4 motivos que tornam o mergulho em Fernando de Noronha imperdível!

Há muitos motivos pelos quais podemos dizer que o mergulho em Fernando de Noronha é uma experiência única. Começando, por exemplo, pelo fato de ser considerado um dos melhores destinos de mergulho do Brasil e do mundo ― mas isso seria resumir demais.

Fernando de Noronha é um arquipélago paradisíaco localizado no litoral do Pernambuco, composto por 21 ilhas de formação vulcânica que são, na verdade, a cumeeira de uma cadeia de montanhas submersas.

Isso nos dá uma pequena dica sobre esse paraíso terrestre: na superfície só vemos a ponta do iceberg! Visitar sem fazer nenhum mergulho em Fernando de Noronha é ignorar grande parte do que há de maravilhoso nesse lugar!

Então, embarque neste post e confira os principais motivos que fazem do mergulho em Fernando de Noronha uma experiência incrível!

1. As ilhas são muito bem preservadas

Um bom motivo para mergulhar em Fernando de Noronha é o fato de as ilhas serem bem preservadas

A atividade do turismo (que é a principal fonte de renda da ilha) é muito bem controlada, em razão do delicado ecossistema do arquipélago.

Por isso, quem quiser passar um tempo em Fernando de Noronha, além das despesas usuais com passagem e hospedagem, precisa desembolsar uma quantia para pagar a taxa de permanência e o ingresso em áreas de parques de preservação.

Esses são custos adicionais que ajudam a preservar aquilo que faz de Fernando de Noronha um lugar tão especial: a diversidade de sua fauna e flora e a transparência de suas águas.

Então, nunca é demais lembrar: ao visitar o arquipélago, esteja atento às normas e tome cuidado para deixar tudo do jeito que estava, quando você chegou!

2. A fauna marinha do arquipélago é sensacional

Golfinhos em Fernando de Noronha

São mais de 200 espécies de peixes! Entre eles, podemos listar desde animais bem conhecidos e procurados por turistas até espécies um pouco menos famosas, mas que são importantes para o equilíbrio e a diversidade do ecossistema.

Entre as estrelas, estão os golfinhos rotadores, que têm esse nome devido ao “costume” de saltar acima da superfície, girando. São bastante graciosos e dóceis e, algumas vezes, interagem com os mergulhadores!

Além dos golfinhos, é possível encontrar: tubarões, moreias, arraias, tartarugas marinhas (que desovam no arquipélago) e baleias. Aliás, o arquipélago é um dos poucos lugares no Brasil propícios para avistar baleias!

3. As condições para o mergulho em Fernando de Noronha são ótimas

As condições de mergulho em Fernando de Noronha são ótimas

Não bastassem os atrativos da fauna, as condições de temperatura e de visibilidade são espetaculares em todo arquipélago. Mesmo na baixa temporada, a temperatura da água fica em torno de 26 graus Celsius. Ou seja, frio nem pensar!

Além disso, as águas são muito cristalinas e a visibilidade em alguns pontos pode chegar aos espetaculares 50 metros! É uma garantia de que vai ser possível ver, com clareza, todos os atrativos que você espera!

São cerca de 20 pontos do mergulho, com profundidades bastante variadas — dos 5 aos 63 metros de profundidade — para agradar tanto aos turistas mergulhadores, quanto aos mergulhadores turistas!

Os atrativos subaquáticos incluem cânions, grutas, cavernas e alguns dos principais naufrágios do Brasil, como a famosa Corveta Ipiranga e os três aviões gregos da linhagem Stathatos.

4. Algumas das praias mais bonitas do Brasil (e do mundo)

As praias de Fernando de Noronha são lindas

Depois de um dia de mergulho em Fernando de Noronha, você pode ter a certeza de que vai relaxar em algumas das praias mais bonitas do Brasil e, provavelmente, do mundo.

Fernando de Noronha possui muitas praias ainda com ar de intocadas. Entre as mais famosas está a Praia do Sancho, certamente a mais bela do Brasil. É possível chegar a ela descendo uma escadaria de pedra. A vista, já na chegada, diz tudo!

Mas cada praia tem sua beleza particular. A Praia do Atalaia é uma piscina natural e atrai muitos banhistas. A Cacimba do Padre, por suas ondas, atrai os surfistas. Muitas ainda servem de mirantes para quem quer avistar golfinhos, tubarões ou tartarugas. É só escolher!

Uma coisa é certa: seja você quem for — mergulhador certificado ou apenas um curioso — o mergulho em Fernando de Noronha será uma experiência única na sua vida!

E você? Já foi a Fernando de Noronha? Mergulhou? Quer contar como foi a sua experiência? Então deixe o seu relato nos comentários!

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.
Avatar

Fabiano "Dushi" Silva

CEO e Sócio Fundador | MSDT - Master Scuba Diver Trainer at EVIDIVE - Escola de Mergulho