Evidive

Evidive - Concept Dive Center

Meditação subaquática: o que é, como funciona e mais!

A meditação subaquática é eficaz para minimizar o estresse e a ansiedade que estão atrelados aos principais problemas que o estilo de vida moderno proporciona para a maioria das pessoas, especialmente as que moram nos grandes centros urbanos.

Apesar de não ser tão conhecida do grande público, essa atividade é extremamente vantajosa e pode trazer diversos benefícios para os seus praticantes. Ficou interessado? Confira nosso artigo e descubra o que é a meditação subaquática e como você pode praticar.

O que é a meditação subaquática?

A meditação subaquática, como o nome já sugere, consiste na prática de alguma modalidade de meditação debaixo d’água. Existem inúmeras técnicas para meditar, mas todas elas têm um objetivo principal: o controle da respiração.

Isso permite que você seja mais consciente de si mesmo, com a vantagem de que, ao escolher como local de meditação o mar, por exemplo, você ainda consegue travar um breve contato com a tranquilidade do oceano.

Umas das principais técnicas de meditação subaquática é chamada de zentsu, ou Zen Harmony Diving.

Como funciona o a meditação Zentsu?

O zentsu é uma tendência da meditação subaquática que vem ganhando bastante espaço no mundo ocidental, e que teve seu marco inicial na paradisíaca Bali, na Indonésia.

As aulas de zentsu utilizam metodologias de relaxamento e yoga, que causam um relaxamento e liberação de tensões físicas e psicológicas. Muitos de seus praticantes descrevem uma sensação de total integração ao ambiente e afirmam que a atividade foi responsável por lhes trazer à tona memórias muito antigas.

O zentsu pode ser praticado em piscinas, lagos ou mesmo no mar. O rosto do praticante pode ficar voltado para cima, enquanto flutua, ou para baixo, utilizando um equipamento de snorkel.

Quais são os benefícios da meditação subaquática?

A meditação subaquática tem como principal foco a concentração na respiração. A respiração é a chave para conseguir se desligar dos problemas e ficar mais consciente de si mesmo. Para começar a meditar debaixo d’água, você deve procurar alguma escola ou instrutor de yoga que seja especialista nessa modalidade.

Como qualquer tipo de meditação, a meditação subaquática aumenta o nosso bem-estar físico e mental, o que aprimora a nossa saúde como um todo. Esse relaxamento tende a reduzir a pressão arterial, o que minimiza as chances de eventos cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio ou a embolia pulmonar.

Muitos praticantes de meditação subaquática apresentam melhora em quadros de estresse e relatam noites de sonos mais naturais e tranquilas, além de mais capacidade para lidar com os problemas que surgem no dia a dia.

Qual é a relação entre o mergulho e a meditação subaquática?

mergulho autônomo é aquele em que o mergulhador utiliza e um equipamento chamado SCUBA, composto por cilindros de ar que o permitem respirar debaixo d’água – você certamente já viu imagens de mergulhadores explorando o oceano, certo?

Por não possui um caráter competitivo, o mergulho autônomo não é considerado um esporte, mas sim uma atividade de contemplação da natureza. Essa prática se assemelha à meditação subaquática, já que possui certos princípios semelhantes às técnicas orientais de meditação, que envolvem um controle da respiração e a promoção do relaxamento

Se você gosta de pensar na sua vida e busca mais felicidade novas experiências, assine a nossa newsletter! Os assinantes recebem emails com vários conteúdos legais e cheios de reflexões.

Veja outros assuntos que podem te interessar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.