O que é um Divemaster e o que ele faz?

O divemaster é uma pessoa muito importante dentro do mundo do mergulho, principalmente quando tratamos do ambiente das escolas de mergulho. No entanto, muita gente acaba o confundindo com instrutor de mergulho, sem ter muita certeza das funções de cada um.

Neste texto, vamos falar um pouco sobre o divemaster, explicando exatamente o que ele faz, quais são os pré-requisitos para se tornar um e qual é a importância dele em uma saída de mergulho. Confira!

O que é um divemaster?

O divemaster é um mergulhador que atua em conjunto com o instrutor e que participa da realização dos mergulhos, desde os bastidores até a atividade em si. Por isso, o divemaster acabando participando de muitas saídas de mergulho, adquirindo experiência e podendo, eventualmente, tornar-se um instrutor.

Durante os mergulhos, o divemaster funciona como uma espécie de supervisor dos alunos dos cursos. Ele auxilia na organização das saídas, cuidando dos equipamentos que serão usados. Também presta assistência aos mergulhadores durante a prática e ao instrutor, sempre que for necessário.

É bom lembrar, entretanto, que a principal diferença entre os dois profissionais é que o divemaster não pode ministrar um curso de mergulho, já que essa função é exclusiva a quem é credenciado como instrutor!

Como se tornar um divemaster?

O que é um divemaster?

Existem alguns pré-requisitos para se entrar no Curso Divemaster da certificadora de mergulhos PADI. É preciso ter, pelo menos, 18 anos de idade e ter realizado 60 mergulhos registrados. No que diz respeito à formação, além das certificações do Curso de Mergulho Básico e do Curso de Mergulho Avançado, é necessário ter concluído o Curso de Primeiros Socorros e o Curso de Resgate.

Há, ainda, um perfil desejável para se tornar divemaster. É necessária muita responsabilidade e uma postura de liderança frente aos alunos, visto que ele exerce funções que têm um papel importante na segurança do mergulho e deve ajudar a manter a saída conforme o planejado.

Como o divemaster trabalha diretamente com o público do mergulho recreativo, é interessante que ele mantenha uma conduta de cordialidade, proatividade, um bom temperamento e tenha boas habilidades de comunicação.

Acima de tudo, é preciso gostar muito de mergulho! Na verdade, essa é a principal razão para alguém se tornar um divemaster: aprender mais sobre a prática e ter muito mais oportunidades de mergulhar!

Qual a importância do divemaster?

Além de desempenhar um importante papel na organização e na condução dos mergulhos, o divemaster pode atuar como instrutor de alguns cursos, como o de Reciclagem de Mergulhadores (para aqueles que desejam renovar seus conhecimentos) e de cursos de snorkeling para adultos e crianças.

Além de todas as responsabilidades, atuar como divemaster é de grande importância para quem planeja tornar-se instrutor futuramente porque oferece um maior conhecimento dos bastidores do mergulho e permite aprimorar as habilidades necessárias para a prática e o ensino da modalidade.

Mas não se deixe enganar: se você não está interessado em trabalhar como instrutor, mas simplesmente ama mergulhar, se tornar um divemaster também pode ser uma boa pedida! Ser divemaster traz muitas oportunidades de viagens e saídas de mergulho frequentes que, com certeza, vão tornar você um mergulhador mais ágil e experiente!

Gostou de aprender mais sobre essa figura importante que é o divemaster? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse no seu email!

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.