4 motivos para fazer um curso de mergulho!

Fazer um curso de mergulho é a melhor porta de entrada para a atividade. Além de o curso te certificar para mergulhar onde e quando quiser, sem necessidade do acompanhamento próximo de um instrutor (ao contrário do batismo), ele ainda te dá boas noções da teoria por trás do mergulho e das técnicas e equipamentos necessários. E o melhor: oferece a oportunidade de pôr tudo isso em prática.

Mas, se você ainda não sabe se é isso mesmo que quer, aqui vão mais alguns bons motivos para fazer um curso de mergulho!

1. Mergulhar é conhecer um outro mundo

Ao fazer um curso de mergulho, você vai conhecer um novo mundo

O fundo do mar é, em sua maior parte, desconhecido pelo homem. Ainda hoje, sabemos menos do fundo do nosso oceano do que da Lua!

Estima-se que o ser humano tenha explorado apenas 5% de todo o ambiente marinho e que existam ainda 9 milhões de espécies a serem descobertas! Esses números fazem da exploração marinha uma nova corrida lunar e de todo mergulhador, uma espécie de astronauta!

Ainda que você não vá lá, na linha de frente, conhecendo as profundezas abissais do nosso planeta, já pode ter mais que um gostinho e ver espécies e ambientes que você, com toda a certeza, nunca veria acima da superfície!

2. O mergulho te permite visitar vários cartões-postais

Ao fazer um curso de mergulho você pode conhecer vários destinos famosos
Morro Dois Irmãos, em Fernando de Noronha!

Além de conhecer ambientes que, de outra maneira, você jamais descobriria, o mergulho também te proporciona conhecer, literalmente, outras praias. Ao viajar para visitar outras partes do fundo do mar, você, inevitavelmente, conhecerá também outras partes da superfície!

Você poderia ir, por exemplo, a Galápagos, que tem uma das faunas marinhas mais interessantes do planeta e, ainda por cima, na superfície, é dono de alguns dos cenários mais paradisíacos da terra!

Mas, se não quiser ir muito longe, você pode descobrir, no Brasil mesmo, vários lugares que são maravilhosos acima e abaixo da superfície. Estamos falando de lugares como Fernando de Noronha, Paraty, Angra dos Reis e Arraial do Cabo, por exemplo!

3. Mergulhar traz vários benefícios à saúde

Fazer um curso de mergulho faz bem para saúde

Mergulhar faz muito bem tanto em termos físicos, quanto psicológicos! Como a água é mais pesada e apresenta mais resistência do que o ar, os movimentos durante o mergulho exigem mais força, promovendo a tonificação de todo o corpo e, ainda por cima, exigindo um gasto calórico bem maior do que o normal. Ou seja, mergulhar te ajuda a ficar “fit”!

Mas o que é mais legal é que essa prática envolve executar movimentos respiratórios muito mais conscientes e completos. Quem mergulha geralmente leva esse hábito para a superfície, melhorando significativamente a qualidade de vida! Somada a isso, a contemplação da fauna marinha é um poderoso remédio antiestresse!

Para fechar com chave de ouro: mergulhar envolve planejamento, responsabilidade pensamento cuidadoso. Essas são outras qualidades que os mergulhadores desenvolvem e podem levar para sua vida na superfície. Por isso, quem mergulha também acaba cultivando uma boa autoestima!

4. Fazer um curso de mergulho é um aprendizado

Um curso de mergulho é um aprendizado!

Fazer um curso de mergulho não é só uma porta de entrada para o mundo do mergulho. É também dar o primeiro passo em uma jornada que vai te proporcionar muitos conhecimentos novos.

O curso de mergulho é dividido em três partes: aulas teóricas, aulas práticas e uma viagem de mergulho. Durante as aulas teóricas, o aluno aprende os conceitos por trás do mergulho e das técnicas e procedimentos de segurança utilizados. Nas aulas práticas, o aluno executa o que aprendeu na etapa anterior em um ambiente controlado, como uma piscina. Na viagem, é hora de cair no mar e mostrar que sabe pôr em prática tudo que aprendeu!

Mas esse é só o começo! Um mergulhador pode desenvolver uma série de especialidades em cursos subsequentes, como a fotografia subaquática, a exploração de naufrágios e a identificação de espécies de peixes, conhecendo e registrando melhor todo o conhecimento que o mar abriga.

Além disso, mergulhar é uma atividade que nos põe em contato com outras pessoas que também têm suas próprias jornadas em busca de conhecimento e contemplação e nos permite desenvolver um forte senso de cooperação!

Se todos esses motivos não forem suficientes, converse conosco, da Evidive, sobre o nosso curso de mergulho. Temos mais 1 milhão de motivos para fazer você mergulhar!

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.