Conheça os 5 melhores destinos de mergulho da América do Sul!

Com um certificado de mergulho, as portas de muitos destinos de mergulho se abrem para nós, no mundo todo! Mas será que é preciso ir muito longe para encontrar lugares espetaculares?

Claro que a resposta é não! Tanto o Brasil quanto o restante da América do Sul são privilegiados com alguns dos mais bonitos destinos de mergulho do planeta. Por isso, separamos algumas sugestões de lugares que você pode conhecer!

1. Galápagos

Galápagos é um dos principais destinos de mergulho da América Latina

Galápagos é um arquipélago situado bem no meio do Oceano Pacífico e distante de qualquer costa, mas pertence ao Estado do Equador. As faunas terrestre e marinha são incríveis, com espécies que só podem ser encontradas por lá, além de uma diversidade fora do comum.

No mar, o encontro de várias correntes marinhas faz com que existam muitas condições de mergulho diferentes sem que, para isso, seja necessário se deslocar muito entre um ponto e outro. Em algumas áreas a temperatura da água pode chegar a 20 graus, enquanto em outras muito próximas não passa de 10.

Isso contribui para que as águas do arquipélago sejam ponto de encontro de vários animais de origens diferentes, incluindo 33 espécies de tubarão, tartarugas-marinhas, golfinhos, arraias, iguanas-marinhas e os famosos leões-marinhos!

Por essas e outras, Galápagos é considerado um destino de mergulho obrigatório para apaixonados pelo mar!

2. Fernando de Noronha

As condições de mergulhar para mergulhar em Fernando de Noronha são ótimas

Fernando de Noronha não está apenas entre os melhores destinos de mergulho do Brasil, mas também do mundo! E não é à toa: o arquipélago é famoso por sua beleza paradisíaca e por sua política conservacionista.

A administração é bastante cuidadosa e mantém um controle meticuloso sobre o número de turistas permitidos na ilha. Isso para que tudo que está lá permaneça como é: exuberante e cheio de beleza!

Contando com águas cristalinas e quentes, além de mais de 200 espécies da fauna marinha, o mar de Fernando de Noronha atrai mergulhadores do mundo todo pela presença de alguns naufrágios famosos, como a Corveta Ipiranga 17.

Ir para Fernando de Noronha e não mergulhar é perder uma grande oportunidade!

3. Ilha de Páscoa

Ilha de Páscoa é um dos principais destinos de mergulho da América do Sul
Fonte da imagem: The Round the World Guys

Situada na costa do Chile, a Ilha de Páscoa é famosa pelos seus moais, enormes estátuas de cabeças humanas esculpidas em rocha. Pouca gente sabe, mas além dessa grande atração cultural, a Ilha de Páscoa ainda é um destino de mergulho como poucos.

A grande atração não é necessariamente a vida marinha, mas sim as imensas formações rochosas, principalmente arcos e cavernas. Tem até uma réplica de estátua moai embaixo da água para ser admirada por mergulhadores!

Tudo isso com certeza renderá boas fotos, pois a visibilidade no local chega a 60 metros!

4. Ilha de Providência

Localizada no caribe colombiano, a Ilha de Providência é um dos destinos de mergulho mais intocados da região. Tem uma das maiores barreiras de corais do mundo, que atrai uma abundante vida marinha.

A visibilidade passa facilmente de 30 metros e a temperatura da água fica em torno de 26 graus! Como, além disso, as águas são calmas, a ilha também é um ótimo destino para mergulhadores com pouca experiência!

5. Península Valdes

Valdes é um dos principais destinos de mergulho da América do Sul

A península de Valdes, na Argentina, é uma espécie de santuário da vida marinha onde se encontram focas-elefantes, pinguins e orcas. Além da diversidade, o que atrai muita gente é a curiosidade de alguns animais, principalmente dos leões-marinhos, que chegam bem perto dos mergulhadores.

Para os fotógrafos subaquáticos de plantão, Valdes é um dos melhores lugares para fotografar diferentes espécies bem de perto!

O mundo tem muitos destinos de mergulho incríveis que merecem ser explorados. E muitos deles estão mais perto de casa do que a gente imagina, não é? Para aproveitá-los ao máximo, é preciso fazer um Curso de Mergulho e se preparar com uma equipe que entende do assunto.

Quer aprender mais sobre mergulho? Assine nossa newsletter e receba por email outros conteúdos como esse!

Deixe seu comentário!
The following two tabs change content below.
Avatar

Fabiano "Dushi" Silva

CEO e Sócio Fundador | MSDT - Master Scuba Diver Trainer at EVIDIVE - Escola de Mergulho