Evidive

Mergulho livre e mergulho autônomo: quais são as diferenças?

Além de ser uma atividade muito divertida, o mergulho traz muitos benefícios para sua qualidade de vida. Mas é importante saber que existem duas modalidades distintas: o mergulho livre e o mergulho autônomo.

Este texto apresenta as diferenças entre elas e indica qual tem maior potencial de permitir um contato mais intenso com as maravilhas do mundo subaquático. Vamos começar?

O que é mergulho livre?

Mergulho livre se diferencia do mergulho autônomo pela falta de equipamentos
Na foto, um homem aprecia a vida marinha enquanto prende a respiração. Esse é o mergulho livre!

O mergulho livre nada mais é do que a imersão em água sem o uso de equipamentos complexos para a reposição de ar. Por esse motivo, ele é bastante acessível, mas apresenta algumas limitações.

O mergulho livre se subdivide em duas categorias: apneiasnorkeling. Cada uma com suas próprias características.

Mergulho em apneia

Herbet Nitsch, recordista mundial de mergulho em apneia
Herbert Nitsch, recordista mundial de mergulho em apneia. Já atingiu mais de 250 metros de profundidade prendendo a respiração.

No mergulho em apneia, o mergulhador precisa segurar a respiração e fazer a imersão — em piscina, água doce ou salgada — até atingir a profundidade desejada, utilizando apenas o ar de seus pulmões. Quando o ar estiver acabando, ele retorna à superfície para respirar novamente.

A apneia é uma técnica muito antiga, que até os dias atuais é utilizada por pescadores submarinos de várias culturas. Hoje é adotada por mergulhadores em competições, como um esporte, ou apenas como diversão.

Uma pessoa sem preparo prévio consegue segurar a respiração por, em média, 30 segundos e alcançar 5m de profundidade, o que limita bastante a possibilidade de interação do mergulhador com o ambiente submerso. Ou seja, o mergulho livre exige bastante prática para que se possa explorar com um pouco mais de calma o fundo do mar.

Mergulho com snorkel (ou snorkeling)

O mergulho com snorkel é uma forma de mergulho livre
O snorkel é um equipamento bem simples e barato.

O snorkeling é um tipo de mergulho em que o praticante tem o auxílio de três equipamentos importantes: nadadeiras, máscara de mergulho e o snorkel — um tubo com 35 a 45cm de comprimento, que permite que o mergulhador colete o oxigênio da superfície enquanto está com o rosto submerso. Com certeza você já viu um desses em algum lugar.

O mergulho com snorkel é uma atividade relaxante, pois o praticante pode apreciar em segurança as belezas do mundo submerso, seja em água salgada, seja em água doce. Mas infelizmente, a profundidade se limite ao alcance do snorkel (ou seja, ficamos apenas na superfície).

O que é mergulho autônomo?

Mergulho autônomo é diferente do mergulho livre por causa do equipamento SCUBA
O mergulho autônomo é uma atividade de contemplação da natureza, em que mergulhamos com o equipamento SCUBA e amigos.

mergulho autônomo é aquele em que o mergulhador utiliza o equipamento SCUBA que permite respirar embaixo d’água. O nome “autônomo” vem justamente da ideia de que esta modalidade confere autonomia na respiração do mergulhador.

Por permitir a respiração normal através do cilindro de ar, o praticante tem a possibilidade de alcançar profundidades maiores e se manter submerso por um período de tempo mais longo. Por isso, é ideal para quem busca conhecer o fundo do mar.

Quem deseja ter uma experiência com o mergulho autônomo precisa realizar um batismo de mergulho ou um Curso de Mergulho em uma escola de mergulho. O curso funciona assim:

Aulas teóricas de mergulho

Nas aulas teóricas de mergulho, o instrutor apresenta as noções básicas de mergulho, quais são os equipamentos necessários e como manuseá-los corretamente, contando sempre com material de apoio em forma de apostilas.

Aulas práticas em piscina

Aula prática em um curso de mergulho autônomo
Pessoas aprendendo a usar o equipamento SCUBA em uma piscina.

As aulas práticas do curso de mergulho acontecem em piscinas, para que o praticante adquira experiência e familiaridade com o equipamento de mergulho completo. Uma vez submersos na piscina, vamos aprender uma série de técnicas para aproveitar bem o mergulho no mar!

Viagem de mergulho (check out)

Viagem de mergulho autônomo
Na viagem de mergulho, você vai conhecer pela primeira vez o fundo do mar!

Certamente, essa é a melhor parte: uma viagem de mergulho, também chamada de check-out. O mergulho é feito com o acompanhamento de profissionais, em bons pontos de mergulho. O destino é normalmente escolhido a dedo por mergulhadores experientes por proporcionarem imagens incríveis e um bom contato com a fauna e a flora marinha!

Tanto o mergulho livre quanto o mergulho autônomo são atividades maravilhosas para quem as pratica. O mergulho livre possui uma proximidade um pouco maior com a prática esportiva, enquanto o mergulho autônomo é uma atividade recreativa de contemplação da natureza.

Para saber mais sobre o mergulho autônomo, conheça o nosso Curso de Mergulho.

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.