de Arraial do Cabo!

Localizada na Ilha do Cabo Frio, a Gruta Azul é uma abertura em uma rocha que pode ser encontrada a 10 metros de profundidade. Depois de entrar na Gruta, o mergulhador seguirá por um túnel horizontal até encontrar a chaminé ? uma fenda de dois a três metros de largura ? por onde é possível sair. Esse mergulho, no entanto, é recomendado a mergulhadores mais experientes. Além disso, só é possível mergulhar em dias de águas calmas.

Gruta da Camarinha

Existem duas entradas para a Gruta da Camarinha: uma ao sul, aos 12 metros de profundidade, e outra ao leste, na faixa dos 15 metros. O túnel da gruta, por sua vez, atinge a profundidade máxima de 35 metros! Como não é possível fazer saídas de emergências, é preciso tomar cuidado com o consumo de ar.

A visibilidade, além disso, também é baixa, pois há pouca luz no interior da Gruta. Por fim, o passeio só pode ser feito em dias calmos: a correnteza lá dentro é relativamente forte. Por essa série de razões, esse mergulho é recomendado para mergulhadores experientes, especialmente aqueles com certificação em Overhead!

Impossível não querer conhecer pelo menos um dos pontos de mergulho em Arraial do Cabo, não é? Boa visibilidade, água gelada, vida marinha abundante e muitos atrativos como naufrágios, grutas e corais fazem da cidade um destino obrigatório para mergulhadores de todos os níveis!

A Evidive organiza saídas de mergulhos para várias cidades do litoral do Rio de Janeiro. Arraial do Cabo é uma delas! Se ficou interessado em conhecer os preços e as datas das saídas, acesse nossa página de Mergulho em Arraial do Cabo!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.