Mergulho noturno: 4 motivos para você mergulhar durante a noite!

A primeira reação de quase todo mundo quando ouve falar do mergulho noturno é duvidar: mergulhar à noite? Será que é seguro? Mas como a maioria dos medos no mundo do mergulho, essa desconfiança vem da falta de informação!

O mergulho noturno não é só seguro, mas também fascinante. O mar é muito diferente durante a noite, mas igualmente pacífico e relaxante.

No mergulho noturno, como em todo tipo de mergulho (e também em tudo que se faz), algumas precauções são necessárias. Antes de tudo, o ideal é primeiro realizar um Curso de Mergulho Avançado, com especialização em mergulho noturno. Além disso, são boas práticas: ir sempre em duplas (como em todo mergulho), portar duas lanternas e mergulhar em lugares que você já conheceu durante o dia.

Seguindo essas e outras precauções e requisitos, o mergulho noturno tem tudo para ser uma experiência fascinante. Veja a seguir alguns dos motivos que fazem essa modalidade ser tão especial!

1. A vida marinha noturna é mais interessante

Animais que podem ser vistos no mergulho noturno

É durante a noite que as coisas acontecem no mar! Para quem está interessado na vida marinha, seja como biólogo marinho ou como leigo, o comportamento noturno dos animais é muito mais interessante.

À noite, os peixes maiores saem à caça e a maioria das espécies executa seus rituais de acasalamento, da cópula à desova. Algumas delas, inclusive, só podem ser vistas em um mergulho noturno, pois se escondem durante o dia: polvos e lagostas, por exemplo.

É possível ainda, com o equipamento adequado ? uma lanterna com luz ultravioleta e um filtro ?, “ativar” a fluorescência de vários animais, incluindo os corais. Sob essa luz, esses animais não são apenas coloridos, mas também emitem uma luz neon bastante brilhante. Coisa de outro planeta!

2. O mar é mais colorido à noite

O mar é mais colorido no mergulho noturno
Imagem retirada de um vídeo do Youtube!

Pode parecer paradoxal, mas à noite o mar é muito mais colorido. Isso acontece principalmente pelas diferenças de profundidade e de fontes de luz. Quando mergulhamos durante o dia, a nossa fonte de luz é o sol, e podemos chegar a profundidades de até 30 metros.

A luz solar precisa atravessar essa grande coluna de água para iluminar o lugar onde estamos mergulhando. E essa quantidade enorme de água também absorve luz. Por isso as cores são um pouco menos vibrantes quando as vemos sob a luz solar embaixo d’água.

Porém, nos mergulhos noturnos, não atingimos profundidades tão grandes e, além disso, a fonte de luz é a lanterna, que fica muito mais próxima do que queremos observar. Claro que não temos uma visão panorâmica como durante o dia, mas, como a fonte de luz está mais próxima, é possível ver muito mais detalhes!

3. À noite é possível contemplar a bioluminescência

O fenômeno da bioluminsescência pode ser observado no mergulho noturno

A bioluminescência é um fenômeno que ocorre em diversas espécies (marinhas ou não) caracterizado pela produção de luz fria através de uma reação química. O exemplo mais famoso é o caso do vagalume, mas, no mar, o rei da bioluminescência é o plâncton.

O plâncton bioluminescente depende de algumas condições para apresentar esse fenômeno. Antes de tudo, não pode haver luz. Por isso, recomenda-se bloquear a luz da lanterna contra a barriga ou a palma da mão para poder presenciar o fenômeno.

Além disso, é preciso algum movimento, seja da corrente marinha ou provocado pelo mergulhador. É fascinante ver como, a um movimento seu, uma parte do mar se acende em faíscas!

No Brasil, a bioluminescência é mais facilmente observável no sul e no sudeste, como em Ilha Grande, por exemplo.

4. O mergulho noturno te dá mais flexibilidade para mergulhar

O mergulho noturno te traz muitas oportunidades!

Quando se é certificado para praticar o mergulho noturno, você tem autorização para mergulhar a qualquer hora do dia. É claro que é preciso ter bom senso e sempre estar atento à segurança, lembrando de nunca mergulhar cansado e tomar cuidados redobrados.

Entretanto, o mergulho noturno vem sempre a calhar quando queremos aproveitar ao máximo nosso destino de mergulho e não temos tanto tempo disponível.

E agora, o que você acha do mergulho noturno? Se você amou a ideia como a gente, fale conosco e faça um Curso de Mergulho Avançado!

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.